Seção: Comentários Teleco

07/02/2010


Quais são as metas da Claro para 2010?

 

 

A Claro em 2009

 

A Claro é a segunda operadora de celular do Brasil tendo terminado 2009 com 44,4 milhões de celulares e market share de 25,5%. Ela apresentou em 2009 um crescimento menor da base de celulares e da receita em relação aos 2 anos anteriores.

 

 

 

 

A Claro liderou o crescimento do celular em adições líquidas em 2007 e 2008, mas cresceu menos que a média Brasil em 2009 (15,5%). No entanto, este crescimento foi suficiente para consolidar a Claro na 2ª colocação em market share ampliando em 1 milhão de celulares a sua vantagem em relação à 3ª colocada Tim.

 

O baixo crescimento de 4,2% apresentado pela Claro em sua receita líquida em 2009 mostra como o crescimento da receita está cada vez mais descolado do crescimento da base de celulares. Com a competição existente entre 4 operadoras com cobertura nacional, que leva a uma queda na receita de voz, e o Brasil atingindo uma densidade de mais de 100 cel/100 hab., o simples crescimento da base de celulares já não garante o crescimento da receita da operadora.

 

Note-se que, em 2009, a Claro deixou de buscar o crescimento acelerado da sua base de celulares e focou no crescimento da sua receita de dados apostando em 3G e serviços de valor adicionado. Isto não foi suficiente, no entanto, para impedir a queda do ARPU da operadora.

 

 

 

Por outro lado, a Claro em 2009 apresentou um crescimento do EBITDA a uma taxa superior a de sua receita líquida. A sua margem EBITDA cresceu de 23,6% em 2008 para 24,2% em 2009.

 

 

 

 

Para analisar as metas da Claro para 2010, é importante entender o que ela representa para sua controladora, a América Móvil.

 

 

 

A Claro Brasil é a 2ª operadora do Grupo com 22,1% dos celulares e 21,3% da receita, atrás da Telcel México com 29,4% e 35,8% respectivamente. A Telcel responde, no entanto, por 49,4% do EBITDA e a Claro por 12,8%.

 

 

Metas para 2010

 

Diante deste quadro, analisa-se, a seguir, possíveis metas da Claro para 2010:

 

 

1) Conquistar a 1ª colocação em market share superando a Vivo

 

 

A Claro pode em 2010 diminuir a diferença de 7,3 milhões de celulares que a separa da Vivo, mas dificilmente conseguirá conquistar a 1ª colocação em 2010. Não parece razoável supor que a Claro apresente durante o ano promoções muito mais agressivas que as demais operadoras de forma a atingir este objetivo.

 

Um caminho para a Claro seria controlar melhor o churn que se distanciou em relação ao da Vivo no 2º semestre de 2009

 

Nota: 4T09 para a Vivo foi estimado pelo Teleco

 

Se o churn mensal da Claro fosse o mesmo da Vivo em 2009 ela teria aumentado suas adições líquidas no ano em 1 milhão de celulares, terminando o ano praticamente empatada em adições líquidas com a Vivo.

 

 

2) Melhorar a rentabilidade

 

Para melhorar a rentabilidade, fazendo crescer a sua margem EBITDA, a Claro precisará aumentar a sua receita de dados crescendo em 3G e serviços de valor adicionado. Uma melhoria nos indicadores de qualidade aliada a uma boa comunicação pode ajudar também na conquista de clientes de maior ARPU.

 

Estas melhorias incrementais não serão suficientes, no entanto, para levar a margem EBITDA da Claro a um patamar superior a 30%. Este talvez seja um dos motivos que levou o empresário Carlos Slim a anunciar a incorporação da Telmex Internacional (controladora da Embratel) pela América Móvil. A consolidação no Brasil da Claro, Embratel e da Net em uma única empresa pode gerar as economias necessárias para melhorar a rentabilidade destas empresas. Otimizaria também os investimentos da Claro em backhaul necessários para oferecer 3G com mais qualidade.

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Quais as metas da Claro para 2010?
  • A Claro vai tentar superar a Vivo em market share em 2010?
  • 3G e Serviços de Valor Adicionado irão ajudar a Claro a aumentar o seu ARPU em 2010?
  • A fusão da Claro com a Embratel irá ocorrer em 2010?
  • Tal fusão ajudará na melhoria da receita e do EBITDA?

