Seção: Comentários Teleco

 10/12/2005


Qual o tamanho da Internet no Brasil?

 

Não existe uma pesquisa que forneça com precisão o número total de usuários de Internet no Brasil. Para tanto, seria necessário considerar usuários que utilizam os mais variados locais de acesso como: a residência, o local de trabalho, a escola e centros públicos como LAN Houses. Seguem algumas estimativas:

  • Pesquisa realizada pelo IPSOS (Ago/Set 2005), em 8.540 domicílios das várias regiões do Brasil, indica que 24,41% da população acessou a Internet nos últimos 3 meses (Consulte Indicadores NIC/CGI), o que corresponderia a 45 milhões de usuários.
  • Um outro método de estimar o número de usuários, apresentado também pelo Comitê Gestor de Internet (CGI), seria multiplicar o número de Hosts por 10, o que implicaria em 43 milhões de usuários em Julho de 2005.
  • O IBOPE estima em 32,1 milhões o número de usuários de Internet no Brasil
  • Segundo a UIT, este número era de 22 milhões em 2004.

Se não existe uma pesquisa conclusiva para o número total de usuários, o mesmo não acontece como o número de usuários domiciliares da Internet.

 

A Pesquisa Anual de Amostra de Domicílios (PNAD) realizada pelo IBGE é a fonte de referência para estimar, no Brasil, o número de pessoas com acesso residencial à Internet. A PNAD 2004, realizada em 139.157 domicílios, distribuídos por todas as Unidades da Federação, apontou que 12,2% dos domicílios brasileiros tinham um computador com acesso à internet em 2004. Este percentual correspondia a um total de 6,3 milhões de domicílios ou 21,6 milhões de pessoas.

 

 

Segundo os dados do PNAD, o crescimento número de usuários com acesso domiciliar à Internet vem desacelerando, tendo sido de 6,8% em 2004.

 

Segundo o IBOPE netratings existiam em 2004 no Brasil 19 milhões de usuários domiciliares com acesso à Internet, dos quais cerca de 12 milhões ativos. Este número manteve-se estável em 2005 (Mais detalhes).

 

O custo do microcomputador, necessário para acessar a Iinternet, é a grande barreira que impede a difusão da Internet nas residências.

 

Este efeito pode ser percebido no gráfico a seguir que apresenta o percentual de domicílios com acesso à Internet em função do PIB per capita para os vários estados brasileiros.

 

 

Banda Larga

 

Já quando se fala em Banda Larga, o critério utilizado é o de acessos e não de usuários, o que torna as estatísticas mais confiáveis.

 

O Brasil possuía 3,35 milhões de Acessos Banda Larga em Set/05 e deve terminar o ano com 3,8 milhões de acessos, número inferior ao projetado pelo Teleco no início de 2005 (Mais detalhes). O crescimento de conexões banda larga é importante também para viabilizar a utilização de novas tecnologias como VoIP.

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Quantos usuários de Internet existem no Brasil?
  • O número de usuários de Internet no Brasil parou de crescer? Ou isto ocorre apenas para os usuários residenciais?
  • Qual o impacto de programas como o PC popular no número de usuários de Internet?
  • Qual será o crescimento da Banda Larga no Brasil em 2006? Ele pode ser um limitante para a adoção de novas tecnologia como VOIP?
  • O computador de 100

    Comente!

    Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

     

    Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

Comentário de Frederico Madeira

Vejo os próximos anos como marco no crescimento da internet no Brasil. Com o impulso de novas tecnologias como VOIP, incentivos do governo como o PC Conectado, micros de U$ 100,00 irão levar o mercado de telecomunicações a baratear seus custos de banda larga.


Antes se pagava aluguel de cable modem + banda + provedor (custo elevado), hoje o Velox praticamente dá o cable modem além dos provedores apresentarem planos mais atrativos.


Resta apenas as operadoras viabilizarem a contratação de serviços de banda larga com menores custos. Acho que um bom inicio seria a continuidade do projeto que houve a uns meses atrás onde não seria mais cobrada a mensalidade de assinatura das linhas convencionais.

