Seção: Comentários Teleco

 08/11/2009


Vivo consolida sua liderança no 3T09

 

 

No 3º trimestre de 2009 (3T09), a Vivo consolidou sua liderança no mercado de celular no Brasil liderando em cinco dos 7 indicadores selecionados pelo Teleco.

 

 

A Vivo manteve a liderança em market share, receita, rentabilidade e qualidade, e conquistou a liderança em adições líquidas no trimestre. Claro e Tim mantiveram a liderança em cobertura e ARPU respectivamente.

 

 

Líder em
Indicador
Líder em 2008
Líder no 1T09
Líder no 2T09
Líder no 3T09
Celulares
Market Share
Vivo
Vivo
Vivo
Vivo
Receita p/ Cliente
ARPU
Tim
Vivo
Tim
Tim
Receita
Receita Líquida
Vivo
Vivo
Vivo
Vivo
Rentabilidade
Margem EBITDA
Vivo
Vivo
Vivo
Vivo
Qualidade
Metas da Anatel
Vivo
Vivo
Vivo
Vivo
Crescimento
Adições Líquidas
Claro
Oi
Oi
Vivo
Cobertura
População atendida
Claro
Claro
Claro
Claro

Nota: A ordem não reflete a importância dos indicadores. CTBC e Sercomtel não foram incluídas. Oi inclui BrT.

 

O Teleco acompanha desde 2007 o desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através destes 7 indicadores. Analisa-se a seguir cada um destes indicadores no 3T09.

 

 

Crescimento: Vivo conquista a liderança no 3T09

 

A Vivo conquistou a liderança em adições líquidas no 3º trimestre de 2009 (3T09), o que não ocorria desde o 2T08. O baixo churn apresentado pela operadora no 3T09 foi o principal responsável por esta conquista.

 

A Vivo ficou em 2º lugar em adições brutas mas, como foi a operadora com menor número de cancelamentos, foi a 1ª em adições líquidas no trimestre.

 

 

Milhares
Adições Brutas
Churn mensal
Cancelamentos
Adições Líquidas
Vivo
5.540
2,5%
3.511
2.028
Claro
5.314
2,9%
3.522
1.792
Tim
5.859
3,6%
4.085
1.774
Oi
4.754
3,8%
3.868
886

 

 

A Tim liderou em adições brutas, mas apresentou também o maior número de cancelamentos, o que a colocou em 3º lugar em adições líquidas.

 

A Oi, que havia liderado o crescimento do celular no 1T09 e no 2T09, perdeu força no 3T09 nas Regiões I e II (mais detalhes).

 

 

 

 

 

A Oi mantém ainda a liderança no acumulado do ano.

 

 

Market Share: Vivo consolida-se na liderança

 

A Vivo é a maior operadora de celular do Brasil com 48,8 milhões de celulares e um market share de 29,4%.

 

 

 

 

Vivo, Claro e Tim ganharam market share no trimestre. A Oi perdeu 0,3 pontos percentuais devido ao crescimento negativo na sua região de origem (Região I) e por não ter conseguido crescer significativamente na Região II (BrT). A Oi liderou, no entanto, o crescimento do celular em São Paulo (Região III) no 3T09.

 

A Vivo é a líder em market share em 2 regiões, 12 unidades da federação e 28 áreas locais (DDD).

 

 

 
Líder em Market Share 3T09
Região
UF*
DDD
Vivo
II e III
12
28
Claro
-
4
12
Tim
-
6
19
Oi
I
5
8

* Unidade da Federação

 

 

A Oi perdeu no 3T09 a liderança em market share para a Vivo em Minas Gerais e no DDD 86 (Piauí) para a Tim.

 

 

ARPU: Tim reassume a liderança

 

A Tim manteve a liderança em ARPU, com pequena margem em relação à Vivo.

