Seção: Comentários Teleco

 21/11/2009


O desempenho no Natal será decisivo para o futuro da Tim

 

A Tim promoveu no início de 2009 uma reestruturação e uma limpeza de cerca de 1 milhão em sua base de celulares.

 

 

Estabeleceu então um plano para recuperar market share e marca baseado no estímulo ao uso com a família de planos de serviço Infinity.

 

De fato, ela voltou a crescer em março com um share (participação) de 29% nas adições líquidas do mês.

 

 

 

Em outubro, no entanto, a participação da Tim nas adições líquidas do mês caiu para 14%, com adições líquidas de 289 mil celulares.

 

O alto churn tem sido uma das principais dificuldades da Tim para manter o seu ritmo de crescimento. O churn mensal da operadora no terceiro trimestre foi 3,6%, o que implica em cerca de 1,4 milhões de cancelamentos mensais.

 

Os planos Infinity estão ajudando a operadora a crescer principalmente no segmento pré-pago, mas provocam um aumento dos minutos de uso (MOU) que acabam por congestionar a rede contribuindo para o aumento do churn.

 

A Tim não está conseguindo também crescer no segmento pós-pago. Ela terminou o 3T09 com 6,3 milhões de celulares pós-pagos, 500 mil menos que os 6,8 milhões que possuía no 3T08.

 

Diante deste quadro a Tim, que contava com 39,9 mihões de celulares em Out/09 estabeleceu como meta terminar o ano com 42 milhões de celulares.

 

A Telecom Itália apresenta um alto endividamento e está perdendo clientes e receita na Itália. A Tim Brasil é a aposta da operadora para que o grupo possa crescer. Ela vendeu recentemente a sua operação de banda larga na Alemanha para a Telefonica e está negociando a venda da sua participação na Telecom Argentina. Caso a Tim Brasil não apresente os resultados esperados a venda da operadora pode entrar em pauta novamente. A Tim Brasil apresentou um prejuízo acumulado de R$ 98 milhões nos primeiros 9 meses de 2009.

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • A Tim vai terminar o ano com 42 milhões de celulares?
  • A Telecom Itália voltará a discutir a venda da Tim Brasil em 2010? Quais seriam os candidatos?
  • A Tim conseguirá crescer no pós-pago sem investir em 3G?

 

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

Comentário de Mauricio Maciel

Talvez seria melhor vender a operação, para uma empresa que aposte mais em seus parcerios, o que a Tim fez em depositar uma grande parte de sua performance em poucos parcerios, foi um erro e que estes acabaram virando a bandeira e deixando a tim sem rede de distribuição.

 

Comentário de Ronaldo Cezari

É isso que acontece com uma empresa que não investe em sua rede de revendedores, colaboradores, e remunerando cada vez menos.

 

A a TIM não acredita mais no próprio negócio, prova disso é sua rede de Loja Própria que está sendo vendida, repassada a parceiros para diminuir custos.

 

Já foi bem melhor, e continua, na minha opinião, a melhor operadora em termos de inovação, e serviços, em compensação, seu pós venda cada vez pior, SAC eu não sei se tem ainda, pq sempre ligo e nunca resolvem meus problemas, enfim: É uma pena que uma operadora que trouxe o GSM para o Brasil, acabar assim. Boa sorte a TIM.

 

 

Comentário de Taffarel Habilon

Eu acho que a Tim vai terminar sim com 42 milhões de celulares graças ao serviço Infinity. Mas creio que voltaram a discutir a venda da TIM BRASIL em 2010, pois se precisa crescer seu share em pós pago deveriam criar uma promoção diferenciada para os planos pós, ou seja a mesma promoção do pré é do pós, concerteza o cliente vai optar pelo pré pago.

 

Acho que não consiguira crescer seu share sem investir em 3G. Deveria melhorar seu segmento de pós venda também, que até para conseguir paga é dificil, assim poderia melhorar e diminuir o seu churn.

 

 

Comentário de Marcello Ribeiro

Eu sou um ex-cliente da Tim. Tentei durante anos continuar na operadora, mas a mesma não valoriza seus clientes. Foram anos de tentativas em vão. Em busca de respeito e solução que nunca vieram. Serviços aparentemente inovadores se revelaram precários assim como a central de atendimento, cujo único passatempo nos idos de 2008 e 2009 foi zombar dos clientes. Isso conta e muito para o tombo que a Tim está levando.

