Seção: Comentários Teleco

11/11/07


Vivo é a líder em market share e receita no 3T07

 

 

A Vivo foi a única operadora a receber no terceiro trimestre de 2007 (3T07) a medalha de líder em 2 dos 7 indicadores com que o Teleco acompanha o desempenho das operadoras de celular no Brasil. Além de manter a liderança em market share, a Vivo recuperou a liderança em receita líquida que havia perdido para a Tim no 2T07.

 

A Vivo conquistaria também a medalha de qualidade se a Telemig já estivesse incorporada a suas operações.

 

O 3T07 mostrou um quadro de equilíbrio entre as demais operadoras. Pela primeira vez no ano cada uma delas ficou com uma medalha de liderança.

 

 

Líder em
Indicador
Líder no
3T07
Celulares
Market Share
Vivo
Vivo
Vivo
Crescimento
Adições Líquidas
Tim
Claro
Claro
Receita
Receita Líquida
Vivo
Tim
Vivo
Receita p/ Cliente
ARPU
Tim
Tim
BrT
Rentabilidade
Margem EBITDA
Telemig/
Amaz
Telemig/
Amaz
Oi
Cobertura
População atendida
Tim
Tim
Tim
Qualidade
Metas da Anatel
Telemig/
Amaz
Telemig/
Amaz e Oi
Telemig/
Amaz

Nota: A ordem não reflete a importância dos indicadores. CTBC e Sercomtel não foram incluídas.

 

A Tim que havia conquistado 3 medalhas nos 2 primeiros trimestres do ano manteve a liderança em cobertura no 3T07. A Claro menteve a liderança em crescimento e a Brasil Telecom apresentou o melhor ARPU do trimestre. A Oi ficou com a liderança em rentabilidade e a Telemig/Amazônia com a de qualidade.

 

Apresenta-se a seguir uma análise detalhada destes resultados.

 

Market Share: Vivo mantém a liderança

 

A Vivo continua sendo a maior operadora de celular do Brasil com 31,3 milhões de celulares e um market share de 27,78%. Ela é a líder em market share em 2 Regiões, 11 Unidades da Federação (UF) e 26 das 67 áreas locais (DDD). (Mais detalhes)

 

3T07
Market
Share
Celulares
(milhares)
Líder em Market Share
Região
UF
DDD
Vivo
27,78%
31.320
II e III
11
26
Tim
25,87%
29.160
-
8
19
Claro
24,82%
27.981
-
3
8
Oi
13,21%
14.900
I
4
10
Telemig/Amaz.
4,37%
4.927
-
1
4
BrT
3,57%
4.024
-
-
-

 

A principal alteração no 3T07 foi a perda da liderança da Telemig em Minas Gerais para a Tim. A Oi voltou a liderar na Região I.

 

Com a incorporação da Telemig/Amazônia, a Vivo no 3T07 passaria a:

  • Ter 36.247 mil celulares e um market share de 32,15%, aumentando desta forma a diferença em relação à Tim e à Claro.
  • Ocupar a 3ª posição em market share da Região I, superando a Claro.
  • Ser líder em 12 Unidades da Federação (UF) e em 31 das 67 áreas de DDD.

A incorporação não seria, no entanto, suficiente para que a Vivo superasse a Claro em crescimento.

 

 

Crescimento: Claro lidera e Oi surpreende

 

A Claro manteve a liderança em adições líquidas no trimestre e no acumulado do ano, tendo reduzido sua diferença em relação à Tim para 1,2 milhões de celulares.

 

 

A Oi foi o destaque do trimestre. Após perder a liderança na Região I em Jun/07 a Oi foi a operadora que mais cresceu em Jul/07, revertendo desta forma uma tendência de baixo crescimento que se estendia por quase 1 ano. (mais detalhes).

 

O crescimento da Oi está associado ao sucesso da promoção "Ligador" para celulares pré-pagos. Nesta promoção, fazendo uma recarga mensal de R$ 10 o cliente ganha um bônus mensal de R$ 100 para chamadas de Oi para Oi ou de Oi para fixo. Ceará e Pernanbuco foram resposáveis por 42% das adições líquidas da Oi no trimestre.

