Seção: Comentários Teleco

03/05/2008


O desempenho dos 3 maiores grupos de Telecom do Brasil no 1T08

 

Com o anúncio da compra da Brasil Telecom pela Oi começa a se consolidar um novo cenário das telecomunicações no Brasil em que 3 grandes grupos disputam a liderança:

  • Oi/BrT. A Oi/BrT será considerada como um grupo neste comentário, embora a consolidação desta aquisição ainda dependa de uma mudança na regulamentação e da aprovação da Anatel e do CADE (mais detalhes).
  • Telefonica/Vivo.
  • Claro/Embratel/Net.

Situação em 2007

 

A tabela a seguir apresenta a participação na receita bruta e o market share de telefones fixos, celulares, banda larga e TV por assinatura destes grupos em 2007. (líderes de cada serviço em azul)

 

Grupos em 2007 Receita Bruta
Market Share (Acessos)
Fixo Celular B Larga TV assin.
Oi/BrT 30,2% 56,7% 17,9% 40,7% 1,0%
Telefonica/Vivo 29,6% 30,5% 30,9% 26,6% 4,3%
Claro/Embratel/Net 20,7% 8,2% 25,0% 19,2% 48,3%
Tim 12,4%
-
25,8% - -
Outros 7,1% 4,6% 0,4% 13,5% 46,4%
Total 100% 100% 100% 100% 100%

Nota: Vivo inclui Telemig. Oi inclui Amazônia celular e Way TV. Net inclui BIGTV. Telefonica inclui DTH e MMDS adquirido da TVA. Na receita bruta são adicionadas as receitas totais da operadoras do grupo.

 

Desempenho no 1T08

 

O Grupo da Telefonica/Vivo superou o da Oi/BrT em receita líquida no 1º trimestre de 2008 (1T08).

 

Nota: Vivo inclui Telemig e Oi inclui Amazônia celular (estimada pelo Teleco no 1T08)

 

O Grupo da Telefonica/Vivo foi o único a apresentar crescimento na receita líquida no 1T08. O Grupo da Claro/Embratel/Net apresentou o maior crescimento (18,3%) no período de 12 meses (1T08/1T07).

 

Receita Líquida
(R$ Milhões)
1T07
4T07
1T08

∆Trim

∆ 12 meses
Telefonica/Vivo*
6.874
7.485
7.529
0,6%
9,5%
Oi/Brt*
7.112
7.492
7.371
-1,6%
3,6%
Claro/Embratel/Net
4.925
5.892
5.826
-1,1%
18,3%

* Vivo inclui Telemig e Oi a Amazônia, cuja receita foi estimada pelo Teleco.

 

O grupo da Oi/BrT apresentou o pior desempenho no trimestre e no ano. O baixo crescimento do grupo é explicado pela menor participação do celular nas sua receita total (25,7%), contra 49% na Telefonica/Vivo e 45,4% na Claro/Embratel/Net.

 

A Oi/BrT parece estar consciente desta desvantagem. Ela liderou o crescimento do celular no 1º trimestre de 2008 (1T08) com adições líquidas de 1,6 milhões de celulares (mais detalhes).

 

Já na telefonia fixa, a Oi/BrT e a Telefonica continuaram perdendo clientes no 1T08.

 

Acessos Fixos em Serviço
(Milhares)
1T08

∆Trim

∆ 12 meses
Oi/BrT
22.105
-156
-519
Telefonica
11.932
-27
-89
Embratel
3.574
339
1.249

 

A Embratel está conseguindo crescer neste segmento, com o "Livre" (Telefone Wireless) e o Net Fone (VOIP).

 

A Embratel, com a aquisição da Net, se tornou o único dos 3 grupos a ter uma presença significativa no segmento de TV por assinatura. A Net é a líder de mercado e sua base de assinantes cresceu 15% no ano (1T08/1T07). A associação com a Net ajudou também a Embratel a crescer em telefonia fixa (VOIP) e banda larga.

 

A Oi/BrT lidera a banda larga em adições líquidas, mas a Net foi quem apresentou maior crescimento (61%).

 

Mlhares
1T08

∆Trim

∆ 12 meses
% 12 meses
Oi/BrT*
3.330
189
765
30%
Telefonica
2.166
98
477
28%
Net**
1.588
165
604
61%

* inclui Way TV. **Embratel não divulga acessos banda larga.

Nota: Esta tabela foi revisada em 6/6/2008.

 

Em rentabilidade no 1T08, o melhor resultado em relação à margem EBITDA ficou com o Grupo da Claro/Embratel/Net com 38,6%, seguido pelo grupo da Telefonica/Vivo (37,6%) e da Oi/BrT (35,5%).

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • O grupo da Telefonica/Vivo irá se manter na liderança em receita líquida durante o ano de 2008?
  • Quem apresentará a maior margem EBITDA em 2008?
  • Qual a estratégia da Oi/BrT para crescer no celular?

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