Seção: Comentários Teleco

17/02/2007


Tim lidera o crescimento do Celular em Jan/07

 

O Brasil terminou Jan/07 com 100,7 milhões de celulares e uma densidade de 53,61 cel/100 hab. As adições líquidas no mês foram de 798,5 mil novas habilitações, inferiores às de Jan/06.

 

 

A exemplo do que ocorreu em 2006, Tim e Claro lideraram o crescimento do celular em Jan/07.

 

 

 

A Tim, que cresceu menos que a Claro nos três últimos meses de 2006, voltou a superar a concorrente em adições líquidas em Jan/07. O Conselho de Administração da Telecom Italia recusou em 16/02/07 as ofertas recebidas para a compra da Tim. A possibilidade de venda da operadora está congelada, pelo menos até abril, quando o Conselho volta a se reunir. O desempenho da Tim em janeiro é um indicador que a operadora voltou a contar com recursos para continuar a crescer. A diferença que separa a Tim da Vivo caiu para 3.364 mil celulares em janeiro.

 

A BrT GSM apresentou pela primeira vez, adições líquidas superiores às apresentadas pela Oi.

 

 

A Vivo voltou a apresentar baixo crescimento em janeiro com adições líquidas de 3,8 mil celulares. Este resultado é um indicador de que a Vivo ainda não completou o processo de limpeza de base iniciado em Jun/06.

 

Já se pode notar em Jan/07 um efeito inicial da entrada em operação da rede GSM da Vivo. A base de celulares de tecnologia CDMA apresentou uma redução de 151 mil celulares neste mês. Como a Vivo apresentou adições líquidas positivas, tudo leva a crer que a redução da base CDMA foi compensada pelo crescimento da base de celulares GSM da Vivo.

 

A Vivo iniciou a comercialização de celulares pré-pagos GSM em 14/12/06 na cidade de São Paulo. Em Fev/07 o serviço estava disponível na maior parte das capitais brasileiras, exceto nas capitais de Rondônia, Roraima, Acre e Amapá. A Vivo está comercializando cerca de 12 modelos de aparelhos com ofertas agressivas como telefones por menos de R$ 100 contando com minutos incluídos. A Vivo espera atingir cobertura igual à da rede CDMA no final de março. A partir de abril a Vivo passará a comercializar celulares pós-pagos.

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Quando a Vivo vai voltar a crescer seu market share?
  • A Oi reduziu o seu ritmo de crescimento?
  • Qual será o crescimento do celular em 2007?
  • Quem comprará a Telemig Celular e a Amazônia Celular?

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Comentário de João Roberto
O quadro de crescimento para 2007 se torna interessante já que as vendas de novas linhas vem caindo comparado com anos anteriores, a venda ainda só é expressiva por motivos de valores de produtos que vem caindo prova disso a CLARO com suas promoções celular de graça.

 

A VIVO está fadada a segunda colocação sim, mais isso ainda demora pelo menos 2 anos, pois todas as operadoras GSM tem um acumulo de linhas desativadas por perda ou bloqueio do SIM CARD "CHIP" onde o cliente vai até a loja e troca por outro numero, com isso, quando as operadoras GSM vão começar a limpar suas bases como fez a VIVO ?

 

A realidade é que o GSM caiu no gosto popular e isso diminui o ritmo de crescimento da VIVO, a chegada do GSM da VIVO vai ter alguns reflexos por exemplo as freqüências de 850 MHZ e 1900 MHZ com isso o cliente VIVO terá a necessidade de ter um equipamento quadri band ou caso contrario não conseguira utilizar seus equipamentos em estados onde a VIVO ainda não tem cobertura e sabemos que equipamento quadri band tem um custo mais elevado, com isso deixando as demais operadoras com a venda de produtos mais baratos, que funcionem nacionalmente, já a vivo com os aparelhos dual band vai ter reclamações de clientes que viajam para outros estados onde sua cobertura ainda não esta presente e sem conseguir roaming.

 

Outra desvantagem da VIVO é a rotatividade entre clientes da rede GSM que hoje migram entre as existentes que trabalham na mesma freqüência TIM, CLARO, BRASIL TELECOM, OI, TELEMIG CELULAR etc, deixando assim a VIVO fora dessa briga por não usar a mesma freqüência das demais. A  VIVO também encontrará problemas na sua implantação do GSM , que sabemos que não é fácil erros em cobranças, queda de rede, falta de cobertura, dificuldades de efetuar ligações etc. "coitado dos que adquirirem GSM no primeiro ano" já a TIM Brasil com esse processo de venda ou de reestruturação vai perder fôlego já que ninguém sabe muito bem o que os executivos querem, com exemplo disso é a duvida do mercado sobre a aquisição da TIM Brasil pela CLARO ou não , só lembrando que o Sr Carlos Slin não divulgou a compra da EMBRATEL e quando fomos ver já estava em operação fazendo parte do grupo Mexicano.

 

A CLARO tenta a todo custo crescer e correr atrás do prejuízo, com isso trouxe o Sr João Cox lá da TELEMIG CELULAR para ver se ele consegue o resultado que conseguiu em Minas Gerais de crescer e trazer lucros para a operadora ao mesmo tempo, o que esta começando a acontecer, porem esse processo não é fácil já que esta cortando investimento em varias áreas da empresa e isso refletira em perdas, com exemplo na rede de lojas da CLARO "Agentes Autorizados" que esta recebendo uma nova política comercial a qual muitos lojistas da CLARO viram a ter prejuízo e acredito que mais de 60% poderão fechar suas lojas, com isso as vendas da CLARO com certeza virá a ter queda significativa, e com isso fortalecendo as demais operadoras, uma nova operadora que esta surgindo em SP DDD ( 11 ) UNICEL será uma das privilegiadas com essa política comercial aplicada pela CLARO onde já poderá absorver esses lojistas e já ter uma rede de lojas prontas.

 

 

Workshop

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Internet das Coisas
27 de Junho

Market Update

Regulamentação

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Mais Eventos




LIVROS

 

 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...