Seção: Comentários Teleco

 19/06/2009


Oi lidera crescimento em maio

 

Segundo dados divulgados pela Anatel o Brasil apresentou em maio de 2009 adições líquidas superiores às de maio de 2008. Esta é a primeira vez em 2009 que as adições líquidas de um mês superam as apresentadas no mesmo mês de 2008.

 

 

 

Este é um sinal de que o mercado de celular continua aquecido no Brasil apesar da crise. As adições líquidas no acumulado do ano somam 6,9 milhões de celulares e 26,9 milhões nos últimos 12 meses.

 

A distribuição das adições líquidas entre as operadoras em Mai/09 traz algumas surpresas.

 

 

É a primeira vez que uma operadora que não subsidia aparelhos no varejo (Oi) consegue superar as demais que utilizam esta prática.

 

Contribuiu para este resultado o seu desempenho na região da BrT, onde apresentou adições líquidas de 698 mil celulares em maio. Neste mês a Oi lançou sua marca nesta região juntamente com seus planos de serviço mais agressivos, principalmente para o segmento pré pago. Ela havia tido adições líquidas negativas em março (-54 mil) e abril (-202 mil) nesta região.

 

A Oi havia anunciado em 19 de maio a venda, em menos de um mês, de mais de 600 mil Oi chips na Região da BrT. A sua promoção de lançamento da marca concede créditos para o pré-pago de até R$ 600 por mês para quem efetuar recargas de R$ 1.

 

De fato, em Mai/09 a Oi conquistou 60% do total de 1,16 milhões de adições líquidas da região da BrT (Região II), na sua maioria pré pagos, Os celulares pré pagos representaram 92,4% das adições líquidas nesta região. Este resultado contribuiu para aumentar a participação do pré pago no total Brasil, que cresceu de 81,60% em abr/09 para 81,75% em mai/09.

 

Vivo e Claro estão executando estratégias semelhantes com resultados muito próximos no acumulado do ano.

 

 

Já a Tim, que vem se recuperando da limpeza de base de cerca de 1 milhão de celulares realizado no primeiro trimestre (1T09), apresentou um bom desempenho em maio, mas ainda está atrás das demais no acumulado do ano.

 

Com os resultados de maio, a Oi aumentou o seu market share para 21,14% e diminuiu sua distância em relação à Tim para 3,8 milhões de celulares.

 

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • Quais serão as adições líquidas de celular em 2009 no Brasil?
  • A crise está afetando o crescimento do celular no Brasil?
  • A Oi vai ultrapassar a Tim em 2009?
  • Qual a explicação para a Claro ter apresentado adições líquidas menores que as demais em maio?

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Comentário de Fernanda Lima

Imagino que o motivo pelo qual a operadora Claro tenha apresentado menores adições liquidas em relações as demais operadoras seja devido ao fato de permanencia da sua promoção.

 

Sabemos q Clientes adoram ganhar e são em meses de campanha(dias das mães,namorados,natal e etc...) que as operadoras devem apostar suas cartas!!!!

 

A operadora no entando se manteve com o mesmo seguimento. E com a concorrência acirrada e a portablidade númerica todas devem se policiar de modo q os maiores beneficiados sejamos nós consumidor final!!!!!!

 

 

Comentário de Fabiana Oliveira

Na verdade, a Claro não pecou pela promoção. O que acontece é que a Oi investe pesado neste segmento, induzindo várias pessoas a adiquirirem seus planos e aparelhos, porém fora as promoções (que não duram para sempre) não tem nada que a difere das outras operadoras. Era assim quando eu morava no Rio de Janeiro e será assim aqui no Sul. Daqui há seis meses, estarão todos insatisfeitos e voltando para suas operadoras. Inclusive eu.

 

 

Comentário de Sueden Barbosa

Bem a queda que a claro teve neste mês de maio devido a sua promoção esta a baixa nivel em relação a concorrências. E a publicidade tembém ter caido....

 

 

Comentário de Luiz Augusto Borges

Acredito que as adiçoes liquidas vão ser menores que a de anos anteriores. Apesar da realidade mesmo com a crise o mercado de telecom vem se mantendo bem aquecido e firme.

 

Acredito que a Oi supera sim a Tim porém. Não em 2009. Até por que a tim está em fase de reformulação e não faz investimentos em 3G. ao contrário das concorrentes. E o resultado mensal da CLARO no mês de maio. Fiquei surpreso pelo resultado pifio, porém acredito que tenho sido pela constante igualdade nas promoções..

 

 

Comentário de Marcos Araujo

As promoções realmente tem efeito na base de cliente, no entanto, se a rede não tiver qualidade nos serviços prestados os clientes migram para outra operadora, portanto, as operadoras tem que oferecer qualidade e bons preços para fidelizar seus clientes.

 

 

 

Comentário de Rodrigo Miranda

Acho que a fraca adição da claro no mês de maio se deve principalmente pela promoção ja desgastada e não popular ao contario da concorrente que teve mais adições no mês de maio que é uma promoção que já se vem de bastante tempo e estremamente popular e sendo assim ela nem precisa mecher nessa promoçõa, independente das datas comemorativas ela se mante a mesma, como se fala em time que ta guanhando não se meche e acho que ate desembro depois do natal a Oi vai ultrapaçar a TIM.

 

 

Comentário de Rodrigo Silva

Acho que a claro teve um erro de estrategia muito grande, de ter deixado a Telemig e Amazonia Cel para as concorrentes porque essas operadoras eram essenciais para a claro, se em 2005 quando ela entrou em operação em MG ela estivesse comprado (a TElemg e Amaz..) já era para Claro já ter cobertura nacional a mais tempo e como concequencia incorporado os clientes dessas operadoras e conquistado mais clientes nesses mercados e alem de não precisar desembolsar nos leilões de sobras de frequencia como ela acabou fazendo, se ela tivesse feito isso concertesa se já não tivesse passado a Vivo hoje estaria bem perto.

 

 

Comentário de Allan Gomes Fernandes

Os resultados do mês refletem que o mercado brasileiro está cada vês mais maduro, porque o serviço passou a ser o diferencial, tanto a OI como a TIM, focaram nos últimos meses esse ponto e se deram bem. O forte da Claro sempre foi o subsidio e assim que o mercado passe a valorizar o serviço em detrimento ao aparelho, as operadoras que usam esta tática perdem espaço. Não creio que a Oi passe a TIM neste ano, principalmente se observado o evolutivo das duas e não o acumulado destas empresas.

 

Por ultimo a crise afeta todos os mercados, no entanto o governo brasileiro parece que acertou a mão durante a crise e o impacto não é (ou foi) tão grande. Pelo andar dos resultados é que, se não houver nenhum acontecimento extraordinário, deferências entre todas as operadoras em market share estejam bem reduzidas e elas se alternem nas posições.

 

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