Seção: Comentários Teleco

10/02/2008


Qual a importância do Brasil para a América Móvil/Telmex?

 

O Grupo do empresário mexicano Carlos Slim, controlador da América Móvil e da Telmex, é o maior grupo de telecomunicações da América Latina.

 

Milhões
2007
Celulares
153.422
Telefones Fixos em Serviço
26.409
Receita Líquida (US$ Milhões)
46.954
Margem Ebitda
40,6%

Nota: América Móvil, Telmex e Telmex Internacional.

 

Depois do México (país sede), o Brasil, onde o grupo controla a Claro e a Embratel, é o país mais importante. O Brasil respondeu em 2007 por 22,4% da receita do grupo, concentrando 19,7% dos celulares e 10,1% dos telefones fixos.

 

 

A Claro apresentou em 2007 uma receita líquida 15,6% maior que a da Embratel.

 

US$ Milhões
Claro
Embratel
Receita Líquida
5.643
4.883
Margem Ebitda
25%
25,1%

 

A importância do Brasil no Grupo cresce ainda mais devido ao potencial de crescimento do mercado brasileiro. As adições líquidas de celulares da Claro no Brasil (6,3 milhões) ficaram muito próximas das apresentadas pela Telcel no México (6,8 milhões).

 

Nota: Nos Estados Unidos (US) a América Móvil atua como MVNO

 

A figura a seguir apresenta a participação de celulares e receita de cada um dos países/regiões no total da América Móvil.

 

 

A tabela a seguir apresenta os indicadores para os vários países/regiões onde a América Móvil está presente.

 

4T07
ARPU US$
MOU
Pré-pago
Churn mensal
Margem Ebitda
Mexico
16,8
165
92,9%
3,6%
51,5%
Argentina, Uruguai, Parag.
10,5
131
95,6%
2,0%
27,9%
Brasil
15,8
85
81,0%
2,0%
23,6%
Chile
14,4
123
85,2%
4,9%
-13,3%
Colômbia
9,5
131
85,5%
2,4%
48,0%
Equador
9,0
69
88,9%
2,8%
39,0%
Peru
8,7
73
90,4%
2,5%
27,9%
América Central
7,0
138
94,9%
1,6%
46,2%
US
12,0
76
100,0%
3,6%
4,4%

 

A Claro no Brasil apresenta um ARPU de US$ 15,8, próximo ao apresentado pela Telcel no México (US$ 16,8), mas minutos de uso (MOU) muito mais baixo( 85 minutos x 165 minutos). Apesar do MOU da Claro ter crescido 18% em 2007 (4T07/4T06) ele ainda está entre os mais baixos do Grupo.

 

A Claro é a operadora com o menor percentual de pré-pago do grupo (81%) e apresentou um churn mensal de 2% no 4T07, entre os mais baixos do Grupo. A margem ebitda da Claro no 4T07 (23,6%) ainda está distante da apresentada pelas operadoras da América Móvil no México (51,5%), Colômbia (48%), América Central (46,2%) e Equador (39%), mas está em um valor aceitável, quando comparada à obtida nos Estados Unidos (4,4%) e no Chile (-13,3%).

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Qual a importância do mercado brasileiro para o Grupo do empresário mexicano Carlos Slim? O Brasil pode chegar a ter a mesma importância que o México?
  • Qual a estratégia do Grupo para continuar crescendo no Brasil? Ultrapassar a Tim no Celular? Incorporar a Net quando a regulamentação permitir?
  • América Móvil/Telmex e Telefonica são os dois maiores grupos de telecomunicações da América Latina. Com a compra da Brasil Telecom a Oi deve se tornar o maior grupo de telecom do Brasil. A Oi teria condições de competir com estes dois grupos na América Latina?

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Workshop

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Regulamentação
10 de Maio

Internet das Coisas
30 de Maio

Market Update

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop Regulamentação

Organizador: Teleco
10 de maio

Workshop de Internet das Coisas

Organizador: Teleco
30 de maio

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...