Seção: Comentários Teleco

21/05/2008


Oi e Tim lideram o crescimento do celular nos 4 primeiros meses do ano

 

Os quatro primeiros meses de 2008 estão mostrando um cenário competitivo bem diferente do apresentado em 2007, quando Claro e Tim apresentaram adições líquidas muito superiores às demais operadoras.

 

Oi e Tim lideraram o crescimento do celular de Jan-Abr/08 com adições líquidas de 1,8 milhões de celulares, mas estão sendo seguidas de perto por Vivo e Claro com 1,4 milhões de celulares.

 

Nota: Vivo inclui Telemig e Oi a Amazônia Celular.

 

A Tim liderou o crescimento em Jan/08 e a Oi em fevereiro e março.

 

A disputa em Abr/08 mostrou um equilíbrio entre as 4 principais operadoras, com a Oi tendo perdido a liderança devido ao desempenho da Amazônia Celular que perdeu 47 mil clientes no mês.

 

Nota: Vivo inclui Telemig e Oi a Amazônia Celular.

 

Neste cenário, merece destaque especial o desempenho da Oi, afinal ela está presente em 16 estados brasileiros enquanto a Tim atende a todas as 27 unidades da federação.

 

Uma análise do crescimento das operadoras considerando as áreas do Serviço Móvel Celular (SMC) em que era dividido o Brasil ajuda a compreender melhor o desempenho destas operadoras.

 

 

Adições Líquidas das Operadoras (Jan-Abr/08)

 

Áreas do SMC Vivo Tim Claro Oi BrT
1/2
SP
208
571
585
-
-
10 Nordeste
-
138
122
706
-
3 RJ/ES
243
101
120
302
-
4 MG
138
108
139
348
-
7 Centro Oeste
146
152
132
-
226
5 PR/SC
105
257
134
-
116
9 BA/SE
194
103
90
339
-
6 RGS
108
60
60
-
72
8 Norte
253
268
-
156
-
Brasil 1.394 1.758 1.382 1.793 414

*Vivo inclui Telemig e Oi a Amazônia Celular.

 

A Oi obteve 39,4% de suas adições líquidas na área 10 (Nordeste) onde é líder de mercado com 41,1% de market share. Ela ficou com 73% das adições líquidas nesta área (Jan-Abr/08), sendo que no DDD 81 (Recife) e no DDD 85 (Fortaleza) a Oi obteve respectivamente 93% e 100% das adições líquidas em Abr/08.

 

Em São Paulo, Tim e Claro apresentaram mais que o dobro das adições líquidas da líder de mercado, Vivo (Jan-Abr/08). Das 4 áreas em que é líder de mercado, a Vivo só liderou em adições líquidas nos 4 primeiros meses do ano no Rio Grande do Sul.

 

A Tim liderou em adições líquidas no Paraná e Santa Catarina onde é líder de mercado com 46,1% de market share e no Norte, onde era a líder até a Oi adquirir a Amazônia Celular.

 

Market Share das Operadoras de Celular (Abr/08)

 

Áreas do SMC Vivo Tim Claro Oi BrT
1/2
SP
40,3% 25,9% 33,6% - -
10 Nordeste - 31,7% 27,2% 41,1% -
3 RJ/ES 39,5% 15,5% 25,2% 19,7% -
4 MG 28,5% 28,6% 12,5% 28,2% -
7 Centro Oeste 35,4% 14,4% 31,2% - 18,8%
5 PR/SC 25,2% 46,1% 17,3% - 10,8%
9 BA/SE 27,4% 21,8% 23,0% 27,8% -
6 RGS 42,8% 15,8% 31,2% - 10,2%
8 Norte 31,0% 34,0% - 35,0% -
Brasil 30,4% 25,9% 24,8% 15,0% 3,7%

 

As áreas 1/2 (São Paulo) e 10 (Nordeste) são as áreas com mais celulares no Brasil e as que tiveram as maiores adições líquidas (Jan-Abr/08), embora os crescimentos percentuais não tenham sido os maiores. São as áreas mais populosas e, curiosamente, são as duas únicas áreas que ainda possuem apenas 3 operadoras, o que deve ser corrigido em breve com a entrada da Vivo no Nordeste e da Oi em São Paulo.

 

Celular por Área do SMC

 

Áreas do SMC Celulares
(milhares)
Dens. Abr. Adições
Jan-abr
Cresc. ano
1/2
SP
30.660
72,85 1.362 4,6%
10 Nordeste
17.047
56,73 967 6,0%
3 RJ/ES
15.654
80,60 766 5,1%
4 MG
14.153
71,17 758 5,7%
7 Centro Oeste
13.427
77,25 658 5,2%
5 PR/SC
11.624
69,55 609 5,5%
9 BA/SE
8.795
54,18 726 9,0%
6 RGS
8.771
78,58 299 3,5%
8 Norte
7.611
41,83 619 8,8%
Brasil 127.743 66,84 6.763 5,6%

 

 

Com este cenário de competição acirrada, o crescimento em 2008 foi expressivo na maior parte do país.

 

O Norte e BA/SE, áreas que possuem densidades menores, cresceram cerca de 9% nos 4 primeiros meses do ano.

 

Mesmo RJ/ES, área com maior densidade (80,60 cel/100 hab.) cresceu 5,1%, mais que São Paulo e Rio Grande do Sul.

 

O Brasil terminou o mês de Abril de 2008 com 127,7 milhões de celulares e uma densidade de 66,84 cel/100 hab. As adições líquidas de 1,9 milhões de celulares do mês representam mais que o dobro das de Abril de 2007.

 

 

 

As adições líquidas acumuladas nos últimos 12 meses já chegam a 24,9 milhões de celulares. O mês de maio, primeiro mês a apresentar um crescimento expressivo em 2007, será um bom termômetro para avaliar o que irá acontecer com o celular no Brasil em 2008.

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Qual será o crescimento do celular em 2008?
  • Quem será o líder em adições líquidas em 2008?
  • A Oi terá o mesmo sucesso em São Paulo que está tendo no Nordeste? E a Vivo? Como se sairá no Nordeste?
  • A Claro está perdendo market share em 2008? Qual será a sua reação?
  • Como a portabilidade numérica influenciará o market share? E a 3G?
  • Há espaço para uma nova operadora com cobertura nacional? Quando a Anatel irá leiloar a banda H?

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