 

Falo por experiência própria. Perdi muito dinheiro quando meu fixo e móvel da Tim paravam de receber chamadas sem motivo aparente. Depois de muito lutar notei que são produtos defeituosos incapazes de funcionar corretamente. Desanimei. Houve também a restrição por parte da Tim para que eu ativasse nova linha, em virtude do meu cadastro estar com mais de 5 acessos, sendo que a maioria nem ativado estava mais. Mesmo assim, ela nega novas habilitações.

 

A Tim está colhendo o que plantou. Achou que sairia impune diante do que causou a seus clientes com sumiço de créditos e péssimo atendimento. Acredito que nem o Infinity nem o Liberty irão salvar a Tim pelo fato de a rede não suportar o que ela está vendendo. A qualidade das ligações decaiu bruscamente. Receber uma chamada de um Tim é a certeza de não escutar quem fala.

 

Mudei pra Claro. Estou feliz. Não é tão barata, mas pelo menos recebo chamadas de maneira confiável. Nem ligações de graça estão salvando a Tim. Sinal de que o respeito e a qualidade valem mais do que baixo preço e péssimo atendimento. Tenho pena dos clientes da Tim pois seu futuro é incerto. 2010 será um marco para a Tim. Ou vai ou racha.

 

Ainda bem que isso tudo aconteceu com a portabilidade em vigor. Me salvei a tempo. Tim nunca mais. Graças a Deus

 

 

Comentário de Manoel Lucena

Diante do cenáro atual a Tim vai ter muitas dificuldades em alcançar a meta de 42 milhões de celulares ainda este ano. Seu provável comprador será o grupo francês Vivendi. Não entraram no Brasil mirando somente na GVT, querem muito mais.

 

Outra possibilidade, bem remota é a Telefônica se desfazer de sua parte na Vivo e assumir a Tim. O mercado de telefonia celular já está saturado e novas tecnologias precisam ganhar espaço. Assim, sem investir no 3G, está pedindo para ser atropelada pela concorrência.

 

 

Comentário de Francisco Lourenco

Aqui no Nordeste quando as operadoras utilizava o serviço TDMA a TIM era imbatível, mas agora GSM e 3G, a qualidade da operadora está caindo constantemente, a oparadora não estava preparada para esse aumento de ligações, que levou com a entrada dos planos Infinty e Liberty, em diversas regiões do nordeste a apartir das 18 horas está impossível realizar e receber ligações.

 

 

Comentário de Alexandre Oliveira

Acredito que para a Tim ter um resultado satisfatório é necessário um maior investimento na cobertura 3G e nos planos para pós pagos. Mas acredito que a Tim irá superar as adiversidades e se tornar em alguns anos a maior operadora do Brasil.

 

Já fui cliente de outras operadoras e hoje sou novamente cliente da Tim. É visível que estão ocorrendo melhoras, principalmente no call center da operadora. Torço para que a Tim não seja vendida mas se tiver de ser que seja para uma operadora que traga melhoras e não que interrompa as que vem acontecendo.

 

 

Comentário de Rogério Pires

Engraçado como as observação de todos são sempre muito parecidas. Concordo totalmente com o Manoel quanto a voracidade do grupo francês! Tomara mesmo que venham a adquirir a TIM e realizem uma melhoria significativa na mesma!

 

Aqui em MG, nos tempos da tecnologia TDMA ainda com o nome MAXITEL era sem dúvida, uma das melhores operadoras de celular (digo isso como ex-cliente). De uns 03 anos para cá, a qualidade só vem caindo! Ligar ou receber ligações de celulares TIM é sinônimo de ligação "picotada" e de se ficar repetindo e gritando a todo momento!

 

No começo do ano portei meu número da Oi para a Claro. A Oi é uma boa operadora, mas a qualidade das ligações tem deixado a desejar (precisam investir mais em rede e menos em marketing). Estou satisfeito com a Claro; aqui no Triângulo Mineiro o sinal é totalmente 3G e percebe-se nitidamente a qualidade nas ligações! O problema é que não é uma operadora barata! Estou aproveitando uma promoção que aderi, mas mesmo tendo que pagar mais caro, se o serviço continuar como está, estou pensando mesmo em continuar, pois prefiro pagar por isso do que aderir a planos e promoções onde a rede da operadora não aguenta o volume das ligações (TIM e OI).

