Seção: Comentários Teleco

 20/09/2009


Claro lidera crescimento em Agosto e Oi com adições líquidas negativas na Região I

 

O Brasil terminou agosto de 2009 com 164,5 milhões de celulares e uma densidade de 85,9 cel/100 hab. Os celulares pré-pagos continuaram crescendo mais que os pós e atingiram uma participação de mais de 82% no total de celulares.

 

As adições líquidas de 2,6 milhões de celulares no mês foram inferiores às de Ago/08 (3,1 milhões), mas estão em linha com a projeção do Teleco de adições líquidas de 25 milhões de celulares para o ano de 2009.

 

A Claro liderou pela 1ª vez no ano o crescimento do celular com adições líquidas de 818 mil celulares, confirmando a disposição de uma atuação mais agressiva no 2º semestre de 2009. A Claro liderou o crescimento do celular em 2008, mas no primeiro semestre de 2009 foi superada pela Oi e pela Vivo em adições líquidas (mais detalhes).

 

 

 

Em um mês com uma data comemorativa forte (Dia dos Pais) as operadoras que vendem aparelhos subsidiados (Claro, Vivo e Tim) levaram mais uma vez a melhor. A Oi não conseguiu repetir o desempenho de maio (Dia das mães) quando superou as demais em adições líquidas (mais detalhes).

 

Confirmou-se em Ago/09 a tendência observada em meses anteriores (mais detalhes) da Oi crescer agressivamente na Região III (São Paulo), mas perder terreno na sua Região de Origem.

 

 

 

 

 

Adições Líquidas em Ago/09

 

Milhares
Região I
Região II
Região III
Brasil
Vivo
422,5
190,1
155,7
768,3
Claro
404,3
212,2
201,8
818,3
TIM
501,3
140,8
112,6
754,7
Oi
-27,2
90,5
202,9
266,3
Outras
8,6
-0,7
1,2
9,1
Total
1.309,6
632,7
674,3
2.636,2

 

 

De fato, a Oi apresentou adições líquidas de 202,9 mil celulares na Região III (SP) e de -27,2 mil na Região I.

 

Contribuíram para este desempenho na Região I áreas metropolitanas importantes como Rio de Janeiro (DDD 21) e Belo Horizonte (DDD 31), que apresentaram adições líquidas de - 5,4 mil e -3,7 mil celulares respectivamente.

 

O impacto maior, no entanto, veio da área Norte do país, onde a Oi apresentou adições líquidas de -129 mil celulares em Ago/09.

 

A Oi, que em 2007 assumiu a liderança na área Norte com a aquisição da Amazônia Celular, é hoje a 3ª colocada atrás da Tim e da Vivo.

 

 

 

 

A Oi não está conseguindo atuar de forma agressiva na Região II, tendo apresentado adições líquidas inferiores à Claro, Vivo e Tim nos últimos 2 meses.

 

A Oi mantém-se na liderança em adições líquidas no acumulado do ano, mas terá de melhorar o seu desempenho nas Regiões I e II nos próximos meses para não ser alcançada pelas demais operadoras.

 

 

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Quem irá liderar o crescimento do celular no Brasil em 2009?
  • Por que a Oi está crescendo pouco nas Regiões I e II?
  • A Claro deve repetir o desempenho de Agosto nos próximos meses de 2009?  
  • Como a cobertura de 3G afetará este cenário?
  • Pode-se esperar um Natal de ofertas mais agressivas que o de 2008?

 

 

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Comentário de Frank Akihiro Vieira Takeda

Acredito que pela dificuldade de vender os combos. No norte há uma série de dificuldades técnicas para a expansão da banda larga, o que prejudica uns dos principais produtos o conta total.

 

 

Comentário de Karlos Silvestre

O grande problema da Oi na Região I, foi o completo abandono do perfil agressivo que ela sempre apresentou.

 

Depois da aquisição da BrT e entrada em SP a Oi em menos de 1 ano, aumentou sua tarifa em 20% se tornando a operadora com o minuto mais caro da região, diminuiu as promoções (apenas R$5 de bônus por dia), aumentou a recarga mínima e diminui a validade dos cartões de recarga pela metade, ou seja, os clientes da região I é que estão pagando a conta dos investimentos na Região III.

 

Sem falar na falta de investimento em estrutura, o que causa constantes panes no sistema. O que se vê hoje são muitos clientes insatisfeitos e pensando para qual operadora mudar à curto prazo.