 

ARPU (R$)
4T08
1T09
2T09
3T09
Tim
29,9
26,0
26,6
26,5
Vivo
29,1
27,0
26,3
26,4
Claro
25,0
23,0
23,0
23,0
Oi
25,0
21,1
21,0
22,2
ARPU Brasil
27,4
24,5
24,4
24,7

Nota: Oi inclui BrT.

 

A Tim manteve a liderança em ARPU através de uma manobra contábil em que passou a classificar como outras receitas de serviço as multas por cancelamentos de clientes, que eram lançadas anteriormente dentro da conta de despesas operacionais. Com esta reclassificação, as outras receitas de serviço da Tim cresceram de R$ 30 milhões no 2T09 para R$ 130 milhões no 3T09.

 

O ARPU Brasil apresentou uma pequena recuperação neste trimestre. A Tim foi a líder em minutos de uso mensais por usuário (MOU) com 90 minutos, seguida pela Vivo e Claro com 89e 86 minutos respectivamente. A Oi não divulga este indicador ( mais detalhes).

 

 

Receita líquida: Vivo amplia sua vantagem em relação à Tim

 

A Vivo ampliou sua vantagem em "revenue share" em relação à 2ª colocada Tim.

 

3T09
Receita Líquida (milhões)
Revenue Share %
3T09
2T09
3T08
Vivo
4.088
31,6%
31,7%
33,0%
Tim
3.407
26,3%
26,6%
27,0%
Claro
3.082
23,8%
23,7%
23,8%
Oi
2.343
18,1%
17,4%
15,7%

Nota: Oi inclui BrT.

 

 

Claro e Oi aumentaram o seu share de receita no 3T09. A entrada em São Paulo, ocorrida há 1 ano, é a responsável pelo crescimento de share de receita da Oi.

 

 

Rentabilidade: Margem EBITDA da Vivo de 34,4%

 

A Vivo manteve a liderança em margem EBITDA e aumentou seu lucro líquido para R$ 340 milhões no 3T09.

 

 

-
Margem EBITDA
Lucro (prej.)
3T09
2T09
3T08
3T09
Vivo
34,4%
30,4%
32,5%
340
Tim
22,7%
22,3%
23,4%
61
Claro
22,0%
24,8%
22,9%
ND
Oi
30,5%
19,7%
27,8%
262

Nota: Oi inclui BrT.

 

 

Qualidade: Vivo continua liderando

 

 

A Vivo conquistou a liderança no atendimento de metas de qualidade da Anatel no 1T08 e não perdeu mais.

 

Metas Atendidas
1T08
2T08
3T08
4T08
1T09
2T09
3T09
Vivo
99,0%
99,7%
99,6%
99,6%
99,9%
99,9%
99,4%
Tim
92,5%
91,5%
92,3%
90,2%
95,7%
98,9%
95,8%
Claro
98,3%
98,8%
98,5%
96,3%
88,0%
94,6%
89,1%
Oi/BrT
93,6%
93,3%
92,4%
89,4%
91,4%
83,9%
82,7%

 

A Tim e a Claro, que haviam se recuperado no 2T09, voltaram a apresentar queda de performance no 3T09.

 

 

Cobertura: Claro mantém a liderança

 

A Claro é a líder em cobertura, atendendo 91,4% da população do Brasil e 64,1% dos municípios.

 

 

3T09
Municípios
% Mun
População (milhões)
% Pop
Claro
3.564
64,1%
175
91,4%
Vivo
3.475
62,5%
171
89,4%
Tim
2.968
53,3%
169
88,5%
Oi
2.788
50,1%
164
85,7%

Fonte: Anatel

 

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • A Vivo continuará sendo líder em todos estes indicadores no último trimestre de 2009?
  • A Tim vai conseguir manter a liderança em ARPU?
  • E a Oi? Vai voltar a liderar em crescimento?
  • A Claro conquistará a liderança em mais algum indicador?

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Internet das Coisas
27 de Junho

Market Update

Regulamentação

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop de Internet das Coisas

Organizador: Teleco
27 de junho

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...