Seção: Comentários Teleco

06/08/07


Líderes do celular no 2T07. O que muda com a venda da Telemig/Amaz?

 

O Teleco passou a acompanhar a partir do 1º Trimestre de 2007 (1T07) os líderes do celular no Brasil segundo 7 indicadores (mais detalhes). O quadro a seguir apresenta os indicadores selecionados e os líderes no 1T07 e 2T07.

 

 

Líder em
Indicador
Líder no
1T07
Líder no
2T07
Celulares
Market Share
Vivo
Vivo
Crescimento
Adições Líquidas
Tim
Claro
Receita
Receita Líquida
Vivo
Tim
Receita por Cliente
ARPU
Tim
Tim
Rentabilidade
Margem EBITDA
Telemig/
Amaz
Telemig/
Amaz
Cobertura
População atendida
Tim
Tim
Qualidade
Metas da Anatel
Telemig/
Amaz
Telemig/
Amaz e Oi

Nota: A ordem não reflete a importância dos indicadores. CTBC e Sercomtel não foram incluídas.

 

Tendo por base estes indicadores a liderança do celular no Brasil no 2T07 ficou com:

 

 

 

A Vivo anunciou em 5/08/07 a aquisição da Telemig/Amazônia. Se ela tivesse ocorrido no 2T06 a Vivo não perderia a liderança em receita para a Tim e a Oi teria sido a líder em rentabilidade e qualidade no trimestre.

 

Quantidade Celulares: Market Share e Crescimento

 

A Vivo continua sendo a maior operadora de celular do Brasil com 30,2 milhões de celulares e um market share de 28,35%. Ela é a líder em market share em 2 Regiões, 11 Unidades da Federação (UF) e 27 das 67 áreas locais (DDD). (Mais detalhes)

 

2T07
Market
Share
Celulares
(milhares)
Líder em Market Share
Região
UF
DDD
Vivo
28,35%
30.241
II e III
11
27
Tim
25,78%
27.493
I
7
20
Claro
24,61%
26.252
-
3
7
Oi
12,78%
13.634
-
4
9
Telemig/Amaz
4,53%
4.837
-
2
4
BrT
3,53%
3.769
-
-
-

 

A principal alteração em relação ao 1T07 foi a Oi ter perdido a liderança na Região I para a Tim.

 

Com a incorporação da Telemig/Amazônia, a Vivo passaria a:

  • Ter 35.077 mil celulares e um market share de 32,89%, aumentando desta forma a diferença em relação à Tim e à Claro.
  • Ocupar a 2ª posição em market share da Região I, superando a Oi.
  • Ser líder em 15 Unidades da Federação (UF) e em 33 das 67 áreas de DDD.

A incorporação não seria, no entanto, suficiente para que a Vivo superasse a Claro em crescimento.

 

A Claro assumiu a liderança em adições líquidas no trimestre e no acumulado do ano, tendo reduzido sua diferença em relação à Tim para 1,2 milhões de celulares. Foi também a operadora que mais cresceu em termos percentuais (6,7%) no trimestre.

 

 

 

A Vivo voltou a crescer no 2T07 apresentando adições líquidas superiores às da Tim.

 

 

Receita e ARPU

 

A Tim foi a operadora líder em receita líquida no 2T07.

 

R$ Milhões
1T07
2T07
Revenue Share
Vivo
2.851
3.021
29,0%
Tim
2.843
3.060
29,3%
Claro
2.155
2.431
23,3%
Oi Celular
1.000
1.028
9,9%
Telemig/Amaz
432
461
4,4%
BrT
385
429
4,1%

 

A Vivo se manteve na liderança em receita bruta com R$ 4.310 milhões contra R$ 4.216 milhões da Tim.

 

A liderança da Tim é reflexo do maior ARPU apresentado pela operadora.

 

R$
1T07
2T07
TIM
34,4
34,6
BrT
33,4
33,8
Vivo
30,0
29,9
ARPU Brasil
29,3
29,4
Telemig
27,6
29,2
Amaz Cel
28,4
28,9
Claro
27,0
27,0
Oi
21,6
21,5

 

 

 

Com a incorporação da Telemig/Amazônia a Vivo voltaria a ser a líder em receita, mas permaneceria na 3ª posição em ARPU.

 

 

 

Rentabilidade

 

A Telemig/Amazônia Celular foi a líder em rentabilidade no 2T07, com margens EBITDA e EBIT superiores às demais. Ela, a Tim e a Oi Celular apresentaram lucro no trimestre.

 

 

2T07
Margem EBITDA
Margem EBIT
Lucro*
Telemig/Amaz
34,0%
17,3%
43
Oi
25,9%
8,4%
102
Claro
24,7%
7,2%
ND
TIM
24,3%
5,7%
34
Vivo
21,0%
1,1%
-112
BrT GSM
1,2%
-21,0%
-48

*R$ Milhões

 

 

 

A incorporação da Telemig/Amazônia à Vivo faria com que a Margem EBITDA desta operadora subisse para 22,7%. A Oi assumiria a liderança em rentabilidade no 2T07.

 

Os resultados do 2T07 indicam que está havendo uma melhoria na rentabilidade das operadoras em 2007. A Margem EBITDA média subiu de 15,4% no 2T06 para 23,1% no 2T07.

 

Cobertura e Qualidade

 

A Tim, única operadora a estar presente em todas as Unidades da Federação, é a líder em população e municípios atendidos.

 

Operadora
População
Municípios
Tim
86%
44%
Claro
78%
42%
Vivo
67%
41%
Oi
39%
15%
Brasil Telecom
21%
14%
Telemig/Amaz
15%
9%

 

 

Com a incorporação da Telemig/Amazônia a Vivo passaria a ter cobertura em Minas Gerais, faltando apenas os estados do Nordeste (área 8) para atingir cobertura nacional. A Vivo assumiria a liderança em municípios cobertos (48%), mas continuaria em 3º em população atendida (76%).

 

A Telemig/Amazônia Celular foi a líder em atendimento de metas de qualidade no 2T07.

 

Metas Atendidas
1T07
2T07
Telemig/Amaz
98,0%
100%
Oi
79,5%
100%
Vivo
91,0%
97,2%
Brasil
94,3%
96,5%
Tim
97,9%
95,9%
Claro
92,3%
95,1%
BrT GSM
96,0%
94,4%

 

A Oi, assim como a Telemig/Amazônia celular, atendeu a 100% das metas da qualidade no 2T07. Neste caso, utilizou-se como critério de desempate o desempenho no acumulado do ano. A Telemig/Amaz atendeu a 99% das metas e a Oi a 91,8% (mais detalhes).

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Quem é o líder do celular no Brasil?
  • O que muda neste quadro com a aquisição da Telemig/Amazônia pela Vivo? A Tim irá continuar na liderança em receita?
  • A Claro irá superar a Tim em market share?
  • Após a aprovação da aquisição da Telemig/ Amazônia a fusão VIVO/ Tim seria aprovada?

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