Seção: Comentários Teleco

05/11/2006


A Claro desistiu de brigar pelo 2º lugar?

 

A Claro terminou o 3º trimestre de 2006 (3T06) com 22,2 milhões de celulares e 23,13% de market share. A diferença que a separa da Tim aumentou, no entanto, de 1,4 milhões de celulares no 2T06 para 1,9 milhões no 3T06.

 

 

Depois de iniciar 2006 com baixo crescimento (mais detalhes), a Claro acelerou o seu ritmo a partir de março e conseguiu diminuir a diferença em relação à Tim no 2T06. Esta tendência se inverteu no 3T06, quando a Tim apresentou adições líquidas de 1,7 milhões de celulares contra 1,2 milhões da Claro.

 

 

Em Set/06 a Claro apresentou adições líquidas de 303 mil celulares contra 495 mil da Tim (mais detalhes). A Claro apresentou crescimento negativo na área 61 (DF) e no Rio Grande do Sul. A Tim apresentou um crescimento muito maior que a Claro nos estados do Nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. A Claro superou a Tim em estados como a Bahia, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

 

Este crescimento menor da Claro no 3T06 pode, no entanto, não ser fruto de uma diminuição deliberada do ritmo de crescimento da operadora, e sim do aumento do churn. Ou seja, as vendas continuam altas mas como a perda de clientes aumentou as adições líquidas diminuiram.

 

O churn mensal da Claro subiu de 2,4% no 2T06 para 3,0% no 3T06. Este crescimento do churn implicou em cancelamentos adicionais de cerca de 500 mil celulares no trimestre. Sem ele, as adições líquidas da Claro estariam muito próximas da Tim no 3T06. O aumento do churn, se não for fruto de uma limpeza de base realizada no trimestre, é um indicador do agravamento dos problemas da operadora que vem apresentando o pior desempenho no atendimento das metas de qualidade em 2006 (Mais detalhes).

 

 

Rentabilidade

 

A Claro conseguiu melhorar os seus indicadores de rentabilidade no 3T06 (Mais detalhes).

 

 

O ARPU da Claro subiu de R$ 24 no 2T06 para R$ 27 no 3T06. Este crescimento deve-se, na sua maior parte, à mudança nas regras de interconexão da telefonia celular promovida pela Anatel a partir de 14 de julho, acabando com o Bill & Keep parcial e promovendo a volta da cobrança integral dos minutos de uso de rede. Apesar da melhora, o ARPU da Claro continua sendo um dos mais baixos do mercado, sendo superior apenas ao da Oi (R$ 22,4). A Claro continua sendo a operadora com o maior percentual de pré-pago (83,3%).

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • A Claro desistiu de brigar pelo 2º lugar? Ou deve voltar a crescer no mesmo ritmo da Tim no 4T06?
  • A Claro resolveu priorizar a rentabilidade em detrimento do crescimento? Quando a Claro apresentará EBIT positivo?
  • A Claro procurará melhorar a qualidade dos seus serviços? E diminuir o churn? Ou se conformará com um churn de 3%, mesmo valor apresentado pela Telcel no México?
  • O ARPU da Claro irá crescer no 4T06?
  • A Claro promoveu uma limpeza da base de clientes no 3T06? E as outras operadoras?

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Comentário deTiago Gebrim

Não concordo com a afirmação do Sr. Jorge Araújo.

 

Eu, como cliente da Vivo e da TIMBrasil posso dizer que, SIM, EU HOJE COMPRARIA SIM UM NOVO CELULAR CDMA, visto que não é por falta de cobertura no Nordeste e em Minas que alguém deixaria de comprar um celular.

 

A Vivo tem se empenhado, e muito, para a satisfação de seus clientes, e a qualidade de seu atendimento, hoje, ultrapassa o da TIMBrasil. Não acredito, de forma alguma, que a Vivo passará, algum dia, a ocupar um terceiro lugar na posição das operadoras de telefonia móvel do Brasil.

 

Tão ativa está, que a Vivo já está nos últimos preparativos para o seu novo período de fartura: a inauguração de uma rede GSM, que, embora em 850MHz, não será empecilho nenhum, visto que as vendas deverão se concentrar em aparelhos "triband", que reconheçam também a frequencia 1800MHz, possibilitanto assim o Roaming Nacional completo.

 

A Vivo é A ÚNICA operadora do país que já possui redes/serviços/aparelhos de Terceira Geração (3G), graças a sua rede CDMA 1x EV-DO (Evolution Data Optimized).

 

Acredito, talvez, que a TIM Celular (TIMBrasil + TIMMaxitel + TIMNordeste + TIMSul) consiga, ainda que apenas por um período, por a Vivo para segundo lugar, mas um terceiro, isso nunca. Lembrando, também que a própria "rainha-estrela" TIM está sendo negociada, podendo ser vendida.

 

A situação no mercado de telefonia é sempre muito instável para se ficar fazendo afirmações tão impulsivas como as que vemos por aí...

 

 

Comentário de Jorge Araujo

Acho que faltou colocar a VIVO nessa equação para perguntar se a Claro deixou de brigar pelo 2o. lugar. Certamente a médio prazo vai roubar o 2o. lugar da VIVO empurrando-a para 3o. Enquanto as adições líquidas no 3T06 da TIM foram +496K/subs, a Claro teve +306K/subs, Oi +92K/subs, BrT +74K/subs e a VIVO -39K/subs (isso mesmo, crescimento negativo!!!), ou seja, dependendo da evolução/churn até o Natal, poderemos virar o ano com: 1o. TIM, 2o. Claro; 3o. VIVO... duvida? Muito embora possa haver alguma maquiagem nos números de TIM/outros, pergunte a si mesmo se você hoje compraria 1 novo celular CDMA e 1 lote de ações da VIVO... certamente pelo menos 1 prejuízo você teria...

 

Comentário de José Geraldo Moreira

Com esses números parciais do 3t06, o resultado do ano parace não definido. Acredito que a claro tenha condição de brigar e ate chegar a ser a numero 1 do pais. Nessa reta final do ano, certamente ela lancara políticas comerciais agressivas, com pacotes de vantagens a novos clientes que dara um uprade no  seu market share. Para tal promoções ela é especialista. Ela precisa diminuir seu churn com políticas de fidelizacao mais claras e mais objetivas, não apoiando suas estratégias apenas em novos clientes e sim em também manter sua base atual.

 

Tão importante a conquista de novos clientes é a manutenção dos atuais. A Tim, apesar de estar ganhando essa batalha, me parece menos inovadora em sua política comercial e de beneficio aos seus clientes. Teremos ótimos dias pela frente pela bringa que vira entre todas elas. Quem ganhara com isso será sem sombra de duvida o cliente em preço, qualidade dos serviços. Assim espero

 

 

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