 

 

Comentário de Gabriel Braga

Eu acho que a TIM vai sim superar essa fase! e vai com certeza fechar o ano com mais de 42 milhões de clientes, eu era cliente da Claro, que por sinal tem um péssimo serviço em MG, portei meu número para a TIM e estou adorando o serviço, o sinal da operadora é muito bom, preços imbatíveis, infinity pós é muito bom.

 

Em questão do atendimento pós-venda, não tenho nada a reclamar, sempre que vou a loja própria sou hiper mega bem atendido, pode ser falho ter poucas lojas próprias, mas de que adianta ser como a VIVO que tem vária lojas próprias, mas quando é solicitado um serviço mandam você liga no atendimento, aposto na TIM, e recomendo.

 

Outro fator importante e o roaming, a Tim pega em todos países que passo, VIVO, CLARO, horrível EM ROAMING INTERNACIONAL.

 

 

Comentário de Joaquim Libanio

Eu acho que a única vantagem da TIM no momento aqui no nordeste é a cobertura, sou cliente dela aqui no RN e viajo muito para as cidades do interior. O serviço da mesma sempre foi bom no NE (área 10) mas de alguns meses para cá está se tornando a desejar.

 

Talvez quando a cobertura das outras operadoras se tornarem semelhantes a da TIM eu troque de operadora, assim como outros clientes insatisfeitos. Veremos o aque vai acontecer!!!

 

 

Comentário de Vinícius Schirmann Mendes

A idéia principal da "nova" TIM é bastante interessante e um pouco curiosa, a desfidelização do cliente, ou alguma coisa desse tipo, tirando o foco dos aparelhos e direcionando nos serviços, inclusive oferecendo descontos bastantes interessantes adquirindo apenas o chip avulso, como disse antes a oferta é de certa curiosa, vai contra o consumismo (que ajuda a movimentar esse mercado).

 

Contudo a TIM está apostando todas as suas fichas nisso, inclusive mudando radicalmente o sistema de renegociação para clientes da base. É realmente bastante arriscado, ou seja, o cliente fica na TIM porque gosta, não fica fidelizado, ganha descontos mensalmente na fatura e compra o aparelho como e onde quiser. Agora, como o cliente vai encarar isso é que vai ser decisivo para o futuro da TIM.

 

 

Comentário de Levon Baddini Apovian

O grande problema é que a TIM sempre foi agressiva na aquisição de novos clientes, mas, a empresa que trouxe o GSM para o Brasil e que ainda possui a melhor qualidade de sinal (onde está implantada), nunca investiu em seu SAC, o que acabou por provocar também um alto índice de desligamento e portabilidade em sua base de clientes.

 

A estratégia acima é de alto custo, pois novos clientes querem aparelhos novos e subsidiados. Se depois de um anos os clientes, insatisfeitos, migram, levando consigo os aparelhos subsidiados, não existe lucro na operação. Daí não adianta querer economizar em SAC. O grande dilema de agora é que as nova adições diminuíram e a migração de seus clientes para outras operadoras continua. Vamos ver como a situação será resolvida...

 

 

Comentário de Luciano Silva

Eu mesmo mudei para Tim por conta dos planos infinity, que são muito bons para quem fala muito com Tim e viaja muito. Fiz 5 pessoas mudarem pra Tim no último mês (se fosse na Vivo, com as indicações, no mínimo eu ganhava pontos pra trocar por celular).

 

Acredito que o que deixa a Tim menos atraente que VIVO e Claro, primeiro é a cobertura (sobretudo o 3G com cobertura vergonhosa) e outra coisa que incomoda muito, mais no segmento pós pago é a falta de controle de conta.

 

O sistema de controle de conta não é confiável. Vc pode até consultar, mas nunca sabe como virá sua conta no final do mês. Algumas vezes contabiliza mais e quando vem a conta são menos minutos e outras vezes contabiliza a menos e depois entram vários minutos de uma vez. Não tive problema na conta impressa em sim com cobranças indevidas, mas controle de conta na Tim só se vc fizer na caneta... Isso certamente espanta usuários.

