Seção: Comentários Teleco

12/10/2008


Qual será o market share da Oi em São Paulo?

 

 

A Oi irá entrar em operação no Estado de São Paulo no dia 24 de outubro de 2008 e já iniciou uma promoção agressiva de lançamento, complementada por uma forte campanha de propaganda voltada para a marca Oi.

 

A promoção permite àqueles que adquirirem o chip da Oi falarem praticamente de graça (bônus de R$ 20 por dia) com outros celulares da Oi, com telefones fixos ou em chamadas de longa distância utilizando o 31 , durante 3 meses. O chip da Oi sai por R$ 2 0,00 ou dois chips por R$ 31,00.

 

A Oi chega no estado de São Paulo como quarta operadora com licença para todo o Estado e deverá enfrentar uma pesada concorrência de Vivo, Claro e Oi. (mais detalhes)

 

Ago/08 (milhares)

celulares
Market Share
Adições Líq. 12 meses
Vivo
13.154
39,8%
1.733
Claro
11.338
34,3%
1.877
Tim
8.531
25,8%
2.598
CTBC (*)
60
0,2%
(1)
Aeiou (**)
1
0,0%
1
Total
33.083
100,0%
6.199

(*) Cobertura somente na região de Franca e alguns municípios vizinhos no total de 23 municípios.

(**) Cobertura somente na região metropolitana de SP

 

 

A entrada em operação da aeiou em Set/08, com uma estratégia agressiva de preços para o serviço (mais detalhes) é mais um ingrediente nesta disputa.

 

Será muito difícil para a Oi repetir a curva de crescimento de market share de quando entrou em operação na Região I em 2002 como 3ª operadora, ou mesmo a da Brasil Telecom na Região II, que como 4ª operadora atingiu um market share de 7% em seu primeiro ano de operação.

 

 

 

 

O Teleco estima que em Set/09 o estado de São Paulo possua mais de 40 milhões de celulares. Para conquistar um market share de 7% , a Oi precisaria ter adições líquidas no estado de cerca de 3 milhões de celulares em um prazo de 12 meses. Esta quantidade representa quase 50% das adições líquidas no estado nos últimos 12 meses (6,2 milhões de celulares). Mesmo reconhecendo que a entrada de uma nova operadora sempre acelera a taxa de crescimento do número de celulares, é pouco provável que a Oi conquiste um número tão grande de adesões.

 

A Tim, que entrou em operação no estado de São Paulo em 2004 como 3ª operadora conseguiu atingir um market share de 7,2% em 12 meses com adições líquidas de 1,7 milhões de celulares.

 

 

 

 

Além da promoção agressiva de lançamento e da estratégia de desbloqueio de celulares, a Oi procurou reduzir rapidamente a sua desvantagem em cobertura em relação as demais. Segundo dados da Anatel, em Set/08 a Oi já possuía ERBs em 162 municípios, podendo atender 83,5% da população do estado.

 

 

Cobertura Set/08*
Municípios
População
Vivo
645
100,0%
Tim
567
99,5%
Claro
549
99,3%
Oi
162
83,5%
CTBC
23
1,2%

*Fonte: ucel/Anatel, total de 645 municípios.

 

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Qual será o market share da Oi em São Paulo daqui a 1 ano?
  • A promoção de lançamento da Oi é tão agressiva como a que ela realizou ao iniciar suas operações na Região I? E em relação ao pula pula da BrT?
  • O crescimento do celular em São Paulo vai se acelerar com a entrada da Oi?

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Comentário de Maycon Martins

Avaliando a situação vivida hoje, pela Oi, entrando com a telefonia móvel no Estado de São Paulo e comparando com a tentativa de ganhar mercado da CTBC em Uberlândia, se os investimentos não forem maciços e extravagantes como o Estado merece, com certeza será mais um projeto a ser trabalhado como segunda linha, assim, como na cidade de Uberlândia.

 

Isso, levando em consideração a disparidade de cobertura existente entre ela e a VIVO, por exemplo. Um agravante para a Oi no momento de atingir o Mark Share em 2009 em São Paulo, poderá ser os investimentos que a mesma terá que fazer nas regiões, onde atualmente é de concessão da BrT.

 

Tudo isso porque projetos têm que ser cautelosos, porém, audaciosos e vice-versa

 

Comentário de Antonio Carlos de Lima

Possuo um telefone que comporta dois chips, o antigo é da TIM, agora já adquiri da Oi e o cadastrei, vamos ver que acontece, pois a concorrência sempre é bem vinda.

 

 

Workshop

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Internet das Coisas
27 de Junho

Market Update

Regulamentação

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop de Internet das Coisas

Organizador: Teleco
27 de junho

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...