Seção: Comentários Teleco

 16/08/2009


Vivo, Claro, Tim e Oi dividem a liderança no 2T09

 

O Teleco acompanha desde 2007 o desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através de 7 indicadores.

 

No 2º trimestre de 2009 (2T09), a Vivo manteve-se como líder na maioria dos indicadores (market share, receita, margem EBITDA e qualidade) tendo sido, no entanto, superada pela Tim em ARPU. A Oi permaneceu líder em crescimento e a Claro em Cobertura.

 

 

 

Líder em
Indicador
Líder em 2008
Líder no 1T09
Líder no 2T09
Celulares
Market Share
Vivo
Vivo
Vivo
Receita p/ Cliente
ARPU
Tim
Vivo
Tim
Receita
Receita Líquida
Vivo
Vivo
Vivo
Rentabilidade
Margem EBITDA
Vivo
Vivo
Vivo
Qualidade
Metas da Anatel
Vivo
Vivo
Vivo
Crescimento
Adições Líquidas
Claro
Oi
Oi
Cobertura
População atendida
Claro
Claro
Claro

Nota: A ordem não reflete a importância dos indicadores. CTBC e Sercomtel não foram incluídas. Oi inclui BrT.

 

Analisa-se a seguir cada um destes indicadores.

 

Crescimento: Oi repete liderança no 2T09

 

A Oi repetiu o desempenho do 1T09 e manteve-se líder em crescimento no 2T09 com adições líquidas de 2,1 milhões de celulares.

 

 

O crescimento da Oi em 2009 está sendo impulsionado pela sua entrada em São Paulo e por planos mais agressivos na região da BrT onde conquistou 775 mil novos celulares no 2T09.

 

A Oi superou as demais operadoras inclusive em Maio, mês em que obteve 60% de suas adições líquidas no 2T09 (mais detalhes).

 

 

 

Market Share: Vivo consolida-se na liderança

 

A Vivo é a maior operadora de celular do Brasil com 48,6 milhões de celulares e um market share de 29,33%.

 

 

 

A Vivo vem perdendo paulatinamente market share. A diferença que a separa da Oi caiu de 11,92 pontos percentuais (p.p.) no 1T08 para 8,11 p.p. no 2T09.

 

Entretanto, a Vivo conseguiu aumentar a distancia que a separa da segunda colocada (Claro) de 3,94 pontos percentuais no 1T09 para 3,97 no 2T09.

 

 

Market Share
2T08
1T09
2T09
Dif. em relação
à Vivo
Vivo
30,36%
29,70%
29,33%
-
Claro
24,87%
25,76%
25,36%
3,97 p.p.
Tim
25,40%
23,50%
23,71%
5,62 p.p.
Oi
19,01%
20,67%
21,22%
8.11 p.p.

 

A Claro perdeu market share neste trimestre passando de 25,76% no 1T09 para 25,36% no 2T09, fato que não ocorria desde o 1T08. A Tim aumentou em 0,21 p. p. seu market share no 2T09, revertendo uma tendência de perda que vinha desde o 2T08.

 

 

A Vivo é a líder em market share em 2 regiões, 11 unidades da federação e 28 áreas locais (DDD).

 

 

 
Líder em Market Share 2T09
Região
UF*
DDD
Vivo
II e III
11
28
Claro
-
4
12
Tim
-
6
18
Oi
I
6
9

* Unidade da Federação

 

 

ARPU: Tim reassume a liderança

 

A Tim reassumiu a liderança em ARPU que tinha perdido para a Vivo no trimestre anterior.

 

ARPU (R$)
4T08
1T09
2T09
Tim
29,9
26,0
26,6
Vivo
29,1
27,0
26,3
Claro
25,0
23,0
23,0
Oi*
25,0
21,1
21,0
ARPU Brasil
27,4
24,5
24,4

Nota: Oi inclui BrT.

 

Manteve-se neste trimestre a tendência de queda no ARPU observada no trimestre anterior. Só a Tim apresentou crescimento no ARPU, as demais operadoras apresentaram queda.

