Seção: Comentários Teleco

29/11/08


O que pode acontecer se a Telefonica comprar a Tim Brasil?

 

A imprensa italiana noticiou, na última semana de Nov/08, que a Telecom Italia estaria analisando a venda da Tim Brasil para a Telefonica.

 

O interesse da Telefonica em adquirir a Tim Brasil não pode ser visto como uma surpresa. Afinal, pode-se dizer que um dos objetivos da Telefonica ao adquirir participação no grupo de controle da Telecom Italia em Abr/07, foi evitar que as operações da Tim na América do Sul fossem parar nas mãos da América Móvil (mais detalhes).

 

A Telecom Italia enfrenta uma grave crise, que está exigindo um novo posicionamento da operadora. Ela está passando por uma redução de sua base de acessos fixos e móveis (celulares) na Itália e possui uma dívida líquida de 36 bilhões de euros (mais detalhes). Esta dívida, agravada pela crise financeira internacional, reduz a capacidade de investimento da empresa na Tim Brasil que atua em um mercado em forte expansão e que passa por um momento de virada tecnológica com a implantação da 3G.

 

Neste contexto, a venda da Tim Brasil, seu principal ativo fora da Italia, passa a ser uma das alternativas da Telecom Italia, por mais que esta opçãorepresente ceder posição importante em market share.

 

Por força do acordo de acionistas da Telecom Italia, a Telefonica é a candidata natural para adquirir a Tim Brasil.

 

O que pode acontecer se a Telefonica comprar a Tim Brasil?

 

Para que se efetivasse, uma possível aquisição da Tim Brasil pela Telefonica teria que ser aprovada pela Anatel. Como a Telefonica divide o controle da Vivo com a Portugal Telecom, para que a operação seja aprovada, será necessário resolver o problema de sobreposição de licenças entre as duas operadoras, o que é vedado pela regulamentação. Para tanto existem 3 possibilidades:

  • A Telefonica promove a fusão da Tim com a Vivo.
  • A Telefonica sai da administração da Vivo e fica na da Tim
  • A Telefonica vende a Tim para a Portugal Telecom e fica com 100% da Vivo

Analisa-se a seguir cada uma destas possibilidades.

 

Telefonica fica na administração da Vivo ou da Tim

 

Nas duas opções a mudança no ambiente competitivo é menor, com o mercado sendo disputado por 4 grupos com presença nacional.

 

 

A sua viabilização dependeria, no entanto, da concordância da Portugal Telecom com uma solução proposta pela Telefonica, ou de conseguir recursos suficientes para adquirir os 50% da Telefonica na Vivo, ou o controle da Tim Brasil.

 

É importante lembrar, que caso a Telefonica se desligue totalmente da Vivo, esta operadora perderia parte do seu poder de fogo em itens como compra de aparelhos.

 

Já a operadora que ficar com a Telefonica irá se beneficiar com uma maior integração com a operação de telefonia fixa da Telefonica no país.

 

Fusão da Tim com a Vivo

 

Apesar de ser a opção mais vantajosa para a Telefonica, é a que encontraria mais dificuldades para ser aprovada pela Anatel/CADE devido à concentração que promovida no mercado de celular. Juntas, as duas operadoras passariam a ter um market share de 54,4%.

 

 

 

Esta concentração á maior ainda em algumas áreas como Paraná/Santa Catarina, Norte e São Paulo.

 

 

 

 

Além disto, a Telefonica teria que convencer a Portugal Telecom a aceitar esta fusão, vendendo suas ações ou vendo a sua participação ser diluída na nova operadora (Vivo/Tim).

 

Outro inconveniente desta fusão é que teriam de ser devolvidos para a Anatel os blocos de frequências de uma das duas operadoras.

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • A Telecom Italia irá vender a Tim Brasil? Caso isto ocorra, qual seria a melhor opção para o mercado brasileiro? E para a Telefonica?
  • Se tiver de optar entre Vivo e TIM Brasil, com qual a Telefonica ficaria?
  • Com a densidade de celulares chegando a 100% no Brasil, seria oportuno promover maior flexibilidade regulatória para permitir novas fusões?
  • O mesmo deveria ocorrer com a TV por assinatura permitindo atuação convergente para as operadoras fixas e móveis?
  • Caso a Telefônica decida sair da Vivo, a Portugal Telecom teria interesse em tornar-se uma operadora celular puro sangue no Brasil?

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Workshop Celular Market Update

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Regulamentação
10 de Maio

Internet das Coisas
30 de Maio

Market Update

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop Regulamentação

Organizador: Teleco
10 de maio

Workshop de Internet das Coisas

Organizador: Teleco
30 de maio

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...