Seção: Comentários Teleco

15/11/08


Claro entra para o grupo de líderes no 3T08

 

Nota: Vivo inclui Telemig e Oi inclui Amazônia.

 

O Teleco acompanha desde 2007 o desempenho das operadoras de celular no Brasil através de 7 indicadores apresentados na tabela a seguir com os respectivos líderes no 3 primeiros trimestres de 2008.

 

Líder em
Indicador
Líder no 1T08
Líder no 2T08
Líder no 3T08
Celulares
Market Share
Vivo
Vivo
Vivo
Crescimento
Adições Líquidas
Oi
Vivo
Claro
Cobertura
População atendida
TIM
TIM
Tim/Claro
Receita p/ Cliente
ARPU
BrT
Tim
Tim
Receita
Receita Líquida
Vivo
Vivo
Vivo
Rentabilidade
Margem EBITDA
Vivo
Oi
Oi
Qualidade
Metas da Anatel
Vivo
Vivo
Vivo

Nota: A ordem não reflete a importância dos indicadores. CTBC e Sercomtel não foram incluídas. Vivo inclui Telemig e Oi inclui Amazônia.

 

 

A principal alteração no quadro de líderes no 3T08 ocorreu com a Claro assumindo a liderança em adições líquidas no 3T08 e no acumulado do ano.

 

A Claro passou também a dividir com a Tim a liderança em cobertura (população atendida). Nos demais indicadores não houve alteração no líder em relação ao 2T08.

 

Apresenta-se a seguir uma análise detalhada destes resultados.

 

Crescimento: Claro assume a liderança no 3T08

 

A Claro foi a operadora com mais adições líquidas no 3T08 (2.556 mil celulares), tendo assumido a liderança não só no trimestre como no acumulado do ano (5.440 mil celulares).

 

Nota: Vivo inclui Telemig e Oi inclui Amazônia do 1T07 ao 1T08.

 

A Claro apresentou no trimestre um desempenho superior ao apresentado pelas demais operadoras. Já a Oi teve o seu desempenho prejudicado devido a uma limpeza na base da Amazônia Celular, adquirida este ano, que implicou em adições líquidas de -255 mil celulares em Set/08 (mais detalhes).

 

Market Share: Vivo mantém a liderança

 

A Vivo é a maior operadora de celular do Brasil com 42,3 milhões de celulares. Ela é a líder em market share em 2 Regiões, 12 Unidades da Federação (UF) e 31 das 67 áreas locais (DDD).

 

 
Market
Share
Celulares
(milhares)
Líder em Market Share 3T08
Região
UF*
DDD
1T08
2T08
3T08
1T08
2T08
3T08
Vivo
30,5%
30,4% 30,0%
38.309
40.435 42.277
II e III
12
31
Claro
24,8%
24,9% 25,3%
31.182
33.113 35.668
-
3
9
Tim
25,9%
25,4% 25,0%
32.548
33.829 35.220
-
4
16
Oi
14,9%
15,2% 15,5%
18.737
20.299 21.864
I
8
11
BrT
3,6%
3,8% 3,7%
4.578
5.015 5.246
-
-
-

Nota: Vivo inclui Telemig e Oi inclui Amazônia no 1T08 e no 1T07.* Unidade da Federação

 

A grande novidade do trimestre foi a Claro ter ultrapassado a Tim e assumido a 2ª colocação em market share de celulares no Brasil (mais detalhes).

 

 

 

 

Receita líquida: Vivo lidera e cresce em revenue share

 

A Vivo manteve a liderança em receita com uma boa margem em relação à segunda colocada Tim.

 

3T08
Receita Líquida (milhões)
Revenue Share %
1T08
2T08
3T08
Vivo
4.078
33,3%
32,4%
33,0%
Tim
3.358
27,1%
27,3%
27,2%
Claro
2.945
23,9%
24,4%
23,8%
Oi
1.450
11,4%
11,5%
11,7%
BrT
481
3,9%
4,0%
3,9%

Nota: Vivo inclui Telemig e Oi inclui Amazônia.

 

 

 

 

Qualidade: Vivo confirma sua liderança

 

A Vivo confirmou no 3T08 a sua liderança em qualidade em 2008, reforçando desta forma a sua imagem como "sinal de qualidade".

