Seção: Comentários Teleco

 25/07/2009


Oi lidera crescimento do celular no 1º semestre de 2009

 

A Oi/BrT liderou o crescimento do celular no 1º semestre de 2009 com adições líquidas de 3,9 milhões de celulares.

 

O expressivo crescimento apresentado pela Oi/BrT em 2009, deve-se à sua expansão para o estado de São Paulo onde conquistou 41,9% das suas adições líquidas no semestre (1,6 milhões de celulares) e a planos mais agressivos na região da BrT, onde conquistou 28,8% das suas adições líquidas. Ou seja, mais de 70% das adições líquidas foram conseguidas fora da Região I.

 

No entanto, enquanto a Oi crescia na Região III (São Paulo) e na Região II (BrT), Vivo e Tim concentraram as suas adições líquidas na Região I (antiga Telemar) onde obtiveram, respectivamente, 62,3% e 64,2% de suas adições líquidas.

 

Com este resultado o market share da Oi/BrT cresceu de 19,9% em Dez/08 pra 21,2% em Jun/09, diminuindo a sua diferença em relação à terceira colocada Tim.

 

 

 

A Tim, que promoveu uma limpeza de base de cerca de 1 milhão de celulares no 1T09, recuperou-se no 2º trimestre de 2009 (2T09) com adições líquidas de 1,7 milhões de celulares. A Tim liderou o crescimento do celular em Jun/09 com adições líquidas de 681mil celulares.

 

A Claro, que liderou o crescimento do celular em 2008 (mais detalhes), vem apresentando um ritmo menor de crescimento em 2009, tendo apresentado adições líquidas inferiores às de Oi/BrT, Vivo e Tim no 2T09.

 

Uma das causas deste resultado é o aumento do churn mensal da Claro de 2,5% no 1T09 para 2,8% no 2T09. Sem este crescimento da taxa de perda de clientes a Claro teria apresentado no 2T09 adições líquidas de cerca de 1,2 milhões de celulares com desempenho muito próximo ao da Vivo.

 

A Claro parece estar também colocando mais peso na rentabilidade, sem buscar um crescimento mais acelerado no segmento pré-pago. No 2T09, a sua margem EBITDA manteve-se em 25% e o seu ARPU em R$ 23. Já os minutos de uso (MOU) caíram de 95 minutos no 4T08 para 73 minutos no 2T09.

 

Já no segmento pós pago, a Claro apresentou 583 mil celulares de adições líquidas no semestre (52,7% do total Brasil), atingindo um market share de 29% em Jun/09.

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • A Oi vai continuar liderando o crescimento do celular no 2º semestre de 2009?
  • A Oi vai ultrapassar a Tim em 2009?
  • E a Claro, vai acelerar o seu ritmo no 2º semestre?
  • Quais serão as adições líquidas de celular em 2009 no Brasil?

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Comentário de Nelson Marchante

Certamente a Claro virá com tudo nesse 2º semestre! Aguardem!

 

 

Comentário de Rafael Gustavo Monagatti

Sim. A Oi vai continuar o crescimento acelerado alavancando suas vendas e ultrapassando a Tim ainda em 2009 no máximo até o 1º trimestre de 2010, como faço parte dessa equipe monstruosa de vendas da Oi acredito no nosso potencial...

 

 

Comentário de Ricardo Camargo

Eu acredito que com essa promoção agressiva da Claro, de falar 1 minuto e ganhar 30, sem expirar o bônus ela irá dar grandes saltos, mas ela tem que aprender que isso sera por apenas 6 meses, pois depois deste periodo ela acaba com o "engano", e como consequência perde clientes pois aqueles "novos" clientes deixam a operadora em busca de promoções mais agressivas, por ela deve ficar muito esperta em relação a isso.

 

Eu acho incrível a corrida das 4 operadoras de telefones movéis do Brasil em busca do crescimento, fazem cada promoções de minutos e reais mirabolantes, a Vivo que se cuide se ela continuar assim, logo logo ficara na lanterninha das outras 3, enfim, mas quem ganha com toda essa competição com ctza éo Consumidor, por isso parabéns a todas teles.

 

 

Comentário de Carlos Roberto da Silva

Penso que a vivo continuará em primeiro lugar no rankim nacional, embora esteja focando na internet movél 3G. A TIM está queimada no mercado pelo mau atendimento, a Claro não tem preco e a OI, não tem pós venda e seu call center é terrível.

 

 

Comentário de Gustavo Araujo

Acredito que a TIM, com esta renovação de base e agora com promoções agressivas tanto para usuários de pré como para pós-pagos (Plano Infinity, o melhor criado até hoje na minha opinião) tem grande potencial para lutar forte no mercado.Em Belo Horizonte, onde a Oi tem a maioria dos seus clientes em MG,a liderença está sendo fortemente ameaçada pela TIM. Ou a Oi investe numa boa promoção ou verá seus clientes 'ligadores' falando INFINITAMENTE na TIM.

 

 

Comentário de Sandro Cezar Dias Dellea

Acho que a Oi tem tudo para assumir o lugar da Tim em 2009 ainda,já ultrapassar as gigantes claro e vivo ainda falta muito. E que venham promoções cada vez mais ousadas dessas 4 operadoras. Nós, consumidores agradecemos.

 

 

Comentário de Mario Fernando Albino de Oliveira

A vivo é a melhor, e vai continuar,porque é se preocupa com a qualidade.

 

 

Comentário de Gláucio Luziano

Pelo que eu estou entendendo, a Vivendi ainda não comprou a GVT e pelas notícias que tenho lido, a Telefônica fez uma oferta também e mais alta do que a da Vivendi. Agora, se a GVT for comprada pela Telefônica, a GVT vai sair no prejuízo, ou melhor, os seus clientes!!!

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Internet das Coisas
27 de Junho

Market Update

Regulamentação

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Mais Eventos




LIVROS

 

 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...