 

 

Comentário de Ian Rebello Filho

Pois é, a Tim está sentindo na pele agora.... O grande problema da Tim é a rede que está uma porcaria, muita gente está reclamando e mudando para outras operadoras, e quando você vai reclamar para eles da rede, te dão respostas sem sentido, como aconteceu comigo, falaram que minha cidade não tem cobertura da Tim, sendo que no site da Tim está dizendo que minha cidade tem cobertura completa, até no site da Anatel fala que tem cobertura, tem lojas da Tim aqui, moro em Atibaia SP. Ou a Tim investe pesado, ou já era....

 

 

Comentário de Ricardo Pelli

Caros, sou ex-colaborador Tim, participei do Startup da operação, e sou usuário até hoje, conheço toda a infraestrutura que eles têm por lá, e posso garantir, é impressionante o que tem de tecnologia e investimento.

 

Porém o fato de que o Pós venda, CRC, ofertas, tanto Pré e Pós, ficam sempre pela metade. Tem tudo para ser a maior do Brasil, é preciso apenas as pessoas certas para os lugares certos. A valorização de sua rede de distribuição e colaboradores, poderia ser um diferencial, mas parece que estão deixando um pouco de lado é uma pena.

 

Quanto aos 42 milhões, é possivel, quanto a venda, se não me engano a Telefônica já possui uma participação, na Telecom Italia, não acho que a Telefônica perderia esta oportunidade.

 

 

Comentário de Marcello Ribeiro

Portei meu número da Tim para a Claro e estou satisfeito com a operadora. A qualidade de sinal é ótima e o preço justo no pré. A portabilidade ocorreu com tranquilidade e meu número foi integrado à base sem problemas.

 

Quase nem ligo para o atendimento, pois o celular NÃO dá problemas, então nem sei como anda o atendimento. Mas com certeza isso reflete a qualidade da operadora, pelo menos aqui na minha região. Não penso mais em trocar para outra operadora. A Claro está suprindo minha demanda.

 

Quanto à liderança, acho que a Claro está tomando fôlego para novas investidas. Mas com cautela, para não prejudicar sua rede e seus serviços. Isso é responsabilidade e respeito pelos clientes.

 

 

Comentário de Lecy Soares

... Tomara que o presidente da Tim leia esta página deste site e veja propriamente, que as pessoas gostam da Tim; por isso deixam seus depoimentos com críticas, mas construtivas.

 

Eu por exemplo, trabalho com vendas do corporativo e sinto que as pessoas gostam da Tim, mas concordo com meus colegas e se for pra melhoria desta marca e/ou para estes clientes, que venham outros donos que não tenham medo de investir.

 

 

Comentário de Daniel el Gaid

A Tim já deveria ser vendida logo, pois a Tim é uma operadora falida so não foi a falência de vez por que a Telefônica comprou a Tim Itália pra vender a Tim Brasil vai ser fácil pois a Claro vai querer e a Vivendi ou Vodafone. A Vodafone seria bem melhor pra todos nós.

 

 

Comentário de Joana Cunha

A TIM está quebrando sua rede de distribuição com atraso nos pagamentos, pouco abastecimento de aparelhos bem como demitindo em alto volume.

 

Não existe uma clara estratégia comercial de atuação no mercado Brasileiro, pois seus principais executivos são Italianos e não conhecem o nosso mercado. Sem falar na falta de investimento na rede, onde em determinados estados fica muito difícil completar a ligação.

 

É uma pena que uma empresa tão grande terminar deste jeito. 42 milhões só em sonho.

 

 

Comentário de Rodrigo Montenaro

Eu penso que a TIM, na verdade nunca deu sinais de uma boa operadora. Nunca teve um pós-venda descente. Em desacordo com o nosso leitor Ronaldo Cezari, a TIM nunca foi referência de inovação e quem trouxe o GSM para o Brasil foi a Oi.

 

Sobre inovação eu explico: Antes só havia operadoras esdpalhadas por todo Brasil e a Oi nunca foi expressiva apesar de ser a 1° operadora GSM, logo a TIM era a única que possuía concessão nacional e por tanto era a que mais se fazia presente.