 

Metas Atendidas
1T08
2T08
3T08
Vivo
99,0%
99,7%
99,6%
BrT
98,5%
99,0%
99,5%
Claro
98,3%
98,8%
98,5%
Tim
92,5%
91,5%
92,3%
Oi
86,4%
84,8%
81,8%

Nota: Vivo inclui Telemig e Oi inclui Amazônia.

 

Tim e BrT melhoraram seu desempenho no 3T08, enquanto as demais operadoras apresentaram uma queda no total de metas atendidas.

 

 

 

 

ARPU: Tim mantém a liderança

 

A Tim manteve no 3T08 a liderança em ARPU (R$ 29,7).

ARPU (R$) 1T08 2T08 3T08
Tim
29,5
29,8
29,7
Vivo
29,5
28,8
29,4
BrT
29,8
29,2
28,8
Claro
26,0
26,0
25,0
Oi
21,7
22,0
21,4

Nota: Vivo inclui Telemig e Oi inclui Amazônia.

 

A Vivo melhorou o seu ARPU (R$ 29,4) e superou a BrT (R$ 28,8).

 

 

O ARPU Brasil no 3T08 foi de R$ 27,1 com pequena queda em relação ao 2T08 (R$ 27,2). Já a quantidade de minutos de uso mensais por usuário (MOU) cresceu de 84 minutos no 1T08 para 94 minutos no 2T08 e 96 minutos no 3T08, fruto das promoções para chamadas entre celulares da mesma operadora (mais detalhes).

 

TIM e Claro seguiram estas tendências no 3T08, mas a Vivo apresentou um crescimento do ARPU em relação ao 2T08 (R$ 28,8 para R$ 29,4) e queda do MOU (94 para 89 minutos).

 

 

Cobertura: Tim e Claro empatam no 3T08

 

A Tim e a Claro empataram n a liderança em cobertura atendendo a 87% da população do Brasil.

 

Operadora
População
Municípios
1T08
2T08
3T08
1T08
2T08
3T08
Tim
87%
87%
87%
48%
49%
50%
Claro
80%
81%
87%
47%
48%
53%
Vivo
76%
77%
83%
50%
51%
54%
Oi
41%
41%
61%
18%
18%
24%
BrT
21%
21%
21%
15%
15%
17%

Nota: Vivo inclui Telemig e Oi inclui Amazônia no 1T08 e no 1T07.

 

A liderança em municípios cobertos ficou com a Vivo.

 

 

Rentabilidade: Oi lidera

 

A Oi Móvel se manteve como operadora líder em margem EBITDA no 3T08.

 

3T08
Margem EBITDA%
Margem EBIT%
Lucro (prej.)
1T08
2T08
3T08
3T08
3T08
Oi
33,3%
34,6%
33,2%
17,1%
155
Vivo
35,4%
23,2%
32,3%
13,5%
(60)
Claro
29,8%
22,8%
22,9%
3,5%
ND
Tim
17,9%
20,0%
23,8%
5,4%
23
BrT
3,5%
6,4%
14,7%
-9,6%
(26)

Nota: Vivo inclui Telemig e Oi inclui Amazônia. Amazônia foi estimada pelo Teleco no 1T08.

 

A Oi apresentou também o melhor resultado para margem EBIT e lucro líquido.

 

 

Da análise do conjunto dos indicadores, conclui-se que o destaque do 3T08 foi a Claro que assumiu a liderança em adições líquidas e cobertura e ultrapassou a Tim em market share.

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • O quadro de líderes do 3T08 irá se repetir no último trimestre do ano?
  • A entrada da Oi em São Paulo pode alterar este cenário? e 3G e portabilidade?
  • Quais serão as grandes disputas a serem travadas no final de 2008?

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Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Comentário de Joelton Luiz

Concerteza a Claro pelo seu crescimento e investimento vai estar na disputa pela liderança, porém em médio prazo a TIM deverá assumir a liderança pela conveniência de ter Internet Banda Larga, Telefonia Fixa, Telefonia Móvel.

 

Estes produtos não tem conexão de fios e ainda a TIM possui um DDD Longa Distância (41).
A TIM está preparada para o crescimento, outras querem liderar mais não permanecer no topo, que é projeto da TIM.

 

 

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