Seção: Comentários Teleco

 08/01/2010


A disputa da Vivo, Claro, Tim e Oi por market share em 2010

 

O quadro de market share do celular no Brasil permaneceu estável em 2009.

 

 

A Oi foi a única das 4 maiores operadoras a ganhar market share em 2009, graças ao seu desempenho no estado de São Paulo. Ela ganhou market share no primeiro semestre do ano e perdeu no 2º semestre (base novembro).

 

Vivo, Claro e Tim apresentaram o movimento inverso. Perderam maket share no 1º semestre e recuperaram no 2º semestre.

 

Vivo e Claro consolidaram suas posições em 2009, apesar da perda de market share.

 

A líder Vivo aumentou a diferença em quantidade de celulares que a separa da Claro de 6,2 milhões em 2008 para 7,0 milhões em Nov/09. O mesmo ocorreu com a Claro (2ª colocada) que aumentou sua diferença em relação à Tim (3ª colocada) de 2,3 para 2,8 milhões de celulares.

 

 

 

A Vivo deve continuar como líder de market share em 2010. Mesmo que a Claro venha a disputar de forma mais agressiva a 1ª colocação, dificilmente ela conseguirá reverter a distância que a separa da Vivo no período de um ano.

 

Apesar de ser possível para a Tim reduzir a distância que a separa da Claro e brigar pela 2ª colocação, é pouco provável que isto aconteça em 2010. A Claro ultrapassou a Tim em 2007 e vem aumentando paulatinamente a sua vantagem.

 

A Tim, por sua vez, não deve ser também ultrapassada em 2010. Com a queda no desempenho da Oi no 2º semestre de 2009 a briga pela 3ª colocação (Oi x Tim) só esquentará em 2010 se a Tim apresentar uma queda em seu desempenho. A oferta de 3G pode fazer a diferença, assim como a disputa pelo mercado de São Paulo.

 

 

 

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Quem irá liderar o crescimento do celular no Brasil em 2010?
  • A Claro vai disputar a 1ª colocação com a Vivo em 2010?
  • A Oi vai voltar a acelerar o seu ritmo de crescimento em 2010?
  • O quadro de market share das operadoras de celular vai se manter estável em 2010?

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

Comentário de Marcelo Dias

Observei todos os comentários e vejo que muitos demonstram mais paixão pela operadora que usa do que propriamente razão. O que eu não consigo entender é que neste mercado, a pessoa consegue ter um plano pessoa fisica mais atraente que os corporativos. E já está na hora das operadoras cobrarem apenas o que o cliente realmente precisa usar, como as contas públicas. Pensem nisso.

 

 

Comentário de Carla Bianca Weber

A Claro aumentaria significativamente seus números se oferecesse um pacote com minutos interurbanos onde os clientes teriam uma redução nas suas foturas, que hoje é cobrado como excedente.

 

O Pacote Claro POC que é comercializado, muitos clientes reclamam do funcionamento e também com relação aos modelos de aparelhos ofertados com esta função.

 

 

Comentário de Percival Serrano

Acho difícil a Tim conseguir superar a Oi pelo motivo da má qualidade de sinal principalmente no plano Infinity que para mim é uma enganação, sendo que as quedas na ligação sao constantes entao o plano é falho, fazendo com que o cliente ligue varias vezes para conseguir falar!

 

 

Comentário de Douglas Amancio

O mercado tem se comportado passivamento desde 2008. A Vivo tem liderado o mercado com cerca de 29% do market share nacional, na minha opinião em 2010 permanecerá o mesmo quadro dos últimos quatro anos. O que pode alterar este cenário é um crescimento em número da Oi.

 

 

Comentário de Sandro Moraes de Barros

Acredito que a CLARO vai conseguir diminuir para 3/4% a diferença entre a VIVO.

 

Atualmente sou cliente CLARO e sei que as ofertas são melhores, no plano corporativo o CLARO DIRETO (PPT) é uma das melhores ofertas,com preço muito competitivo. O atendimento é outro ponto forte da CLARO.