 

Quando houve a Joinventure da VIVO, a TIM realmente se mostrou ineficiente diante da grade promessa que se chama VIVO a surgir no cenário nacional. Os números comprovam isso, segundo a ANATEL a Vivo é a melhor operadora de telefonia Móvel a que mais inova e oferece melhor atendimento aos seus clientes. A TIM nada mais do que uma oportunista que soube aproveitar a oportunidade de ser a única em âmbito nacional e que possuía a tão segura e estável rede GSM.

 

Segundo Taffarel Habilon ele comenta que a TIM está inchando sua base e que voltará a falar sobre venda em 2010. Concordo plenamente. A TIM está rasgando dinheiro para aumentar seu patrimônio de clientes em uma busca desesperada por agregar valores em sua venda, nada mais.

 

 

Comentário de Ednilson Caiado

A Tim tem tudo para liderar o mercado com essa novas promoções pois a mesma esta revolucionando a maneira de fazer DDD e com ligações entre celulares da mesmo DDD com um diferencial enorme entre a concorrente que so oferece bônus e ainda que tem tempo para acabar agora com o planos pos pagos com preço justo acho que vai ficar difícil para a concorrência acho que a Tim esta no caminho certo.

 

 

Comentário de Fabrício Carvalho

Já fui entusiasta da TIM, mas ultimamente não vejo a hora de sair da empresa. Se antes o call center não funcionava, mas pelo menos a rede era boa e dava pra falar bem. Mas depois dos novos planos virou um caos. É praticamente impossível fazer uma ligação sem cortes de voz, isso quando você tem a sorte de completar a ligação de primeira. Já o call center dispensa comentários...

 

 

Comentário de Gilberto Mendes

O mercado brasileiro no ramo de telecomunicação está cada vez mais exigente em termos de tecnologia, economia e qualidade na prestação do serviço.

 

A TIM, apesar da fase atual, irá se superar. A mesma está passando por uma reestruturação investindo em tecnologias e lançando planos agressivos no mercado. Para observar tal fato não é necessário recorrer a pesquisas profundas, basta realizar comparações com as concorrentes.

 

Uma evidente prova disto são os planos Infinity, revolucionários nos dois segmentos, pós-pago e pré-pago. O atendimento da operadora também está passando por mudanças que estão dando certo, podemos concluir tal afirmação comparando tristres anteriores com os atuais, de acordo com os dados de desempenho no atendimento disponibilizados no site da ANATEL.

 

Portanto, a TIM está no caminho certo.

 

 

Comentário de Hudson Villela

Sou cliente TIM a mais de 4 anos, possuo o plano pós-pago TIm Brasil 400+um plano de dados, gosto muito da operadora única com sinal nas BRs por onde passo, mas tenho percebido que a qualidade de serviços da TIM de dixado a desejar, principalmente ao cliente pós-pago, falta de oferta de aparelhos, investimento no 3G précario, isso fez com que a TIM caísse do segundo lugar para o terceiro.

 

Portanto se não voltar investir e segurar seus clientes pós-pagos, dificilmente chegará a 42 milhões de clientes até o final do ano, mas antes de tudo deve segurar o cliente que usa serviços de alto valor agregado aquele que cossome não apenas voz mais também dados e outros serviços que demandam trafegos de dados, pois isso isso incide em aumento de receita.

 

 

Comentário de Jenilson Macedo

É realmente a importância de dar um bom atendimento aos clientes hoje está fazendo a diferença neste mercado cada vez mais exigente e competitivo, que cresce a cada dia mais com uma responsabilidade de dar os melhores atendimentos aos parceiros.

 

Para isso é preciso ter bom atendimento acompanhado por bons serviços e tarifa. Por isso temos que ficar ligados no mercado e na concorrência.

 

 

Comentário de Daniel El Gaid

Eu sou cliente da Tim e só tenho problema em fazer ligação não tem sinal bom aaa que sinal os italianos só tem capacidade de fazer macarrão pizza e não sei como eles tem capacidade de fazer Ferrari.

 

A Tim é do jeito que o italiano gosta uma operadora fraca sem força. Tim por que você não é vendida logo? Vende a Tim logo! Vende a Tim logo, por favor!

 

 

Comentário de Celyo Araujo

Sou cliente tim desde 2004, mas últimamente tenho preferido a Oi a qual estou com a mesma desde 2003.

