Seção: Comentários Teleco

07/03/08


Quem foram os líderes do celular em 2007?

 

 

Quatro operadoras se destacaram em 2007 como líderes em market share (Vivo), cobertura (Tim), crescimento (Claro) e ARPU (BrT).

 

Líder em
Indicador
Líder
1T07
Líder
2T07
Líder
3T07
Líder
4T07
2007
Celulares
Market Share
Vivo
Vivo
Vivo
Vivo
Vivo
Cobertura
População atendida
Tim
Tim
Tim
Tim
Tim
Crescimento
Adições Líquidas
Tim
Claro
Claro
Claro
Claro
Receita p/ Cliente
ARPU
Tim
Tim
BrT
BrT
BrT
Receita
Receita Líquida
Vivo
Tim
Vivo
Tim
Vivo
Rentabilidade
Margem EBITDA
Telem./
Amaz
Telem./
Amaz
Oi
Oi

Telem/

Amaz

Qualidade
Metas da Anatel
Telem./
Amaz
Telem./
Amaz e Oi
Telem./
Amaz
Claro

Telem/

Amaz

Nota: A ordem não reflete a importância dos indicadores. CTBC e Sercomtel não foram incluídas.

 

A Telemig/Amazônia, líder em rentabilidade e qualidade em 2007, perdeu a liderança nestes dois indicadores no 4º trimestre de 2007 (4T07) para Oi e Claro respectivamente. A disputa mais apertada ocorreu entre Vivo e Tim pela liderança em receita líquida.

 

Apresenta-se a seguir uma análise detalhada destes resultados.

 

Market Share: Vivo mantém a liderança

 

A Vivo manteve a liderança, mesmo tendo perdido market share em todos os trimestres. A Claro foi a única operadora a sempre ganhar market share. A Tim apresentou uma pequena queda no 4T07.

 

Milhares 4T06 1T07 2T07 3T07 4T07
Vivo 29,08% 28,42% 28,35% 27,78% 27,68%
Tim 25,45% 25,77% 25,78% 25,87% 25,85%
Claro 23,90% 24,09% 24,61% 24,82% 24,99%
Oi 13,09% 13,08% 12,78% 13,21% 13,21%
Telemig/Amaz 4,65% 4,65% 4,53% 4,37% 4,39%
BrT 3,38% 3,56% 3,53% 3,57% 3,52%

 

A Vivo é a maior operadora de celular do Brasil com 34,5 milhões de celulares. Ela é a líder em market share em 2 Regiões, 11 Unidades da Federação (UF) e 29 das 67 áreas locais (DDD). (Mais detalhes).

 

Líder em
Market Share
Região
UF*
DDD
1T07
4T07
1T07
4T07
Vivo
II/III
11
11
28
27
Tim
-
7
8
20
19
Claro
-
3
3
5
8
Oi
I
4
4
9
9
Telemig/Amaz
-
2
1
5
4
BrT
-
-
-
-
-

* Unidades da Federação

 

Entre o 4T07 e o 1T07 a Vivo perdeu para a Claro a liderança nos DDDs 12 (São José dos Campos/SP) e 19 (Campinas/SP), mas tomou da Oi a liderança no DDD 73 (Ilhéus/BA).

 

A Tim tomou da Telemig a liderança em Minas Gerais e no DDD 38 (Montes Claros/MG), mas perdeu a liderança no DDD 69 (Porto Velho/RO) para a Claro e no DDD 86 (Teresina/PI)para a Oi.

 

Com a incorporação da Telemig, a Vivo tem todas as condições para se manter na liderança em 2008. Vivo/Telemig terminaram 2007:

  • Com 37.385 mil celulares e market share de 30,9%.
  • Na 3ª posição em market share da Região I, superando a Claro.
  • Líder em 12 Unidades da Federação (UF) e em 32 áreas de DDD.

 

Cobertura: A Tim terá a sua liderança ameaçada em 2008

 

A Tim, única operadora a estar presente em todas as Unidades da Federação (UF), é a líder em população e municípios atendidos.

 

Operadora
População
Municípios
Tim
86%
45%
Claro
78%
42%
Vivo
67%
42%
Oi
39%
15%
Brasil Telecom
21%
15%
Telemig/Amaz
15%
10%

 

 

A liderança da Tim será ameaçada em 2008 pela Vivo e pela Claro que passarão a estar presentes em todas as unidades da federação do Brasil.

 

Com a incorporação da Telemig a Vivo assume a liderança em municípios cobertos (48%), mas continua em 3º em população atendida (76%).

 

 

Crescimento: Claro lidera no trimestre e no ano

 

A Claro manteve a liderança com adições líquidas de 2.247 mil celulares no trimestre e de 6.347 mil celulares no ano. Ela foi superada pela Tim apenas no 1T07.

 

 

A Oi depois de ter um crescimento forte no 3T07 devido a promoção "Ligador" reduziu o ritmo no 4T07. A Amaz/Telemig voltou a crescer 4T07 com adições líquidas de 390 mil celulares, concentradas principalmente em Belo Horizonte (DDD 31).

 

A Vivo foi o destaque do 4T07 com adições líquidas de 2.163 mil celulares tendo liderado o crescimento em dezembro.

 

A Vivo/Telemig superou a Claro em adições líquidas no 4T07.

 

Os resultados de Jan/08 indicam que a disputa pela liderança em adições líquidas em 2008 deve continuar sendo entre Claro e Tim.

