Seção: Comentários Teleco

08/01/2009


O que muda com a incorporação da Brt pela Oi?

 

No dia 8 de janeiro de 2009 a Oi assumiu o controle da Brasil Telecom (BrT). A incorporação ocorreu cerca de oito meses e meio após o anuncio do negócio em 25 de abril de 2008 (mais detalhes).

 

Com a incorporação da BrT a Oi passou a ocupar a 2ª posição em receita bruta entre os grupos que atuam no mercado de serviços de telecomunicações no Brasil, estando muito próxima do grupo Telefonica/Vivo (mais detalhes).

 

Nota: R$ 111 bilhões no acumulado dos primeiros 9 meses do ano.

 

 

Oi e BrT são as concessionárias de telefonia fixa local das regiões I e II do Brasil. Com esta aquisição a Oi se consolidou como principal operadora de telefonia fixa do Brasil, e por consequência de Banda Larga.

 

Como Oi e BrT atuam em regiões geográficas distintas não se espera grandes mudanças na ação destas nos mercados onde são líderes ( telefonia fixa e banda larga).

 

Já no mercado de celular onde a Oi, mesmo com a incorporação da BrT, ocupa a 4ª posição em market share, o mesmo não deve ocorrer.

 

 

 

 

Além da BrT, a Oi adquiriu também licenças para atuar em São Paulo passando a atender a todos o Brasil, a exemplo do que fazem Vivo, Claro e Tim.

 

A Oi entrou de forma agressiva no mercado paulista, tendo atingido em menos de 2 meses um market share de 4,6%. Deve também passar a ter uma postura mais agressiva na Região da BrT, a exemplo do que faz em sua região onde é líder em market share de celular.

 

Esta postura mais agressiva deve se estender para outras áreas de atuação, como a TV por assinatura, onde a presença da Oi é incipiente. A Oi pretente conquistar 8 milhões de assinates de DTH em um prazo de 5 anos. Os provedores de Internet da Oi e da BrT não sofrerão mudanças neste momento, por exigência do CADE.

 

A Oi anunciou também planos para uma atuação internacional buscando expandir-se para a América Latina e para a África. não será uma tarefa simples, uma vez que as principais operadoras destas regiões já foram adquiridas por grandes grupos internacionais.

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • A Oi/BrT será o grupo líder em Telecom no Brasil?
  • A Oi/BrT irá se expandir para o exterior?
  • Como a 3G e portabilidade numérica podem afetar este quadro?
  • Qual será a evolução do processo de consolidação de operadoras no Brasil?

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Workshop

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Market Update

04 de Abril

Regulamentação de Telecom

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop Teleco Market Update 2016

Organizador: Teleco
4 de abril

IoT BRASIL SUMMIT 2017

Organizador: Telesemana/Teleco
5 de abril

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...