Seção: Comentários Teleco

 06/12/2009


Claro cresceu, mas não ameaçou a liderança da Vivo em 2009

 

A Claro assumiu em 2008 a segunda colocação em market share de celulares do Brasil, superando a Tim. A partir de seu desempenho nos últimos dois anos, podia se esperar que, em 2009, ela viesse a se aproximar da líder Vivo, no sentido de assumir a liderança no Brasil.

 

A Claro conseguiu superar a Vivo em adições líquidas em 4 dos 10 primeiros meses de 2009. No entanto, nos 6 meses em que superou a segunda colocada, a Vivo aumentou a diferença, que cresceu de 6,3 milhões de celulares em Dez/2008 para 6,8 milhões de celulares em Out/09.

 

 

 

 

A Claro, que liderou o crescimento do celular em 2007 e 2008, não repetiu este desempenho em 2009. Suas adições líquidas (4,0 milhões) foram inferiores às apresentadas pela Vivo (4,6 milhões) e pela Oi (5,2 milhões).

 

 

 

A Claro é a operadora com o menor percentual de pré-pago na base (79,7%), mas o seu ARPU se manteve estável em R$ 23,0 em 2009, inferior ao da Tim (R$ 26,5) e da Vivo (R$ 26,4). Esta é uma das razões para a Claro, mesmo com uma base maior de clientes, não ter conseguido ainda superar a Tim e assumir a 2ª colocação também em receita líquida.

 

 

 

 

Uma das vantagens da Vivo em relação à Claro tem sido o churn mensal (2,5% em média no 3T09) enquanto o da Claro foi de 2,9%.

 

 Vivo e Claro são as operadoras que mais tem investido em 3G e que possuem a maior parte dos clientes com esta tecnologia.

 

A margem EBITDA da Claro no acumulado dos 9 primeiros meses de 2009 (24,1%) foi inferior à de igual período de 2008 (25,0%).

 

Em suma, 2009 está sendo para Claro um ano de consolidação de sua 2º posição em market share alcançada em 2008. A operadora tem apresentado um desempenho próximo da Vivo, mas ligeiramente inferior em grande parte dos indicadores acompanhados pelo Teleco (mais detalhes). Entre eles, incluem-se os indicadores de qualidade e a Margem EBITDA.

 

Uma possível interpretação seria que, após dois anos, a Vivo reagiu à ameaça do segundo colocado e agora a Claro terá que desenvolver uma nova estratégia para tentar conseguir a liderança. Sem dúvida, para a Claro existe um novo desafio para 2010.

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • A Claro vai brigar pela liderança em market share com a Vivo em 2010?
  • A Claro vai ultrapassar a Tim em receita? Quando?
  • Por que o ARPU da Claro é inferior ao da Vivo?

 

 

 

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Comentário de Rogério Pires

Como cliente, prefiro que a Claro continue privilegiando a qualidade dos serviços prestados; investimento em rede (3G e GSM) e em atendimento do que buscar a todo custo ser a primeira em share!

 

Sabe-se que os acionistas querem ser remunerados e não é com um "marketing a todo custo" que isso se fará! Como gestor, daria preferência a uma empresa com "excelência" em serviços, clientes rentáveis (pós-pagos) e satisfeitos!

 

 

Comentário de Tiago André Ardilla de Assis

Como funcionário de uma Call Center ativo da Claro vejo o quanto ela pensa em primeiro lugar no cliente, pois tem operadoras que quando lança promoção visa apenas a pequeno prazo com promoções de seis meses, por isso que quando a operadora faz limpeza na base dá aquele "bum" ou seja baque na diminuição de clientes.

 

Sendo assim, a Claro sempre pensa a longo prazo não é atoa que em 2003 quando a Claro entrou no mercado brasileiro logo em seguida em 2006 consolidou-se no Brasil e logo após se tornou a segunda maior operadora em clientes no Brasil. Com promoções para clientes da base e da concorrência sem desagradar nemhuma das partes clientes e futuros clientes.

 

 

Comentário de Pandiá Ernesto Pereira Guimarães

Não acredito que a Claro vá ultrapassar a Vivo, pois a única area que a Vivo perdia para Claro era em Minas, onde hoje é a maior ameaça da operadora das bolinhas vermelhas. Com riqueza no atendimento a Vivo ganha o mercado mineiro.

 

 

Comentário de Henrique Barros

A Claro também lidera em algumas regiões de SP. Eu acho que ela tem potencial para diminuir ainda mais a participação dos pré-pagos na base, além de aumentar o ARPU. Ela já vem fazendo isso nas renovações de planos (principalmente corporativos).

 

Acredito que no mínimo em 2010 ela passa a TIM em Receita Liquida.

 

 

Comentário de Alexandre Teixeira

A Claro perdeu uma excelente oportunidade em 2009 para estar colado na Vivo, a Tim está patinando desde 2008 com uma rede de logistas insatisfeitos com a falta de pagamentos de remunerações e subsidios de aparelhos e mesmo assim, na raça deram a tim 4.000.000 de adiçoes liquidas até Novembro de 2009.

 

Uma virada de Bandeira em 2010 para a Claro e esses logistas seria o caminho mais rápido e melhor economicamente para ambos. Que 2010 se melhor para todos!!!!!

 

 

Comentário de André Roncon

A certeza é uma só; pergunte pra qualquer pessoa que mora um pouco distante do centro das cidades, se tem sinal da Claro em sua casa.. vocês terão a resposta.. Não... só emergência.. coisa que já não acontece com os celulares da Vivo.

 

É muito chato você ter um celular e ter que ficar buscando sinal na janela, porta.. isso quando encontra. Sem contar que quando tem tempestade o sinal some quando vc mais precisa, parece que não tem nobreak, quando falta energia sinal também some.

 

Portanto eu concluo que ela tenha que melhorar muito sua cobertura e parar de dar desculpas esfarrapadas e dizer que o problema está no aparelho, ou na linha.. rsrs um celular em emergência só da pra ficar batendo papo com a polícia..rsrs .. espero que façam algo, antes que seja tarde.

 

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