Seção: Comentários Teleco

23/02/2007


A TV por Assinatura atrai as Operadoras de Telefonia Fixa

 

Depois de passar alguns anos estagnada (mais detalhes), a TV por Assinatura voltou a crescer no Brasil tendo atingido 4,6 milhões de assinantes em 2006.

 

Fonte: Anatel, ABTA e Teleco

 

Este crescimento foi impulsionado pela oferta conjunta de Banda Larga e TV por Assinatura. O Teleco estima que as operadoras de TV por Assinatura terminaram 2006 com 1,2 milhões de conexões Banda Larga.

 

Por não disporem da possibilidade de oferecer Banda Larga, as operadoras de TV por Assinatura via Satélite (DTH) estão em desvantagem em relação às demais. A participação destas operadoras no total de assinantes de TV por Assinatura caiu de 34,4% em 2005 para 32,3% em 2006. Com a fusão, a SKY/DirecTV passou a concentrar mais de 90% dos assinantes de DTH no Brasil.

 

Net, Vivax e TVA são as principais operadoras de TV a Cabo/MMDS.

 

Milhares
2004
2005
2006
Net
1.419
1.540
1.812
58,4%
Vivax
270
294
328
10,6%
TVA
294
290
328
10,6%
Outras
518
614
635
20,5%
Total (Anatel)
2.501
2.738
3.104
100,0%

 

Com a convergência das redes, o que se imagina no futuro é uma rede IP até a casa do assinante, provendo acesso Banda Larga à Internet, Telefonia VOIP e TV por Assinatura (IPTV). Esta perspectiva está motivando a oferta de pacotes do tipo triple play (TV por Assinatura, Banda Larga e Telefonia) pelas operadoras de TV por Assinatura.

 

Diante deste quadro, as operadoras de Telefonia Fixa redobraram seu interesse neste segmento em todo o mundo. A receita adicional proveniente da oferta de TV por Assinatura pode ajudar a compensar as perdas na telefonia fixa experimentadas por estas operadoras. O Teleco estima em R$ 5,5 Bilhões o faturamento das operadoras de TV por Assinatura em 2006.

 

A TV por Assinatura atinge um mercado no Brasil de alto poder aquisitivo. Segundo dados de 2005 do IBOPE, 78% eram das Classes A e B. A Net apresentou um ARPU de R$ 118 no 4T06 e a Vivax de R$ 102.

 

A Telmex/Embratel saiu na frente na conquista deste mercado, com a aquisição de uma participação na Net e posterior aquisição da Vivax, ainda sujeita a aprovação da Anatel. Este grupo passou a deter em 2006 um market share de 69% dos assinantes de TV a Cabo/MMDS, ou 46,7% do total de TV por Assinatura. O Net Fone via Embratel (Telefonia VOIP) atingiu 182 mil assinantes em 9 meses de operação.

 

A Telefonica anunciou em Out/06 a aquisição das operações de MMDS da TVA e de uma participação nas operações de TV a Cabo, no limite do permitido pela legislação. As licenças de TV a Cabo só podem ser concedidas a empresas sob controle de brasileiros (mais detalhes). A Telemar adquiriu em 2006 a Way TV que possuia 41 mil assinantes de TV por assinatura em 2005.

 

Enquanto aguardam a aprovação da Anatel/CADE para a efetivação destas aquisições, estas operadoras estão utilizando parcerias para oferecer pacotes "triple play". A Telefonica com a TVA e DTHi (Via satélite). Telemar e BrT anunciaram parceria semelhante com a SKY/DIRECTV.

 

Apesar do crescimento apresentado nos últimos dois anos, a TV por Assinatura ainda apresenta uma baixa penetração no Brasil (2,5 assinantes por 100 habitantes). O preço dos pacotes básicos representam uma barreira de entrada para uma maior difusão do serviço. Segundo dados da Anatel o preço médio dos pacotes básicos em 2006 foi de R$ 51,00.

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Como aumentar a penetração da TV por Assinatura no Brasil?
  • É preciso rever a regulamentação da TV por Assinatura no Brasil? Ela permite a entrada das operadoras de Telefonia Fixa na TV por Assinatura? É necessário rever a lei de TV a Cabo?
  • As operadoras de TV por Assinatura são uma alternativa de difusão da Banda Larga no Brasil? (Em debate de Fernando Mousinho)
  • Como a chegada da TV Digital (aberta) influenciará o mercado de TV por assinatura?

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