Seção: Comentários Teleco

13/03/06 


A Telemar vai virar Oi?

 

A Telemar vem mudando gradualmente o perfil da sua receita. Em 2002, quando a Oi entrou em operação, a telefonia fixa local representava 75% da receita bruta da Telemar (TNL). Em 2005 a participação da telefonia fixa local caiu para 60%. O resultado evoluiu de um prejuízo de R$ 416 M em 2002 para um lucro de R$ 1,1 B em 2005, mostrando o acerto de suas estratégias de negócio.

 

Nota: Telefonia fixa local composta pelas receitas do serviço local fixo-fixo, chamadas fixo móvel (VC1), TUP (orelhões) e receitas de interconexão (uso da rede).

 

A queda de participação da telefonia fixa local não ocorreu por uma diminuição da receita deste serviço, mas por um aumento nas receitas de longa distância, celular e dados.

 

R$ Milhões
2002
2003
2004
2005
Cres. 2005
Telefonia Fixa Local
12.018
13.159
13.772
14.287
3,7%
Longa Distância
2.066
2.964
3.661
3.795
3,7%
Celular
483
1.354
2.112
2.754
30,4%
Dados
906
1.184
1.608
2.061
28,2%
Outros
572
672
716
790
10,3%
Receita Bruta Total*
16.045
19.333
21.869
23.686
8,3%

* Sem Contax

 

As receitas de longa distância apresentaram um crescimento pequeno em 2005 com queda de 16% nas receitas de chamadas que envolvem telefones celulares (VC2/3). A competição em longa distância nacional deve se acirrar em 2006 com as operadoras VOIP (Ver comentário). A Telemar anunciou uma parceria com a Net2Phone para oferecer VOIP para chamadas internacionais.

 

O crescimento de 28,2% da receita de dados foi turbinado pelo crescimento da receita de ADSL (Velox) de 73,8% em 2005. Velox representa 32,5% da receita de dados da Telemar.

 

A receita de celular (Oi) cresceu 30,4% em 2005 e já representa 12% da receita bruta da Telemar. A Telemar terminou 2005 com 25,2 milhões de clientes sendo 14,9 milhões telefones fixos em serviço e 10,3 milhões de celulares. Deve terminar 2006 com um número de celulares próximo ao de telefones fixos.

 

A Telemar tem priorizado as áreas de celular e dados nos seus investimentos. Os investimentos em celular em 2005 foram de R$ 835 milhões, 35% dos investimentos da Telemar.

 

Neste período a Telemar conseguiu manter uma margem Ebitda superior a 40% e aumentar gradativamente o lucro, à medida que amortizava seu endividamento.

 

R$ Milhões
2002
2003
2004
2005
Margem EBITDA
45,1%
44,1%
41,2%
40,4%
Lucro
(416)
122
751
1.114
Dívida Líquida
9.121
7.835
6.542
6.083

 

A Telemar tem priorizado a expansão para outros serviços em sua área de concessão (Região I) utilizando como marca a Oi.

 

Lançado em fevereiro de 2005 o provedor Oi Internet fechou 2005 com 1,26 milhões de clientes de acesso discado e 129 mil no serviço de banda larga. Na área de radiodifusão a Oi também já está presente com a rádio Oi. A Pégasus Telecom foi incorporada em 30/11/05 à Oi.

 

A Telemar lançou também um programa de formação de gestores, denominado "Geração Telemar", para comandar esta nova empresa que vai surgindo das transformações em curso e que pode vir a ser conhecida no futuro apenas pela marca Oi.

 

Finalmente, é importante salientar que as transformações no perfil de receita em curso na Telemar, estão ocorrendo também nas demais concessionárias de telefonia fixa local.

 

 

R$ Milhões
Telemar
BrT
Telefonica/Vivo
Telefonia Local
60%
56%
39%
Longa Distância
16%
20%
9%
Celular
12%
5%
43%
Dados
9%
13%
6%
Outros
3%
5%
3%
Receita Bruta
23.686
14.687
37.049

 

Este quadro mostra que a Telemar e demais concessionárias não estão passivas diante das transformações em curso no setor de telecomunicações, com o crescimento do celular, banda larga e Voip, em um cenário de convergência de serviços.

 

 

Questões

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • A Telemar vai adotar no futuro a marca Oi para todos os seu serviços?
  • A Telemar vai continuar se concentrando na Região I ou irá buscar também uma presença mais forte nas outras regiões do país?
  • A estratégia de convergência será expandida ainda mais rumo à TV por assinatura e TV aberta?
  • O sucesso da Telemar influenciará as demais operadoras fixas em suas estratégias?

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