 

ARPU: BrT supera a Tim

ARPU R$
1T07
2T07
3T07
4T07
2007
BrT
33,4
33,8
34,9
34,6
34,6
TIM
34,4
34,6
34,0
34,5
34,4
Vivo
30,0
29,9
30,8
31,1
30,4
Amaz Cel
28,4
28,9
28,7
30,4
29,1
ARPU Brasil
29,3
29,4
29,6
30,0
29,7
Telemig
27,6
29,2
29,1
28,9
28,7
Claro
27,0
27,0
27,0
28,0
28,0
Oi
21,6
21,5
22,3
22,7
22,7

 

A Brasil Telecom (BrT) conseguiu superar a Tim e conquistar a liderança em receita média mensal por cliente (ARPU) tanto no 4T07 quanto no ano de 2007.

 

A Tim leva uma pequena vantagem em relação às demais operadoras por ter incorporada à sua receita de serviços a receita de longa distância (41), o que não ocorre com as demais. Ela pode assumir a liderança em ARPU caso a BrT seja adquirida pela Oi.

 

A incorporação da Telemig teria pouco efeito sobre o ARPU da Vivo.

 

 

Receita líquida: Vivo vence em 2007 e a Tim no 4T07

 

As duas operadoras, Vivo e Tim, dividiram a liderança durante os 4 trimestres de 2007, mas a Vivo ganhou a liderança em receita líquida no ano de 2007 com R$ 12.493 milhões contra R$12.442 milhões da Tim.

 

R$ Milhões
1T07
2T07
3T07
4T07
2007
Revenue Share 2007
Vivo
2.851
3.021
3.249
3.372
12.493
29,2%
Tim
2.843
3.060
3.163
3.374
12.442
29,1%
Claro
2.155
2.431
2.538
2.864
9.988
23,4%
Oi
1.000
1.028
1.063
1.106
4.195
9,8%
Telemig/Amaz
432
461
463
508
1.864
4,3%
BrT
385
429
449
483
1.746
4,1%

 

A Tim superou a Vivo em receita líquida de serviços com R$ 11.420 milhões em 2007 contra R$ 11.089 milhões da Vivo.

 

Com a incorporação da Telemig a Vivo ganha fôlego para consolidar esta liderança em 2008.

 

Rentabilidade

 

A Amazônia/Telemig foi a líder em rentabilidade em 2007 superando as demais em margem EBITDA (32,8%) e margem EBIT (15%). Ela foi superada em lucro pela Oi, que apresentou, no entanto, margem EBIT negativa no ano.

 

 

2007
Margem EBITDA
Margem EBIT
Lucro (prej.)
Amaz/Telemig
32,8%
15,0%
148
Oi
27,5%
-6,3%
456
Vivo
25,1%
1,9%
-99
Claro
25,0%
-6,7%
N.D.
TIM
23,1%
2,0%
76
BrT
3,1%
-38,3%
-182
Brasil
24,1%
4,4%
-

 

Esta posições sofreram pequenas inversões no 4T07 com a Oi superando a Amaz/Telemig em margem EBITDA. O maior crescimento em adições líquidas apresentada pela Amaz/Telemig no 4T07 contribuiu para a queda de sua margem EBITDA no trimestre, que só não foi maior devido aos ganhos apresentados com reversão de provisão do ICMS no Pará.

 

 

4T07
Margem EBITDA
Margem EBIT
Lucro
(R$ Milhões)
Oi
31,8%
15,9%
216
Telemig/Amaz
29,8%
19,7%
42
TIM
27,1%
9,3%
183
Vivo
26,9%
13,6%
28
Claro
23,6%
-0,7%
ND
BrT GSM
2,1%
-18,6%
-51

 

 

Nota-se da parte de Vivo, Tim e Oi o esforço no 4T07 para melhorar o resultado do ano. A Tim passou de um prejuízo de R$122 milhões no 3T07 para um lucro de R$183 milhões no 4T07. Esta é a primeira vez, desde 2004, que a Tim termina o ano com lucro. A BrT obteve prejuízo em todos os trimestres de 2007.

 

Em 2008, com os investimentos para entrada em novos mercados principalmente por parte da Oi e da Vivo, e com a implantação da 3G, as operadoras terão dificuldades para melhorar a sua rentabilidade em relação à apresentada em 2007.

 

Qualidade: Liderança da Telemig/Amazônia

 

A Telemig/Amazônia Celular foi a líder em 2007. Ela liderou em todos os trimestres anteriores, mas teve problemas no 4T07 com a Telemig-Banda E que não atendeu as metas para os indicadores SMP3 e SMP5 em dez/07 (mais detalhes).

 

A liderança no 4T07 ficou com a Claro que atingiu todas as metas pela primeira vez no ano.

 

Metas Atendidas
1T07
2T07
3T07
4T07
2007
Telemig/Amaz
98,0%
100%
100%
83,3%
98,0%
Vivo
91,0%
97,2%
99,2%
99,7%
96,5%
Claro
92,3%
95,1%
98,1%
100%
96,2%
Brasil
94,3%
96,5%
97,1%
95,9%
95,5%
BrT GSM
96,0%
94,4%
96,0%
93,9%
95,6%
Tim
97,9%
95,9%
94,9%
93,5%
93,7%
Oi
79,5%
100%
84,8%
86,4%
87,9%

 

Com a venda da Telemig para a Vivo a disputa pela liderança em qualidade em 2008 deve se dar entre Vivo e Claro.

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Quem serão os líderes do celular no Brasil em 2008?
  • Como a aquisição da Telemig pela Vivo e da Amazônia pela Oi afeta este quadro?
  • Quais serão as grandes disputas a serem travadas em 2008?
  • Qual o impacto da 3G e da portabilidade numérica?

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Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

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