 

 

Comentário de Eduardo José Lima Vieira

Muito interessante analisar esse quadro apresentado pelo Teleco e compara-lo com os índices de qualidade. Infelizmente a Oi tem estado com um péssimo desempenho neste quesito, o que certamente leva o cliente a migrar para outras prestadoras. A Oi precisa urgente focar em qualidade (sinal, cobertura, serviços, atendimento) e fortalecer sua marca, caso contrário o projeto de uma grande operadora nacional pode não dar muito certo.

 

 

Comentário de Lecy Soares

..queria deixar uma reclamação aqui pelo seguinte; sou um consultor da tim e estou encontrando muita dificuldade pra vender os planos. estou tendo problemas com o combo fixo mais internet e falta do 3G na nossa região, pois é a única das operadoras que não tem.com o tim único e cash back estava bom pra vender e agora como mudou não está mais. Pra finalizar queria saber por que o vc2 e vc3 da tim é o mais caro do mundo? rsrs. saudações a que ler.

 

 

Comentário de Carla Bianca Weber

Bem, acredito que hoje lidera o mercado quem tiver ofertas mais agressivas de aparelhos, os melhores serviços e a promoção mais vantajosa. A Claro cresceu em adições liquidas talvez por ter lançado uma ótima promoção com bônus acumulativos no mês e voltar forte com o marketing em Tv's, rádios... Como nosso colega comentou anteriormente, o fato que pode ter causado esse aumento nas adições da Claro, também foi o aumento das tarifas de determinadas operadoras. A Claro também está ampliando o sinal 3G e beneficiado muitos clientes com a Banda Larga.

 

 

Comentário de Eduardo Maximo de Souza

Sou consultor da Claro corporativo já tendo atuado na Região dos Lagos e atualmente na região Serrana. A política hoje implementada pela Claro em termos de marketing, tarifas, treinamento de seus consultores, pós-venda justifica o crescimento apresentado pela empresa. Parabéns aos parceiros internos.

 

 

Comentário de Arioni Valente

Realmente a OI está investindo na região III e abandonou a região de origem, e torna-se evidente que operadora nenhuma faz milagres, logo logo as promoções da região III que é onde eu moro vão diminuir, e sem investimento em cobertura fica difícil competir, aliás aqui na minha cidade Lagoa Vermelha-RS as pessoas que compraram os chip OI naquela euforia já estão colocando os velhos e bons chips Claro e Vivo. A Tim está ousada, excelentes promoções, ou a Claro e Vivo se mechem ou a Tim vai começar a incomodar. O que as pessoas querem hoje é DDD mas barato e a TIM tá pegando pesado nisso. Concorrência boa.

 

 

Comentário de Marcello Ribeiro

A Claro deu uma melhorada na mecânica promocional e o resultado está aí. Realmente vale a pena. Já a Oi, aqui no RS está com o freio de mão puxado. Apesar da promoção "agressiva", a qualidade da rede e do atendimento despencou bruscamente. O caos é tanto que o sistema de cobrança confunde cliente pós com pré e vice-versa. Clientes adimplentes estão sendo perturbados com ligações de cobrança, clientes pré idem. Os usuários da antiga BrT estão ABANDONADOS á propria sorte, jogados em um canto sem direito a nada, na tentativa de forçar a migração para um chip Oi.

 

Resumindo, a OI se tornou um exemplo de péssima relação com seu cliente. O que resta aguardar é o término da promoção e a revoada em direção à concorrência. Aqui no sul nem ligações gratuítas salvam a OI. Sua imagem já está comprometida pela bagunça e desorganização que imperam em seus serviços. Achamos que ela seria uma nova concorrente e que influenciaria positivamente o mercado. O que ela mostrou é que sabe dar voo de galinha. E que é motivo de piada para outras operadoras. Barata ela é , mas boa jamais.

 

Eu não me deixo enganar. Se a Oi mostra os dentes na região I, com certeza vai chegar a vez da região II conhecer a verdadeira face da OI. Infelizmente.

 

 

Comentário de Rodrigo Cordeiro

Com todos esses comentários, a cada dia que passa tenho mais certeza, que, quando uma operadora começar a investir em infra-estrutura principalmente no quesito atendimento, provavelmente ela se tornará lider. Sobre o 3G no Brasil ainda é "medíocre" e as operadoras fingem ser uma maravilha.

 

 

Comentário de Marcos Leandro T. Osorio

Na minha opinião a Oi começa um processo de queda nas vendas pois a Vivo já começa um processo para alavancar vendas no mercado corporativo a Oi tem sinal de péssima qualidade e no RS tem que assumir as bombas da Brasil Telecom.

 

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