Seção: Comentários Teleco

29/03/2009


O impacto da Oi no crescimento do celular em São Paulo

 

A Oi entrou em operação no estado de São Paulo em Out/08 com uma promoção agressiva de lançamento e conquistou neste mesmo mês, 1,2 milhões de celulares (mais detalhes).

 

Com a Oi, o estado de São Paulo acelerou o crescimento do celular, passando a crescer a uma taxa mais alta que a média Brasil.

 

 

A entrada da Oi afetou pouco as adições líquidas das demais operadoras (Vivo, Claro e Tim).

 

 

A Oi aumentou também a participação dos celulares pré-pagos no total do estado, uma vez que a maior parte dos seus celulares em São Paulo é de pré-pagos.

 

 

As adições líquidas de celulares pré pagos entre Out/08 e Fev/09 em SP somaram 4,2 milhões.

 

 

A Oi conquistou em 5 meses um market share de 6,2%. Quando a Tim entrou como 3ª operadora em São Paulo em 2004, ela levou 12 meses para atingir um market share de 7,2%.

 

 

 

 

 

 

A região metropolitada de São Paulo (11) é onde a Oi atingiu um maior market share (7,9%).

 

 

 

 

 

 

Market Share em São Paulo - Fev/09
Área
Vivo
Claro
Tim
Oi
11
37,00%
28,60%
26,40%
7,90%
12
32,90%
36,30%
23,60%
7,10%
13
42,00%
35,10%
16,70%
6,20%
14
54,10%
23,60%
19,30%
3,00%
15
55,80%
29,50%
12,10%
2,60%
16
21,00%
55,10%
17,30%
4,30%
17
38,10%
40,10%
17,80%
3,60%
18
49,70%
29,80%
17,70%
2,80%
19
31,50%
46,20%
19,20%
3,10%
SP
37,40%
33,30%
22,90%
6,20%

 

 

 

Com este crescimento, São Paulo ultrapassou o Rio Grande do Sul e se consolidou como o 4º estado em densidade em Fev/09 (94,35 cel/100 hab.), atrás apenas do Distrito Federal (143,76), Rio de Janeiro (97,87) e Mato Grosso do Sul (96,01).

 

Já a região metropolitana (SP 11) saltou da 11ª posição entre as áreas mais densas em Set/08 para a 3ª posição em Fev/09 com uma densidade de 104,26 cel/100 hab., atrás apenas de Salvador (71), com densidade de 126,59 cel/ 100hab. e Brasília (61), com 118,52 cel/100..

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Qual será o market share da Oi após um ano de operação?
  • A portabilidade numérica irá ajudar a Oi?
  • A Oi está sendo adotada como o 2º chip pela maioria dos clientes?
  • Qual será o crescimento do celular em 2009?
  • Qual será o impacto nos preços dos serviços de telefonia celular em São Paulo?

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Workshop Celular Market Update

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Market Update

04 de Abril

Regulamentação de Telecom

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop Teleco Market Update 2016

Organizador: Teleco
4 de abril

IoT BRASIL SUMMIT 2017

Organizador: Telesemana/Teleco
5 de abril

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...