Seção: Comentários Teleco

 28/09/2009


O quadro de market share do celular no Brasil não deve se alterar em 2009

 

O 3º trimestre de 2009 (3T09) está apresentando quadro competitivo diferente do observado no 1º semestre de 2009, com Vivo, Claro e Tim recuperando parte do market share perdido nos dois primeiros trimestres do ano. Esta inversão de tendências deve fazer com que o quadro de market share das operadoras de celular no Brasil permaneça inalterado em 2009.

 

 

Esta inversão de tendências deve-se em grande parte à mudança no desempenho da Oi, líder em crescimento no 1º semestre de 2009. Vivo, Claro e Tim apresentaram, cada uma, no acumulado dos meses de Jul-Ago/09 mais que o dobro das adições líquidas da Oi no mesmo preríodo.

 

 

A Vivo liderou o crescimento do celular no acumulado de Jul-Ago/09, seguida de perto por Claro e Tim. Qualquer uma destas três operadoras pode conquistar a liderança em adições líquidas no 3T09.

 

Já a Oi, apesar de continuar crescendo agressivamente em São Paulo, não está conseguindo repetir o mesmo desempenho no resto do país (mais detalhes).

 

Com estes resultados, o quadro de market share das operadoras de celular no Brasil se torna mais estável sem que nenhuma delas esteja seriamente ameaçada de perder a sua posição em 2009.

 

A Vivo está consolidada na liderança e aumentou em 2009 a diferença em quantidade de celulares que a separa da Claro.

 

 

O mesmo ocorreu com a Claro (2ª colocada) em relação à Tim (3ª colocada). A Tim conseguiu recuperar no 2T09 parte das perdas com a limpeza de base promovida no 1T09, mas viu sua diferença em relação à Claro voltar a se ampliar em Ago/09.

 

O que prometia ser a grande briga do ano (Oi x Tim), parece ter sido adiada para 2010. Com a queda no desempenho da Oi a Tim voltou a ampliar a diferença que separa as duas operadoras.

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Quem irá liderar o crescimento do celular no Brasil no 3T09? E em 2009? A Oi vai voltar a acelerar o seu ritmo de crescimento nos próximos meses?O quadro de market share das operadoras de celular vai se manter estável em 2009? E em 2010?
  • Como o subsídio de aparelhos pode modificar este cenário?

  • As promoções de Natal manterão o quadro atual?

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Comentário de Josomar Buzanelli

1 - Não acredito que a Oi deverá voltar a crescer devido ao descrédito que caiu por ter a menor e mais pífia cobertura de telefonia celular no Brasil.

 

2 - Os subsídios vão aumentar, principalmente nos pacotes pós-pagos menores, que atendam a classe C, camada da população que mais tem crescido em utilização de celular; ele deve continuar tb como forma de fidelização nos pacotes de média e alta gama.

 

3 - As promoções e Natal sempre acontecem porém acredito que, esse ano, teremos composições do tipo "combos promocionais" de pacotes de dados+celular residencial+ pré-pago/pós-pagos.

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Market Update

04 de Abril

Regulamentação de Telecom

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop Teleco Market Update 2016

Organizador: Teleco
4 de abril

IoT BRASIL SUMMIT 2017

Organizador: Telesemana/Teleco
5 de abril

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...