 

 

Comentário de Fernando Canuto

Acredito que com a convergência das redes de comunicação e dos serviços multimídia cadê vez mais maduros como o VoIP, a rede IP ou a internet será cada vez mais indispensável para o dia-a-dia de todos que buscam disponibilidade de serviço, mobilidade de acesso e alto desempenho. Isso deverá fazer com  que as pequenas e grandes operadoras pensem em como disponibilizar acesso de baixo custo para os usuários uma vez que serviços de escolha como Triple-Play, e outros que estão por vir, poderão ser a grande receita para elas.

 

 

Comentário de Pedro Gonzales

Os  mais otimistas pensam a internet como uma solução final, mas nosso país deve demorar ainda a ter uma base de usuários sólida nas residências, principalmente em banda larga, certamente o parâmetro é muito parecido com a tv por assinatura em que as bases projetadas estão muito aquém dos reais volumes para que possamos ter uma economia de escala que permita levar aos usuários a preços adequados esta ferramenta tão importante na vida moderna.

 

 

Comentário de Fabiano Martins*

Quantos usuários de Internet existem no Brasil?

 

R: Acho que o número de usuários é bem maior que o estimado nas pesquisas. Eu, particularmente, conheço muitas pessoas que mais de 3 pessoas utilizam o mesmo PC e/ou conexão (Banda Larga) para usufruir da internet.

 

O número de usuários de Internet no Brasil parou de crescer? Ou isto ocorre apenas para os usuários residenciais?

 

R: Existe também o fato dos usuários de internet que compartilham sua conexão banda larga com vizinhos em condomínios, colocando um servidor linux configurado para o balanceamento da internet em momentos de uso. Este é um caso que não tem como fazer verificação por dados fornecidos por empresas facilmente.

 

Qual o impacto de programas como o PC popular no número de usuários de Internet?

R: Existe uma possibilidade grande de aumentar o número de usuários pois facilitando o acesso ao equipamento facilita a introdução de novas camadas da população a internet.

 

Qual será o crescimento da Banda Larga no Brasil em 2006? Ele pode ser um limitante para a adoção de novas tecnologia como VOIP?

 

R: A banda larga não parou de crescer, pelo menos na minha cidade, Florianópolis-SC, onde conheço um número muito grande de pessoas e cada vez mais elas estão aderindo a Banda Larga pela comodidade e agilidade do serviço. Existem muitos utilizando sistemas Dial Up, mas quem não sente uma raiva de escutar os berros do modem dial-up na hora da conexão? Quem não sente fúria de, na exata hora que você mais precisa de velocidade, aquela determinada página, EM FLASH, demora 2 minutos no mínimo para carregar? Sem dúvidas a Banda Larga veio para ficar.

 

E seu sucesso se esconde atrás de pesquisas pouco abrangentes ao meu ver. Tenho ADSL fazem mais de 4 anos, uso a Internet desde 1994 e nunca sequer respondi um questionário sequer que qualquer órgão pesquisando sobre o assunto. Tenho minhas dúvidas nessas pesquisas. =P

 

O computador de 100 dólares pode ser uma solução para o crescimento da Internet no Brasil?

 

R: Repetitiva a pergunta mas respondo novamente e com mais um ponto de vista. Aqui em Florianópolis-SC o que mais prende pessoas na frente do computador é BATE-PAPO. Seja IRC, Bate-Papo do UOL ou qualquer outro provedor. Quanto mais a tecnologia cresce, mais as pessoas sentem a necessidade de adaptar-se e ficar por dentro do assunto. Seja para discutir sobre um programa chamado GOOGLE EARTH, ou por causa de um "HACKER*" que invadiu o sistema bancário.

 

Isso porque de fato o ser humano é orgulhoso e não gosta de admitir que não sabe o que é isso ou o que provocou aquilo. Então, por causa da competição profissional/social a pessoa busca conhecer. E após conhecer o mundo sem fronteiras, com ética e bom senso claro, o estarrecimento é tão grande que a fascinação pode durar, quem sabe, a vida inteira.

 

* Suporte e Manutenção (Wavesystem)

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Regulamentação
10 de Maio

Internet das Coisas
30 de Maio

Market Update

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop Regulamentação

Organizador: Teleco
10 de maio

Workshop de Internet das Coisas

Organizador: Teleco
30 de maio

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...