 

A Vivo foi a líder em minutos de uso mensais por usuário (MOU) com 80 minutos, seguida pela Tim e Claro com 73 minutos. A Oi não divulga este indicador ( mais detalhes).

 

 

Receita líquida: Vivo amplia sua vantagem em relação à Tim

 

A Vivo manteve sua vantagem em "revenue share" em relação à 2ª colocada Tim.

 

2T09
Receita Líquida (milhões)
Revenue Share %
2T09
2T08
Vivo
3.936
31,7%
32,4%
Tim
3.304
26,6%
27,2%
Claro
2.948
23,8%
24,4%
Oi
2.165
17,4%
15,3%

Nota: Oi inclui BrT.

 

O crescimento da receita da venda de aparelhos ajudou a Tim a ampliar o seu "revenue share" de 25,3% no 1T09 para 26,6% no 2T09 (mais detalhes).

 

 

Rentabilidade: Margem EBITDA da Vivo de 30,4%

 

A Vivo manteve a liderança em margem EBITDA e aumentou seu lucro líquido para R$ 172 milhões no 2T09. A Oi e a Tim que tiveram margem EBIT negativa no 1T09, se recuperaram neste trimestre.

 

 

-
Margem EBITDA
Margem EBIT
Lucro (prej.)
2T09
2T08
2T09
2T09
Vivo
30,4%
35,4%
9,6%
172
Claro
24,8%
29,8%
9,5%
ND
Tim
22,3%
17,9%
2,7%
-15
Oi
19,8%
25,8%
7,1%
58

Nota: Oi inclui BrT.

 

 

Qualidade: Vivo continua liderando

 

A Vivo conquistou a liderança no atendimento de metas de qualidade da Anatel no 1T08 e não perdeu mais.

 

Metas Atendidas
1T08
2T08
3T08
4T08
1T09
2T09
Vivo
99,0%
99,7%
99,6%
99,6%
99,9%
99,9%
Tim
92,5%
91,5%
92,3%
90,2%
95,7%
98,9%
Claro
98,3%
98,8%
98,5%
96,3%
88,0%
94,1%
Oi/BrT
93,6%
93,3%
92,4%
89,4%
89,7%
79,9%

 

A Tim, que havia perdido terreno nos trimestres anteriores, recuperou-se no 1T09. Já a Oi apresentou baixo desempenho neste trimestre caindo para 79,9%.

 

 

Cobertura: Claro mantém a liderança

 

A Claro é a líder em cobertura, atendendo 88,3% da população do Brasil. A Vivo, no entanto, lidera em quantidade de municípios atendidos.

 

 

Operadora
População
Municípios
2T09
2T08
2T09
2T08
Claro
88,3%
81%
56,7%
48%
Vivo
85,7%
77%
58,7%
51%
Tim
88,1%
87%
52,4%
49%
Oi
84,2%
62%
45,3%
33%

Nota: Oi inclui BrT

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • A Vivo continuará sendo líder em todos estes indicadores durante o ano de 2009?
  • A Tim vai conseguir manter a liderança em ARPU?
  • E a Claro? Vai voltar a liderar em crescimento?
  • Quais serão as grandes disputas a serem travadas em 2009?
  • Qualidade será um fator determinante de liderança em market e revenue share em 2009?

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Comentário de Marcos Gomes Cardoso

Operadoras de celular no Brasil é complicado porque a Tim é única operadora onde você liga de graça em ligações interubanas de Tim para Tim mais a qualidade é péssima porque tem uma rede frágil das 6 horas da tarde até 10 da noite é impossível você ligar só da rede ocupada é uma vergonha as outras por exemplo a Claro nunca fez promoção interubanas a Vivo fez em 2002 e depois nunca mais a operadora tinha fazer uma promoção fim de por exemplo de Vivo para Vivo 0.50 interubanas fim de semana vocês ganhariam muitos clientes mais não cobra 1.20 o minuto o Brasil é uma telefonia mais cara do mundo.

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Internet das Coisas
27 de Junho

Market Update

Regulamentação

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop de Internet das Coisas

Organizador: Teleco
27 de junho

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...