Seção: Comentários Teleco

12/05/2007


Quem é o líder do celular no Brasil?

 

 

A disputa entre Vivo e Tim pela liderança do celular no Brasil colocou em discussão os critérios para definir quem é o líder. O quadro a seguir apresenta 7 indicadores selecionados pelo Teleco para definir esta liderança.

 

Líder em
Indicador
Líder no 1T07
Celulares
Market Share
Vivo
Crescimento
Adições Líquidas
Tim
Receita
Receita Líquida
Vivo
Receita por Cliente
ARPU
Tim
Rentabilidade
Margem EBITDA
Telemig/Amaz
Cobertura
População atendida
Tim
Qualidade
Metas da Anatel
Telemig/Amaz

Nota: A ordem não reflete a importância dos indicadores. CTBC e Sercomtel não foram incluídas.

 

Tendo por base estes indicadores a liderança do celular no Brasil no 1º trimestre de 2007 (1T07) ficou com:

  • Vivo (Market Share e Receita)
  • Tim (Crescimento, ARPU e Cobertura)
  • Telemig Celular/Amaz (Rentabilidade e Qualidade)

Em 2006 a Vivo foi a líder em Market Share e Receita e a Tim em Crescimento, ARPU e Cobertura. A Telemig/Amaz e a Vivo empataram em Margem EBITDA (23,7%) e a Oi liderou em qualidade. Apresenta-se a seguir uma análise destes indicadores para o 1T07.

 

Quantidade Celulares: Market Share e Crescimento

 

A Vivo é a maior operadora de celular do Brasil com 29 milhões de celulares e um market share de 28,42%. Ela é também líder em market share em 2 Regiões, 11 Unidades da Federação e 28 áreas locais (DDD). (Mais detalhes)

 

1T07
Market
Share
Celulares
(milhares)
Líder em Market Share
Região
UF
DDD
Vivo
28,42%
29.030
II e III
11
28
Tim
25,77%
26.321
-
7
20
Claro
24,09%
24.608
-
3
5
Oi
13,08%
13.358
I
4
9
Telemig/Amaz
4,65%
4.752
-
2
5
BrT
3,56%
3.636
-
-
-

 

A liderança da Vivo está sendo também ameaçada pela Tim, que liderou as adições líquidas no trimestre e reduziu a distância que a separa da Vivo de 3,6 milhões de celulares em 2006 para 2,7 milhões no 1T07.

 

 

A Oi está também ameaçada de perder a liderança em market share na Região I para a Tim. A diferença que separa as duas operadoras nesta região caiu de 615 mil celulares em 2006 para 319 mil no 1T07.

 

A Brt foi a operadora que mais cresceu em termos percentuais (7,7%).

 

Receita e ARPU

 

A Vivo foi a operadora líder em receita no 1T07.

 

R$ Milhões
Receita Bruta
Receita Líquida
Revenue Share
Vivo
3.964
2.851
29,5%
Tim
3.895
2.843
29,4%
Claro
2.830*
2.155
22,3%
Oi Celular
1.331
1.000
10,3%
Telemig/Amaz
700
432
4,5%
BrT
541
385
4,0%

* Estimado pelo Teleco

 

Esta liderança está também sendo ameaçada pela Tim, que superou a Vivo em receita de serviços. A receita líquida de serviços da Tim no 1T07 foi de R$ 2.662 milhões e a da Vivo de R$ 2.609 milhões. A Vivo se mantém na liderança por ter uma receita na venda de aparelhos maior que a da Tim.

 

A liderança em receita de serviços a Tim é reflexo do maior ARPU apresentado pela operadora.

 

1T07
ARPU (R$)
MOU
TIM
34,4
89
BrT
33,4
ND
Vivo
30,0
75
ARPU Brasil
29,4
76
Amaz Cel
28,4
78
Telemig
27,6
69
Claro
27,0
64
Oi
22,1
ND

 

 

Rentabilidade

 

A Telemig/Amazônia Celular foi a líder em rentabilidade no 1T07, com Margem EBITDA e EBIT superior que as demais. Ela e a Oi Celular foram as únicas operadoras a apresentar lucro no trimestre. O lucro da Oi Celular deve-se a receitas financeiras da operadora.

 

 

1T07
Margem EBITDA
Margem EBIT
Lucro
Telemig/Amaz
34,6%
16,4%
37
Claro
27,4%
7,8%
ND
Vivo
26,6%
6,5%
(19)
TIM
23,4%
2,9%
(19)
Oi
18,3%
0,4%
46
BrT GSM
1,1%
-23,4%
(53)

 

A Claro melhorou consideravelmente a suas margens no 1T07 tendo superado pela primeira vez a Vivo e a Tim.

 

 

Cobertura e Qualidade

 

A Tim, única operadora a estar presente em todas as Unidades da Federação, é a líder em população e municípios atendidos.

 

Operadora
População
Municípios
Tim
86%
44%
Claro
78%
42%
Vivo
67%
41%
Oi
39%
14%
Telemig/Amaz
15%
9%
Brasil Telecom
21%
14%

 

 

 

A Telemig/Amazônia Celular foi a líder em atendimento de metas de qualidade no 1T07 (mais detalhes).

 

1T07 Metas Atendidas
Telemig/Amaz 98,0%
Tim 97,9%
BrT GSM 96,0%
Brasil 94,3%
Claro 92,3%
Vivo 91,0%
Oi 79,5%

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Quem é o líder do celular no Brasil?
  • Qual a importância de ser líder?
  • Você concorda com os indicadores selecionados pelo Teleco? Teria outro a sugerir?

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Workshop Celular Market Update

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Internet das Coisas
27 de Junho

Market Update

Regulamentação

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Painel Telebrasil 2017

19 e 20 de setembro

Organizador: Telebrasil

A Jornada NFV e outras Inovações de monetização em infraestrutura Telco-Cloud

21 de setembro

Organizador: Telesemana/Teleco

Mais Eventos




LIVROS

 

 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...