Seção: Comentários Teleco

23/01/09


Fabricantes de telefones celulares são os primeiros a sentir os efeitos da crise financeira global

 

 

A recessão econômica, provocada pela crise financeira global, está inibindo os gastos do consumidor com Telecom no mundo, principalmente no que se refere a reposição de aparelhos de celular.

 

As vendas de telefones celulares no mundo no 4º Trimestre de 2008 (4T08) apresentaram uma redução de cerca de 10% em relação ao 4T07. Nokia, Motorola e Sony Ericsson foram os fornecedores mais afetados com reduções significativas em seu volume de vendas (unit shipments).

 

 

Samsung e LG apresentaram crescimento no trimestre atribuído a seus portfólios de produtos de preço médio. Já a Nokia, apresentou uma redução na sua venda de smartphones, apesar das vendas neste segmento terem apresentado um crescimento de 20% na comparação do 4T08 com o 4T07.

 

A Rim (Blackberry) e a Apple (iPhone) apresentaram um forte crescimento no período.

 

 

Smartphones (milhões)
4T07
4T08
Crescimento
Nokia
18,8
15,1
-19,7%
RIM
3,94
6,68
69,5%
Apple
2,32
4,36
87,9%

 

 

A Apple, em particular, colheu os frutos do sucesso do iPhone 3G, que vendeu 6,9 milhões de unidades no 3T08 e 4,4 milhões de unidades no 4T08.

 

Todos os cinco fornecedores, que juntos concentram mais de 80% das vendas de telefones celulares no mundo, apresentaram redução nas suas margens operacionais, sendo que a Sony Ericsson reportou um prejuízo de 187 milhões de euros.

 

A Nokia estima que a quantidade de telefones celulares vendidos em 2009 seja 10% menor que em 2008 (unit shipments). Esta queda deve ser mais acentuada no 1º semestre de 2009.

 

A América Latina é a região onde estes efeitos estão sendo sentidos de forma mais suave. As vendas da Nokia na região apresentaram uma redução de apenas 0,7% na comparação do 4T08 com o 4T07. Os efeitos devem se acentuar, no entanto em 2009, afetando as exportações brasileiras de telefones celulares. Em 2008 o Brasil exportou 23,9 milhões de telefones celulares com um crescimento de 7,8% em relação a 2007 (mais detalhes).

 

Os efeitos da crise global no Brasil, e seu impacto nos gastos do consumidor com Telecom ainda não estão claros. Mas é de se esperar uma redução na venda de aparelhos celulares, principalmente nos primeiros meses de 2009, devido à cautela das operadoras que estão procurando reduzir os seus estoques. Em Nov/08, último mês cujos dados estão disponíveis, a produção de telefones celulares no Brasil apresentou uma redução de 4,6% em relação à Nov/07 (mais detalhes).

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Qual será o impacto da crise financeira global no mercado brasileiro de telecomunicações?
  • Quem será mais afetado? Os fornecedores de telefones celulares?
  • O que as empresas irão fazer para enfrentar esta crise?
  • O crescimento da cobertura de 3G pode afetar positivamente este quadro? E o mercado corporativo? 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Workshop Celular Market Update

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Internet das Coisas
27 de Junho

Market Update

Regulamentação

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Painel Telebrasil 2017

19 e 20 de setembro

Organizador: Telebrasil

A Jornada NFV e outras Inovações de monetização em infraestrutura Telco-Cloud

21 de setembro

Organizador: Telesemana/Teleco

Mais Eventos




LIVROS

 

 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...