Seção: Comentários Teleco

27/08/07


A Claro vai superar a Tim?

 

O ano de 2006 foi marcado pela perda de market share da Vivo, que viu a diferença que a separava da Tim cair de 9,5 milhões de celulares em Dez/05 para 3,6 milhões em Dez/06.

 

Apesar da Vivo ter voltado a crescer a partir de Abr/07, com a entrada em operação de sua rede GSM, sua liderança continuou ameaçada no 1º semestre de 2007. A aquisição da Telemig e da Amazônia Celular mudou este quadro, assegurando à Vivo uma vantagem de 8,6 milhões de celulares em relação à Tim.

 

Market Share em Jul/07

 

 

Se a Vivo se consolidou na liderança em market share, o mesmo não se pode dizer da Tim na 2ª colocação. Em 2006 Tim e Claro cresceram o mesmo em adiçoes líquidas (5,2 milhões).

 

Já em 2007 (Jan-Jul) a Claro apresentou adições líquidas de 2,9 milhões de celulares e a Tim de 2,5 milhões. A Claro vem apresentando adições líquidas superiores às da Tim desde Abr/07.

 

 

A diferença entre Tim e Claro que era de 1.713 mil celulares em Mar/07, caiu para 1.131 mil celulares em jul/07.

 

 

As projeções do Teleco indicam que mantido este comportamento a diferença entre Tim e Claro pode cair para 500 mil celulares em Nov/07. A Claro poderia então ultrapassar a Tim em dezembro deste ano, ou no mais tardar, no início de 2008. Este cenário é agravado pelo alto churn mensal (3,2% no 2T07) apresentado pela operadora.

 

A marca da Tim é forte e sua cobertura nacional lhe garantiu forte presença no segmento corporativo. No entanto, as dificuldades financeiras da Telecom Italia, que culminaram com a entrada da Telefonica no seu grupo de controle, parecem estar afetando o desempenho da operadora no Brasil.

 

O crescimento do celular acelerou-se nos últimos meses no Brasil com uma maior agressividade da Vivo e da Oi. Para acompanhar este crescimento é necessário disposição dos acionistas de aumentar o investimento na aquisição de clientes, sob pena da companhia perder valor.

 

A Claro, por sua vez, conta com o suporte da América Móvil e vem apresentando uma melhoria na sua rentabilidade mesmo mantendo a liderança em crescimento. Após perder para a Telefonica as batalhas para aquisição da Telemig/Amazônia Celular e de uma participação na Telecom Italia, só resta à Claro buscar um crescimento orgânico acelerado para diminuir a distância que a separa da Telefonica (Vivo) no Brasil.

 

Na Argentina, a CTI (América Móvil) é a 2ª em market share, atrás da Movistar (Telefonica) e vem aumentando a vantagem em relação à Telecom Personal (Tim), que ocupa a 3ª posição.

 

A Claro deve ser também a 1ª operadora a colocar em operação uma rede 3G (WCDMA/HSDPA) no Brasil o que pode melhorar sua imagem em relação aos consumidores. A expectativa é que isto ocorra em Set/07.

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • A Claro vai ultrapassar a Tim em market share?
  • Que operadoras lançarão a 3G em 2007?
  • Como o lançamento da 3G afetará a divisão do mercado?
  • O Brasil terminará 2007 com mais de 115 milhões de celulares?

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Comentário de Silvio Marques

Com a venda da Amazonia Celular para a Vivo, a licença que a Vivo utilizava terá que ser devolvida à Anatel, e assim a Claro poderia adquirir essa licença e se instalar na região, assim se igualaria à TIM em 100% de cobertura nacional, e isso por si só ja é um forte indício de que a Claro está na trajetória de ultrapassar a TIM.

 

Em contrapartida, a TIM recebeu licença da Anatel para explorar telefonia fixa, se a TIM souber explorar bem isso com ofertas agressivas, será um diferencial náo só para consolidar sua vice-liderança em market-share mas tambem em vir a mais tarde brigar pela liderança com a Vivo.

 

Acredito que a Vivo, Claro, TIM e Oi, a BrtGSM pode esperar a fusão com a Oi. É cedo para saber se afetará a divisão do mercado e tudo indica que sim, o Brasil vai terminar com mais de 115 milhões de celulares.

 

 

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