Seção: Comentários Teleco

24/09/07


A Vivo terá sucesso como 4ª operadora no Nordeste?

 

A Tim está prestes a perder o seu reinado como única operadora presente em todos os estados brasileiros.

 

Vivo e Claro devem adquirir em breve (licitação do SMP ou de 3G) frequências para implantar redes nas áreas onde ainda não estão presentes: A Vivo na área 10 (Nordeste) e a Claro na área 8 (Norte).

 

Cobertura nacional tem sido um diferencial importante para a Tim, principalmente no mercado corporativo onde muitas empresas tem presença em vários estados. O preço do serviço em roaming é em geral mais baixo quando é feito dentro da rede da mesma operadora.

 

As receitas de roaming não serão, no entanto, suficientes para tornar rentáveis as operações da Vivo e da Claro nestas novas áreas em que estarão entrando como uma 4ª operadora. Elas terão de conquistar uma fatia destes novos mercados.

 

A figura a seguir apresenta a evolução do market share das operadoras de celular do Brasil distribuído por ordem de entrada no mercado.

 

 

As operadoras de Banda A foram as primeiras a entrar no mercado. Formadas, na sua maioria, a partir das concessionárias de telefonia fixa local privatizadas, elas ainda são líderes em market share em 8 das 10 áreas em que estava dividida a prestação do serviço celular em 1998. Apesar destas operadoras terem perdido market share com a entrada de novos competidores, elas possuem 38% dos celulares do Brasil (Ago/07). Estes dados confirmam a vantagem das primeiras operadoras a chegar ao mercado.

 

A Vivo reúne a maior parte das operadoras de celular de Banda A, presença reforçada com a aquisição da Telemig e Amazônia Celular. A Tim possui a Banda A da área 5 (PR/SC) e da área 10 (Nordeste). Estão ainda presentes na Banda A a CTBC e a Sercomtel.

 

Market Share de Celulares na Banda

 

Nota: Vivo inclui Telemig e Amazônia Celular.

 

As operadoras de Banda B foram as segundas a entrar no mercado. Elas iniciaram suas operações em 1997/1998 e tinham 29% de market share em Ago/07. A Claro possui a maior parte das suas operações nesta banda.

 

As operadoras de Banda D foram as terceiras operadoras a entrar no mercado. Iniciaram suas operações em 2002, com a Oi, e possuíam 23% de participação no mercado em Ago/07.

 

Market Share de Celulares na Banda

 

 

O conjunto formado pelas quartas operadoras a entrar no mercado (Banda E) está tendo um crescimento mais lento, até pelo fato de elas ainda não estarem presentes em todos os mercados.

 

Embora as operadoras que chegam primeiro a um mercado tenham uma vantagem em relação às demais, isto não significa que esta vantagem seja definitiva. A Oi, por exemplo, conquistou a liderança na área 9 (BA/SE) apesar de ser a 3ª operadora a chegar a este mercado. A Tim, quarta operadora a iniciar operações na área 8 (Norte), é hoje a líder de mercado nesta região.

 

As operadoras de celular no Brasil, exceto a Tim, ainda têm a maior parte de suas operações muito homogêneas em relação ao "timing " de entrada no mercado (Banda).

 

Distribuição dos celulares da Operadora por Banda

 

%
Banda A
Banda B
Banda D
Banda E
Vivo*
87,2%
12,2%
0,0%
0,6%
Tim
34,7%
18,2%
33,1%
14,0%
Claro
0,0%
83,0%
6,0%
11,0%

* inclui Telemig e Amazônia Celular

 

A Vivo (inclui Telemig e Amaz) possui 87,2% de seus celulares na Banda A e a Claro 83% na Banda B. A Tim apresenta um maior equilíbrio de celulares nas diversas bandas. As demais operadoras possuem 100% dos seus celulares em uma mesma Banda: Oi (Banda D), BrT (Banda E) e CTBC e Sercomtel (Banda A).

 

A entrada da Vivo como 4ª operadora no Nordeste a colocará em uma posição muito diversa da posição de líder que está acostumada. Se quiser conquistar uma fatia do mercado terá que ser mais agressiva nas promoções do que tem sido em outras regiões do país. O desafio está colocado.

 

Apesar de ter um menor poder aquisitivo que outras áreas do país, o Nordeste é uma das regiões em que o celular tem apresentado maior crescimento. Desafio similar se apresenta para a Claro na Região Norte onde a terceira entrante (Tim) é a líder.

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • A Vivo vai disputar o mercado da área 10 (Nordeste)? Terá sucesso?
  • Como fica o espaço de operadoras regionais como Oi e BrT com Vivo, Tim e Claro apresentando cobertura nacional?
  • Existe espaço para uma 5ª operadora em cada região do Brasil?
  • A maior competição trará cobertura nas cidades ainda não cobertas?
  • Como a 3G afetará o market share de celulares no Brasil?

 

Comente!

 

Para enviar um comentário clique em: teleco@teleco.com.br.

 

Indique no email se autoriza a sua publicação.

 

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Comentário de Agnaldo de Lima

Que a Vivo vai entrar na área 10 é fato, até porque consolida sua presença nacional, mas devemos levar em conta que a própria esta esperando a decisão sobre a venda da Tim e isto por si só bastaria.

 

Agora em relação a Tim, seus clientes na maioria são A+, A,B em todas as regiões que atua, seu publico alvo é este, sem falar que são os que mais usam e os que preferem a conta, (são os que pagam as contas em dias) em vez de pré-pago e a Tim não brinca com tarifa, mas mima estes usuários com aparelhos de ultima geração nos lançamentos, gerando uma fidelidade gratificadora.

 

Por outro lado tem a OI, esta sim vai sofrer muito com a entrada da Vivo no nordeste, até porque os clientes deles sedem mais a apelos promocionais que os da Tim e Claro e esta ultima tem sim por onde se preocupar e precisará não só no nordeste, mas em todas as regiões de novo fôlego principalmente ser for aprovada a compra da Tim pela Vivo.

 

 

Workshop Celular Market Update

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Internet das Coisas
27 de Junho

Market Update

Regulamentação

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop de Internet das Coisas

Organizador: Teleco
27 de junho

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...