Seção: Comentários Teleco

 26/10/2009


Vivo lidera o crescimento do celular no trimestre e Oi perde share nas Regiões I e II

 

 

A Vivo conquistou a liderança em adições líquidas no 3º trimestre de 2009 (3T09), o que não ocorria desde o 2T08.

 

 

 

A Vivo atingiu este resultado após liderar o crescimento do celular em Set/09. Claro e Tim apresentaram resultados muito próximos em setembro e no trimestre. Já a Oi, apresentou um desempenho bem abaixo das demais.

 

 

 

A Oi liderou o crescimento do celular em São Paulo (Região III) no trimestre, mas apresentou crescimento negativo na sua região de origem (Região I) e não conseguiu crescer significativamente na Região II (BrT).

 

 

Milhares
Região I
Região II
Região III
Vivo
1.235
423
370
Claro
932
477
383
Tim
1.238
321
215
OI
-52
114
825

 

 

 

Neste trimestre, na Região I, a Oi perdeu a liderança em market share para a Vivo em Minas Gerais e no DDD 86 (Piauí) para a Tim.

 

Apesar do baixo desempenho no 3T09 a Oi ainda se mantém na liderança em adições líquidas no acumulado do ano com 4,8 milhões de celulares, seguida pela Vivo (3,9 milhões), Claro (3,5 milhões) e Tim (3,2 milhões).

 

 

 

Uma das causas do baixo crescimento apresentado pela Oi é o alto churn apresentado pela operadora (3,8% no 3T09). No 2T09 ele foi 3,5% enquanto a média Brasil era de 2,9%. Isto representa uma perda mensal de cerca de 1,3 milhões de celulares. Contribui para este churn a política da Oi de venda de chips e a participação do pré-pago na sua base (84%) mais alta que nas demais operadoras.

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Quem vai liderar o crescimento do celular em 2009?
  • Por que a Oi não está crescendo nas Regiões I e II?
  • O que as operadoras devem fazer para controlar o churn no 4T09?

  • O crescimento da 3G no 4T09 afetará o cenário de market share?

     

 

 

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Comentário de Hirlam Tavares

A queda na base da Oi se deve além da sua política de venda, a má qualidade de ligação, onde é constante o assinante se deparar com a mensagem no celular de rede ocupada ou ligação perdida.

 

 

Comentário de Plinio Marcos Silva Neves

A queda da Oi está mascarada, pelo seguinte fato: A Oi tem uma política de venda de linhas muito peculiar, onde o cliente compra um chip, e ganha outro. Se o cliente compra uma linha fixa, ganha 1 ou 2 chips, em sua maioria pré-pagos com a chamada Promoção Ligadores, onde se ganha diariamente 20,00 de bonus intra-rede, dependendo da região/estado, e como essas linhas ficam ativas na base da mesma, mesmo sem uso, acabam inflando a base final.

 

Eu sou um exemplo desse sistema dela, comprei meu ap celular numa loja Oi, pelo fato de já vir desbloqueado, e ganhei 2 chips com numeros seguidos. Agora, pra que 2 linhas se só tenho 1 aparelho? E no ato da compra, as linhas já vem ativas no nome do cliente.

 

Assim que a Oi tem um grande crescimento de linhas, mas que não é a real quantidade de clientes fiéis a ela.

 

 

Comentário de Juliana Guimarães

Sou promotora de vendas de telefonia móvel. A Oi além de entregar aparelhos com 2 chips também distribui chip de graça. Devido a isso seu volume deve contar mais ou menos 30% de gross fake.

 

 

Comentário de Carlos Fenster

Reiterando o comentário do Sr. Plinio M.S.Neves, a conquista de mercado da Oi não passa de uma fábula. Para cada nova linha conquistada, há no mesmo instante o cancelamento doutra conquistada 90 dias atraz, os serviços ofertados não funcionam, a conta não é transparente, o cliente não é fiel.

 

No mercado corporativo é gigante sua condição do conhecido ship de gaveta. Atua conjuntamente na oferta fixo e móvel, confundindo seu cliente, que uma vez conquistado, passa momentos de horror ao descubrir que para cancelar as linhas sem uso ou totais, sofrem com a penalidade financeira, a multa contratual.

 

 

Comentário de Carlos Souza

Sou Supervisor de uma loja Oi, e peço desculpa ao caro amigo leitor pela ignorância dos relatos acima, já que a Oi não trabalha com fidelidade em nenhum plano, isso mostra que não existe multa por cancelamento.

 

Sua postura é de facilitar a vida dos consumidores com proposta simples e acessível aos consumidores com forte foco na liberdade de opnião.

 

 

Comentário de Felipe Marques

Realmente foi um equívoco do amigo dizer que existe multa, mas quanto ao crescimento mascarado de clientes não existe dúvida, uma vez que um único cliente tem até 3 chips. Digamos então que por cima a parcela da OI no mercado é pelo menos 2/3 menor do que a dita nas pesquisas.

 

 

Comentário de Ivan do Prado Jr

Carlos Souza, não sei em relação a fidelidade pessoa fisica, se existe ou não, mas na OI corporativo existe sim a multa contratual como informaram as pessoas acima.

 

 

Comentário de Felipe Marques

Eu realmente tinha a idéia de que nenhum plano da OI tivesse multa, como disse nosso amigo Carlos Souza que trabalha na própria. Vivendo e aprendendo...

 

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