 

Na VIVO era a cobertura, que pela minha percepção, que viajo bastante, não apresenta mais diferença significativa. Por tudo isso acredito que vai cair a diferença entre as duas operadoras.

 

 

Comentário de Rubens Ary Junior

A Claro precisa ser mais agressiva nas promoções, pois bônus intra rede e fixo as outras operadoras também fornecem.

 

Em relação a pacotes LD, hj a Claro comercializa pacotes de 50,100 e 200 min. mas somente para uso intra rede onde é que se deixa a desejar.

 

 

Comentário de Lucas dos Santos Reis

Disputar a 1a. colocação a Claro vai, mas definitivamente não conseguirá chegar perto o bastante da VIVO, apesar de iniciativas como doação de aparelhos no varejo o famoso "compre e ganhe", subsidiar aparelhos com preço menor, não a levou a ganhar o share que planejou para 2009.

 

Na minha opinião a vivo continuara líder isolada em 2009, por ter um mix de produtos e ofertas que atendem melhor a demanda dos usuário de telefonia móvel.

 

 

Comentário de Diego Silva

A Vivo lidera no mercado a anos, sempre com serviços de qualidade. Acredito que em 2010 a Claro pode chegar perto, com suas promoçoes agressivas, mas sem qualidade e com a cobertura comprometida, não alcançara a liderança.

 

Quanto a Oi, é outra que tem sido agressiva em suas promoçoes mas ja testei seus serviços e deixei a operadora, pois a qualidade de sinal, o atendimento no call center, e seu atendimento em loja são péssimos.

 

Sendo assim como disse no inicio acredito que a vivo continuara liderando.

 

 

Comentário de Allan Gomes

Não acredito em grandes alterações, pois a Claro não consegue se distanciar da TIM e encostar na VIVO, a TIM é a mesma situação com a Claro e a Oi, respectivamente e a Oi por sua vez , já passou pelo periodo de acomodação em São Paulo, responsável pelo crescimento no ano e entra no período de estabilização da marca.

 

As estratégias da TIM, principalmente com o Liberty e Infinity (os planos mais agressivos para utilização de rede própria) e também da VIVO estão claramente voltadas para a utilização de minutos na própria rede para aumentar o faturamento o que contribui para a manutenção do market share, para os próximos 3 meses mais pelo menos.

 

 

Comentário de André Nunes

Acredito na força da Tim, tem mudado muito a forma de ver os clientes buscando melhoria no atendimento e com ofertas agressivas, principalmente no setor corporativo, para quem usa o Infinity Pré só tem a ganhar, faço LDN e falo mais de 90minutos e só pago 0,25, este serviço e para quem sabe Usar!!

 

 

Comentário de Marcello Ribeiro

Depois de muito sofrer com a TIM, agora sou cliente da Claro. Estou satisfeito. Mesmo com panes, a Claro consegue ser mais confiável do que a Tim.

 

A VIVO só é líder porque distribui chips. Se fizer uma limpeza de base esse ano, a diferença pra Claro cairá bruscamente.

 

É esperar pra ver. Já a OI está empacada e não espero grandes novidades por parte dela.

 

 

Comentário de João Carlos Serra

A Claro diminuiria sua diferença para a Vivo no mercado nacional se enxergasse que só em MG a diferença entre eles é de 2,5 milhões.

 

Mas o que vemos em MG é somente lojas Claro fechando as portas.

 

 

Comentário de Renato Soares

Por mais que a Claro tenha conquistado clientes nos últimos meses, creio que ainda será um pouco difícil para ela ultrapassar a Vivo, que é uma operadora mais "tradicional", com marca e qualidade insuperáveis.

 

Ao que parece, a Claro tem investido muito em propaganda e expansão da cobertura nas Capitais, Regiões Metropolitanas e principais rodovias, mas continua com um sinal bem ruim no interior, inclusive em cidades grandes; a exemplo, temos São José dos Campos (SP) e Volta Redonda (RJ).

