Seção: Comentários Teleco

02/01/2008


O que acompanhar em 2009

 

 

 

 

O ano de 2008 foi bom para o setor de telecomunicações, mas a crise financeira internacional pode afetar o setor em 2009. No plano internacional a crise já aponta para uma redução do crescimento do celular e da venda de aparelhos.

 

No Brasil o ano começa com um novo cenário competitivo com a incorporação da Brasil Telecom (BrT) pela Oi.

 

Apresenta-se a seguir uma seleção das 10 principais tendências selecionadas pelo Teleco para serem acompanhadas em 2009:

 

  1. Crescimento do Celular. O cenário competitivo que levou a um crescimento recorde do celular em 2008 continuará presente em 2009. A Oi continuará agitando o mercado paulista e deve disputar mais agressivamente a Região II da BrT. Já a Claro procurará diminuir a distância que a separa da Vivo. O controle do churn será fundamental para o desempenho das operadoras. O Brasil deve terminar 2009 com uma densidade de mais de 90 cel/100 hab. Este cenário pode ser afetado, no entanto, pelos reflexos da crise financeira internacional no Brasil.
  2. Expansão da 3G. As operadoras devem continuar ampliando suas redes 3G no Brasil, o que deve estimular o uso da banda larga móvel através de modems. Deverá também crescer o uso de smartphones estimulando o aparecimento de novos serviços. A Anatel poderá também realizar em 2009 a licitação da Banda H e com isto colocar mais um competidor no mercado brasileiro. No entanto, é possível que a redução de investimentos esperada no mercado internacional para 2009 adie esta decisão.
  3. Operadores Móveis Virtuais (MVNO). Com o celular ultrapassando uma densidade de 90 cel/100 hab., parece estar chegando a hora dos MVNOs deslancharem no Brasil, a exemplo do que ocorreu em outros países do mundo.
  4. Receita do celular ultrapassa a do fixo. A receita das operadoras de celular vem crescendo mais que a das operadoras de telefonia fixa (incluindo banda larga). Em 2009 a receita do celular pode ultrapassar a das operadoras de telefonia fixa.
  5. Crescimento da Telefonia Fixa. A quantidade de acessos fixos em serviço deve manter a tendência de crescimento em 2009, principalmente pela ação de empresas autorizadas, como Embratel e GVT, e pela utilização de tecnologias wireless e VOIP. O crescimento da banda larga continuará sendo o foco das operadoras de telefonia fixa visando o crescimento de receita.
  6. WiMAX. Aguarda-se para 2009 a licitação de frequências de WiMAX (3,5GHz) no Brasil o que pode ser mais um estimulador para o crescimento da banda larga.
  7. Portabilidade numérica. A portabilidade numérica chegou ao Brasil em 2008. Até março de 2009 ela estará disponível em todo o país, A utilização da portabilidade ainda é pequena, mas seus efeitos já se fazem sentir, principalmente na telefonia fixa. No celular ela será o grande trunfo para conquista de clientes.
  8. Consolidação das Operadoras. Com a decisão da Telecom Italia de manter o controle da Tim Brasil, não são esperados grandes movimentos de consolidação em 2009. Existem, no entanto, algumas empresas que podem ser alvo de aquisição como a GVT e a Intelig.
  9. Triple Play. Com a convergência, as operadoras estão focando cada vez mais em pacotes triple play (Fixo, banda larga e TV por Assinatura). Pode ajudar neste processo a concretização em 2009 de mudanças na regulamentação da TV a cabo, previstas no PL 29, que não aconteceram em 2008.
  10. TV Digital. Não há sinais de que 2009 será muito diferente de 2008 para a TV Digital. O número de cidades com o serviço disponível deve aumentar, mas ela deve continuar enfrentando problemas de cobertura, pouca programação e o alto preço dos conversores.

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Como a crise financeira internacional irá afetar o setor de telecom no Brasil?
  • A Nextel irá adquirir uma licença de 3G?
  • A licitação de Wimax irá ocorrer em 2009?
  • A portabilidade numérica será um fator de competição para o mercado de telecomunicações, tanto na telefonia fixa como na celular?

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Workshop

 

 

CONSULTORIA TELECO

Relatórios

Imagem cortesia FreeDigitalPhotos.net

Telecom, Celular e Capex

Workshops

Market Update

America Latina

Regulamentação de Telecom

Consultoria

Estudos e Base de Dados

Mais Produtos

EVENTOS

Mais Eventos




 

 


Siga o Teleco

 

...

 

 

Imprima esta página

Envie esta página

Adicione aos Favoritos Comunique erros