Seção: Comentários Teleco

 01/04/06


O ARPU dos celulares no Brasil vai continuar caindo?

 

A receita média mensal por usuário (ARPU) do celular caiu 11% entre o 4º trimestre de 2005 (4T05) e o 4T04.

 

 

Em um mercado em expansão a queda do ARPU ao longo do tempo ocorre principalmente pela incorporação à base de usuários com menor poder aquisitivo que apresentam um consumo menor por limitações de renda.

 

As operadoras procuram neutralizar a queda do ARPU oferecendo novos serviços de valor adicionado como acesso à Internet, jogos,etc..

 

As operadoras de celular no Brasil reduziram no 4T05 as promoções para usuários de menor aquisitivo. As promoções de celulares pré-pagos subiram de R$ 99,00 para R$ 199,00. Como o ARPU dos usuários de pré-pago chega, em algumas operadoras, a ser 7 vezes menor que os de pós-pago, passou-se a dar mais ênfase à captura e fidelização de usuários com maior consumo, promovendo planos de controle, intermediários entre o pós e o pré-pago. Como efeito o ARPU estabilizou-se no 4T05, mantendo-se nos mesmos patamares do 3T05.

 

Por outro lado, as ofertas agressivas de planos corporativos têm também contribuido para a queda do ARPU, justamente num segmento onde há maior condição financeira de uso do serviço.

 

A figura a seguir apresenta a evolução do ARPU para as operadoras de celular no Brasil.

 

 

Tim com R$ 33,6 e Vivo com R$ 29,0 apresentaram os maiores ARPUs e Claro com R$ 23,0 e Oi com R$ 20,0 os menores.

 

O ARPU das operadoras brasileiras de celular é baixo, quando comparado com o das operadoras da Europa e Estados Unidos, mas é próximo ao de outras operadoras da América Latina.

 

 

  ARPU (US$)
Cingular (US) 49
Telefonica (Espanha) 23
Tim (Itália) 23
Brasil 12
Telecom (Argentina) 12
Telecel (México) 10

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • As operadoras de celular conseguirão deter a queda do ARPU em 2006?
  • O baixo ARPU das operadoras de celular na América Latina é uma barreira para atrair novos investidores para a região?
  • Como as novas ofertas de celulares grátis ou quase grátis em planos controle afetará o churn?
  • O MVNO seria adequado para o mercado brasileiro? Com que características?

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Regulamentação
10 de Maio

Internet das Coisas
30 de Maio

Market Update

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop Regulamentação

Organizador: Teleco
10 de maio

Workshop de Internet das Coisas

Organizador: Teleco
30 de maio

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...