 

Quanto à TIM, estou muito satisfeito com o plano Infinity Pré combinado com a promoção R$ 0,25, que até agora estão cumprindo exatamente com o prometido de tarifar apenas o 1º minuto em ligações locais e DDD para números TIM.

 

 

Comentário de Ricardo Goncalves Souza

Acredito na força da Tim para se distanciar mais da Oi, com seus novos palnos Infity & Liberty ficou difícil para seus concorrentes. Espero o mais rápido possivel o 3G da Tim aqui na PB.

 

 

Comentário de Wagner Martins

Acredito que a diferença entre a Vivo e a Claro deverá aumentar, a Vivo tem investido muito em seus serviços, principalmente na cobertura q sempre foi o seu forte.

 

A Claro, confesso que tenho dó do sinal precário que oferecem e fico pasmo como ainda conseguem ter tantos clientes. O marketing deles é mto bom, um exemplo disso foi a internet 3G, fizeram lindíssimas propagandas, venderam mais do que suportavam e no final vc não conseguia usar o serviço e o atendimento é um completo descaso com os consumidores.

 

Mudei para Vivo e aí sim pude ver o que é de fato banda larga 3G.

 

 

Comentário de Daniel El Gaid

Me perdoe a Tim é uma empresa fraca. Eles não sabem nem se vaão vender a Tim ou não. A Tim está deste jeito, a Telecom Itália vende não vende. A cobertura da Tim me perdoe, está uma merda, sem qualidade de sinal. Os planos da Tim fracos.

 

A Tim Itália está com uma dívida grande e a Tim Brasil está deste jeito vende ou não vende. O povo está saindo da Tim e vai pra Claro, ou vai pra Vivo, ou vai pra Oi.

 

A Tim já deu o que tinha de dar eu fui pra a Vivo. A Vivo é boa, tem qualidade de sinal e tem cobertura. A Vivo é a Vivo eu, vou pra onde eu for, a Vivo vai.

 

 

Comentário de João Paulo da Silva e Silva

Na minha opinião, a Vivo no mínimo manterá a distância que a separa da Claro. A Vivo está muito à frente de suas concorrentes no mercado de cobertura 3G, o que permitirá maiores vendas dos serviços de dados.

 

Hoje, o mercado demanda bastante esse tipo de serviço. Até mesmo o segmento pré-pago hoje pode ter acesso ao serviço. A diversificação do público alvo dentro de um mercado promissor foi uma grande jogada da empresa. Não vejo como num horizonte próximo, as demais operadoras oferecerem serviços nesse nível.

 

 

Comentário de Alessander Fernando Palacios Freitas

Creio que em nosso país as operadoras de telefonia celular nivelam-se por baixo na qualidade da prestação do serviço. Muito embora algumas, como a Vivo, ofereçam uma qualidade de prestação de serviço um pouco melhor.

 

É preciso fazer uma análise completa, ou seja, atendimento, opção de planos, qualidade de sinal, cobertura e tarifas. Aliás no que toca a tarifas, uma das mais caras do mundo. Segundo as operadoras devido a carga tributária pesada do Brasil. Mas bem que podiam melhorar nesse campo. Falta boa vontade.

 

A Oi aqui na minha região, em Goiás, tem uma qualidade de sinal deplorável, muitas ERBs, mas tráfego congestionado, qualidade de voz muito ruim e quedas de GPRS constantes. A Claro possui boa cobertura no interior, mas a tarifa mais cara de todas no pré-pago.

 

A Tim tem ótima qualidade de sinal, mas menos cobertura no interior, boas promoções. E a Vivo ao meu ver, a mais equilibrada, com bom atendimento, tarifas um pouco melhores para voz, muito boa cobertura e boas promoções.

 

Na verdade chego a conclusão que todas as operadoras são muito medianas, e a Anatel é um orgão do governo omisso para com os abusos cometidos contra os clientes. Quem sabe um dia isso muda?

 

 

Loading

EVENTOS

Mais Eventos

 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...