 

 

Tim perde a liderança em Receita e ARPU

 

A Vivo retomou a liderança em receita líquida no 3T07 com R$ 3.248 milhões contra R$3.163 milhões da Tim principalmente pelo aumento na receita de assinatura e utilização.

 

R$ Milhões
1T07
2T07
3T07
Revenue Share
Vivo
2.851
3.021
3.249
29,7%
Tim
2.843
3.060
3.163
29,0%
Claro
2.155
2.431
2.538
23,2%
Oi Celular
1.000
1.028
1.063
9,7%
Telemig/Amaz
432
461
463
4,2%
BrT
385
429
449
4,1%

 

A Tim se manteve na frente da Vivo em receita líquida de serviços com R$ 2.878 milhões, contra R$ 2.846 milhões da Vivo. A longa distância (41) faz parte da receita da Tim, o que só ocorre também, com a Oi.

A Brasil Telecom (BrT) assumiu a liderança em receita média mensal por cliente (ARPU). Este resultado foi obtido pelo crescimento do ARPU entre os clientes pós-pagos que foi de R$ 49,8 no 2T07 para R$ 57,7 no 3T07.

 

 

ARPU R$
1T07
2T07
3T07
BrT
33,4
33,8
34,9
TIM
34,4
34,6
34,0
Vivo
30,0
29,9
30,8
ARPU Brasil
29,3
29,4
29,6
Telemig
27,6
29,2
29,1
Amaz Cel
28,4
28,9
28,7
Claro
27,0
27,0
27,0
Oi
21,6
21,5
22,3

 

 

Rentabilidade

 

A Oi Celular foi a líder em rentabilidade no 3T07, com margens EBITDA e EBIT superiores às demais. Ela, a Telemig/Amaz. e a Vivo apresentaram lucro no trimestre.

 

 

3T07
Margem EBITDA
Margem EBIT
Lucro
(R$ Milhões)
Oi
33,2%
15,2%
92
Telemig/Amaz
30,0%
13,4%
30
Claro
25,0%
0,2%
ND
TIM
17,3%
-0,7%
-122
Vivo
25,7%
7,5%
4
BrT GSM
7,6%
-13,8%
-30

 

A margem EBITDA da Oi subiu de 19,3% no 1T07 para 25,9% no 2T07 e 33,2% no 3T07. A margem EBITDA da Oi no acumulado dos primeiros 9 meses de 2007 foi de 26%, contra 13,6%. Contribuíram para a melhoria da rentabilidade da Oi a diminuição das depesass com a venda de aparelhos e comercialização.

 

Cobertura e Qualidade

 

A Tim, única operadora a estar presente em todas as Unidades da Federação, é a líder em população e municípios atendidos.

 

Operadora
População
Municípios
Tim
86%
45%
Claro
78%
42%
Vivo
67%
42%
Oi
39%
15%
Brasil Telecom
21%
14%
Telemig/Amaz
15%
10%

 

 

Com a incorporação da Telemig a Vivo passaria a ter cobertura em Minas Gerais, faltando apenas entrar em operação nos estados do Nordeste (área 8) para atingir cobertura nacional. A Vivo assumiria a liderança em municípios cobertos (48%), mas continuaria em 3º em população atendida (76%).

 

A Telemig/Amazônia Celular foi a líder em atendimento de metas de qualidade no 3T07.

 

Metas Atendidas
1T07
2T07
3T07
Telemig/Amaz
98,0%
100%
100%
Vivo
91,0%
97,2%
99,2%
Claro
92,3%
95,1%
98,1%
Brasil
94,3%
96,5%
97,1%
BrT GSM
96,0%
94,4%
96,0%
Tim
97,9%
95,9%
94,9%
Oi
79,5%
100%
84,8%

 

A Telemig/Amazônia celular atendeu a 100% das metas da qualidade no 3T07. A Oi que tambem tinha conseguido 100% das metas atendidas no trimestre anterior, caiu principalmente devido metas não atendidas em ago/07.(mais detalhes).

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Quem éserão os líderes do celular no Brasil em 2007?
  • A Tim irá recuperar a liderança em receita?
  • A Claro irá superar a Tim em market share?
  • A Oi conseguirá manter a liderança em rentabilidade?

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Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

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