Seção: Comentários Teleco

12/04/2007


América Móvil foi o grupo que mais cresceu no Brasil nos últimos 3 anos

 

A tabela a seguir apresenta os principais grupos de telecomunicações do Brasil por receita bruta em 2006.

 

-
R$ Bilhões
Receita Bruta
Valor de Mercado
1
Telefonica/Vivo
36,6
42,3
2
Telemar (Oi)
24,2
15,4
3
América Móvil/Telmex*
24,2
-
4
BrT
15,1
8,9
5
Tim
13,9
21,4

*A América Móvil é hoje a controladora da Telmex e das operadoras de celular do Grupo. No Brasil o grupo controla a Claro e a Embratel. Possui também uma participação na Net que adquiriu a Vivax.

 

Estes grupos, com exceção da América Móvil, ocupam esta posição desde o processo de privatização em 1998.

 

A presença da América Móvil passou a ter uma maior relevância no Brasil a partir de 2003, quando ela concluiu a aquisição das operadoras da Bell South (BCP e BSE) e consolidou suas operações sob a marca Claro. Em 2004 o grupo (Telmex) passou a controlar a Embratel. Em 2005 foi adquirida uma participação na Net que em 2006 comprou a Vivax.

 

 

O Grupo da América Móvil terminou 2006 praticamente empatado em 2º lugar com a Telemar (Oi).

 

A estratégia de crescimento através de aquisições, adotada no Brasil, vem sendo praticada também nos outros países da América Latina. A operadora de celular da América Móvil (CTI) foi a que mais cresceu nos últimos 3 anos na Argentina. Veja: Por que o celular cresce mais na Argentina que no Brasil?

 

No final de 2006 a América Móvil apresentou uma proposta para comprar a Tim no Brasil. Em Abr/07 a América Móvil e a AT&T anunciaram negociações com a Pirelli para adquirir uma participação no controle da Telecom Italia. A aquisição da Tim no Brasil transformaria a América Móvil no maior grupo de telecomunicações do Brasil. Consulte: Como ficaria o celular no Brasil se a Claro comprasse a Tim?

 

Este crescimento agressivo tem, no entanto, um custo. A América Móvil tem apresentado no Brasil margem EBITDA menor que os demais grupos. Na América Móvil a balança está pesando mais para o crescimento do que para a rentabilidade.

 

 

Enquanto a América Móvil cresce no Brasil, as demais parecem estar acomodadas em sua área de atuação.

 

Telefonica, Telemar e BrT têm na telefonia local o seu principal negócio. Este mercado vem sofrendo, no entanto, uma forte competição do celular e do VOIP. A receita de serviço local das 3 operadoras decresceu 1,5% em 2006. A perda só não é maior devido ao crescimento da receita de banda larga.

 

A Telefonica, sem muitas possibilidades de crescimento na telefonia fixa, e com a Vivo perdendo mercado, procura expandir sua atuação na TV por Assinatura com a aquisição da TVA e a entrada no mercado de DTH.

 

A Telemar (Oi) necessita passar por uma reestruturação societária que coloque a empresa em condições de fazer investimentos para expandir a sua área de atuação. A proposta apresentada em 2006 fracassou por oposição dos detentores de ações preferenciais. A Telemar procura agora contornar o problema, através de uma oferta pública para adquirir as ações preferenciais no mercado.

 

A Brasil Telecom não apresenta também condições para uma expansão mais agressiva antes da resolução da questão societária, com a venda da participação da Telecom Italia na operadora. A Orascom, operadora com sede no Egito, e o Citi/fundos de pensão são os principais candidatos a comprar esta participação.

 

As mudanças em curso na Telecom Italia poderão ter um grande impacto no cenário apresentado consolidando ainda mais a ascensão da América Móvil.

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • A América Móvil irá se tornar o maior grupo de telecomunicações do Brasil? Qual será a reação da Telefonica?
  • Qual o futuro de Telemar e Brasil Telecom? Continuarão existindo como grupos autônomos? Irão se fundir? Serão incorporados por outros grupos?
  • As autoridades Brasileiras permitirão maior concentração econômica em telecomunicações?
  • Um novo grupo, como a Orascom, irá entrar no mercado brasileiro de telecomunicações?

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Workshop

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Internet das Coisas
27 de Junho

Market Update

Regulamentação

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Painel Telebrasil 2017

19 e 20 de setembro

Organizador: Telebrasil

Mais Eventos




LIVROS

 

 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...