Seção: Quem Somos

 


Antonio Hélio Guerra Vieira

 

Membro do CEEA - Centro de Estudos Estratégicos e Avançados do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - CIESP, Membro da Academia Brasileira de Engenharia Militar, Membro da Academia Pan Americana de Engenharia, Membro e Presidente do Conselho Deliberativo da Comissão de Serviços Públicos de Energia – CSPE do Estado de São Paulo, Professor Emérito – “Guerreiro da Educação” do CIEE – Centro de Integração Empresa – Escola e do jornal O Estado de São Paulo (2002), Professor Emérito da Escola Politécnica da USP (2000), Eminente “Engenheiro do Ano”, homenagem do Instituto de Engenharia de São Paulo (1977). 

 

Engenheiro Mecânico e Eletricista formado pela Escola Politécnica da USP, Doutor em Ciências pela Universidade de Paris, Doutor em Engenharia e Livre Docente pela Universidade de São Paulo, Professor Catedrático e Professor Titular da Escola Politécnica, Instituidor e Presidente da FDTE - Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia. 

 

É membro do Conselho Curador da FIA - Fundação Instituto de Administração da Faculdade de Economia e Administração da USP. Membro do Conselho Consultivo do CEPEL (Eletrobrás). Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia, Membro do Conselho Consultivo da União Pan Americana de Associações de Engenheiros, Membro do Comitê de Telecomunicações e do Comitê de Tecnologia da AmCham. Consultor do IPT, consultor da Motorola do Brasil (Missão XXI). 

 

Tem desenvolvido atividades pioneiras no setor científico, tecnológico, educacional e empresarial. Exerceu, entre outras, as funções de Diretor da Escola Politécnica, Reitor da Universidade de São Paulo, Presidente do Instituto de Engenharia, Presidente da UCIEE - União Certificadora de Sistemas, Produtos e Processos, e Presidente da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 

 

É membro do Conselho Superior de Tecnologia da FIESP - Federação das Industrias do Estado de São Paulo e foi membro do Conselho Diretor do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT. Criador do Laboratório de Sistemas Digitais da Escola Politécnica e responsável pelo desenvolvimento do G 10, primeiro protótipo industrial de computador desenvolvido no Brasil. Tem dezenas de trabalhos técnicos publicados ou apresentados em congressos no Brasil e no exterior. 

 

Recebeu importantes honrarias, medalhas e comendas, e, como engenheiro foi escolhido Personalidade do Ano, homenagem do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo (1992) e recebeu a Medalha do Mérito, homenagem do Sistema CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, Agricultura e Agronomia / CREA - Conselho Regional de Engenharia, Agricultura e Agronomia (1994). Em 2001 foi agraciado com a Medalha CAPES 50 Anos. 

 

 

Tutoriais

 

Histórico das Telecomunicações - Uma visão do Brasil

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Market Update

04 de Abril

Regulamentação de Telecom

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

IoT BRASIL SUMMIT 2017

Organizador: Telesemana/Teleco
5 de abril

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...