 

Ainda uso a Tim pelo motivo de onde minha família mora só possuir cobertura de Tim e Vivo no Projeto Jaíba, mas não gostaria que a empresa facasasse pois não é bom para nós consumidores, sem dúvida precisamos cada vez mais de concorrênica.

 

Para a Tim aumentar sua base pós paga precisa criar promoções inovadoras. Hoje uso o Tim pré e o Oi pós pago, a qual me dá desconto na fatura e 1000 minutos para falar com Oi e fixo "de qualquer operadora", e a Tim barra até nas ligações com bônus para fixo.

 

Tá na hora de dar uma sacudida e liberar mais esse serviço, ligações utilisando bônus para fixo de qualquer operadora, liberar também torpedos grátis pela web até o momento é a única que atende o triânglo mineiro que não tem a facilidade entre: Oi, claro, vivo e até a ctbc.

 

 

Comentário de Gustavo Araujo

Sou cliente TIM desde os tempos de MaxiTel aqui em Belo Horizonte. Já fui cliente Oi por algum tempo, mas mesmo a maioria dos meus contatos sendo desta operadora optei pela TIM recentemente devido ao lançamento das promoções e planos Infinity, que na minha opinião nenhuma operadora AINDA conseguiu bater. Me atende muito bem e não tenho o que reclamar. E torço, caso seja vendida, que seja mantida em boas mãos porque falar a 25 centavos sem limite de tempo em todo o país é bom e eu gosto.

 

 

Comentário de Michel Silva

Eu já trabalhei na Tim em 2006 e no começo foi uma boa operadora tanto para trabalhar como ser cliente, mas conforme o tempo foi passando o serviço foi piorando... portanto vem perdendo muitos clientes para as operadoras (Oi, Vivo e Claro).

 

Eu acho que a operadora está sendo mal administrada. Se houvesse comprometimento dos gestores com o nome da empresa e com a sua base de clientes, certamente eu não precisaria enviar esta manifestação.

 

 

Comentário de Clayton Furlanetto

Sou antigo funcionário da Claro e hoje trabalho na Tim no setor Corporativo.

 

O que está acabando com a operadora em questão é seu mal atendimento no Call-Center, tem problemas que são impossíveis de resolver, ex: a conta de um dos meus clientes veio com cobrança indevida (de praxe) com a conta contestada e após 15 dias de espera para gerarem uma a conta certa, as linhas foram bloqueadas por falta de pagamento. Hoje fazem 5 dias que estão bloqueadas e toda vez que ligamos dizem que as linhas serão estabelecidas em até 2 horas. Resumo: mais um cliente indo pra concorrência!

 

Quanto a venda da Tim, seria melhor vender para algum grupo novo que queira entrar no Brasil, como, Vivendi ou a Vodafone. Enquanto isso não acontece, Senhor nos dê paciência, mais muita paciência pra podermos ligar no *144.

 

 

Comentário de Marcio Linhares

Trabalho com a TIM desde 2001 com a venda de Planos Corporativos e eu tenho CERTEZA QUE A TIM NÃO CHEGARÁ AO RESULTADO PROJETADO DE JEITO NENHUM!!!

 

Eles estão quebrando seus representantes, não estão pagando os caras em dia, sua rede de revendas está falindo e os caras bons estão indo para a concorrência. TIM, já era...

 

 

Comentário de Andrea dos Santos

Sou representante da Tim é muito triste ver uma empresa que tinha tudo para estar na liderança com tantos problemas primarios . Falta na Tim tudo o que foi falado aqui , falta respeito para os clientes o 0800 é muito ruim , falta respeito pelos vendedores que estao na rua dando a cara para bater e levantar a bandeira de uma operadorea que nao sabe que existo , as revendas corporativas fazem o que quer , pagam os consultores guando bem entende , guando pagam .A operadora deveria fiscalizar as suas revendas tudo parece terra de ninguem . Estou indo para a Vivo Andrea -SP

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Internet das Coisas
27 de Junho

Market Update

Regulamentação

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop Lei Geral das Telecomunicações: 20 anos

21 de julho

Organizador: FIESP

Painel Telebrasil 2017

19 e 20 de setembro

Organizador: Telebrasil

Mais Eventos




LIVROS

 

 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...