Seção: Comentários Teleco

 02/05/2009


A briga por market share em 2009: Claro x Vivo e Oi x Tim

 

O mercado de celular no Brasil está consolidado em torno de 4 grandes operadoras com cobertura nacional e que juntas concentram 99,6% dos celulares.

 

 

A diferença que separa a operadora líder (Vivo) da quarta colocada (Oi/BrT) caiu em 1 ano de 11,92 pontos percentuais (1T08) para 9,03 pontos percentuais (1T09). Mantidas as tendências atuais esta dispersão deve cair para cerca de 8 pontos percentuais no final de 2009.

 

Uma distribuição mais equilibrada de market share entre as operadoras deve acirrar algumas disputas, como:

  • Claro x Vivo. A Vivo deve continuar a perder lentamente market share em 2009, mas dificilmente será alcançada pela Claro este ano. A Claro apresentou um baixo crescimento no 1T09 (mais detalhes) e terá que acelerar nos próximos trimestres para manter sua trajetória ascendente de ganhar market share e se aproximar da Vivo.
  • Oi x Tim. A Oi está se aproximando da Tim, que promoveu uma limpeza de base em 2009 e está focando mais em rentabilidade que market share, e poderá ultrapassá-la no final de 2009. São Paulo é a principal alavanca do crescimento da Oi tendo sido responsável por 44,4% de suas adições líquidas no 1T09.

Diante deste cenário pergunta-se:

  • A Oi vai ultrapassar a Tim?
  • A Claro vai continuar focando em crescimento ou passará a priorizar a rentabilidade como a Tim?
  • As promoções de celulares pré-pagos a preços baixos vão continuar?

  • Em geral o mais importante em 2009 será manter o revenue share? Como ficam as ofertas no mercado corporativo?

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