 

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

Comentário de Roberto Frota

A minha opinião é que a Claro está mostrando para que veio no mercado Brasileiro. É uma empresa que não deixa a desejar a nenhuma empresa de fora ou de dentro do país. No meu ponto de vista é uma empresa que merece sim estar a liderança do mercado, mas, sem perder a qualidade de seus serviços (diga-se de passagem excelentes), e sem queimar dinheiro em promoções mirabolantes (que os assinantes ficam sem conseguir ligar em determinados horários de todos os dias) de marketeiros que ninguém sabe de qual faculdade saiu. Claro que precisa melhorar sim em alguns aspectos, mas, no geral é a melhor empresa de telefonia móvel do país.

 

Comentário de Arioni Valente

Concordo com os amigos sobre a qualidade de sinal da claro, sou cliente claro mas o sinal deixa a desejar, e eu não entendo como eles não enxergam que isto é importante pra ser lider. E digo mais, antes a claro cresceu porque a vivo era CDMA, a TIM tá endividada e as outras nem se falam.... porém agora a Vivo é GSM, 3G, é lider, a Oi ta melhorando muito em sinal e tem promoções. Claro, abre o olho senão o trem vai pegar logo logo. O povo ta debandando ou pra Vivo ou pra Oi.

 

Comentário de Fábio Barbosa

A Claro em 2009 modificou as antenas das erb's e a cobertura nas cidades do interior que possue apenas uma erb, caiu asustadoramente atingindo uma distacia média de 800m, ficando os sítios, fazendas, povoados e bairros proximos sem sinal, pelo menos o que ocorreu em Alagoas.

 

Comentário de Marcelo Ribeiro

A grande meta da Claro em 2010 é manter a vice-liderança. Do jeito que a qualidade de seus serviços está se deteriorando, dificilmente acho que ameaçará a Vivo. Ao contrário, acho difícil para a Claro segurar sua segunda colocação se não melhorar e rapidamente sua cobertura 3G e começar a cumprir o que promete. O mercado não aceita mais desculpas e conforme se aproxima a saturação no serviço móvel pessoal, a qualidade será o diferencial. A Claro perdeu um pouco seu rumo e se quiser sobreviver, terá que melhorar. Do contrário, a portabilidade fará seu churn aumentar e a revoada de clientes pós e pré será inevitável. Num mercado onde a densidade de celulares está chegando a 100%, má gestão é um tiro no pé. Quem viver, verá.

 

Comentário de Eduardo Rosa

A Claro é uma operadora que tem tudo para dar certo, mas o égo de seus gestores é tão grande que atrapalha o crescimento do negócio. Ainda não foram capazes de avaliar o tamanho da força que a marca Oi possui no mercado e não estão buscando querer entender o porque o cliente pré-pago quer ser cliente Oi. Não são somente as promoções, mas também o valor e a simplicidade que a marca tem. Campanhas complicadas, materiais de positivação, lojas lotadas com grandes filas de espera, fazem com que os clientes deixem a operadora. Hoje em dia o cliente tem vários CHIPs e utiliza aquela operadora que oferece melhores vantagens e aquela que melhor lhe agrada. Falta capacitação dos profissionais e vontade de querer olhar para os lados e ver que é preciso estudar para poder crescer...!

 

Comentário de Andre Roncon

O sinal da Claro GSM é muito pobre, ruim... só funciona próximo ao Centro das cidades... desse jeito só vai perder clientes. Agora a Vivo pega em qualquer lugar... será que os donos da Claro não conseguem enxergar isso!! parece que não está Claro para eles que o povo compra celular da Claro ai constatam que não funciona, em seguida desbloqueiam e usam outra operadora... precisam melhorar o sinal se quiserem conquistar clientes!

 

Comentário de Daniel Nunes

A Claro deveria dar mais atenção a sua qualidade, devido ao alto crescimento da mesma, a Claro deixou de lado a qualidade no sinal, porém seu atendimento continua excelente. A Claro também poderia acelerar sua agilidade no desenvolvimento da instalação das Antenas 3G para então aumentar sua velocidade mínima de 128Kb para 256Kb, aumentado sua capacidade e competitividade.

 

Comentário de Eduardo Pereira

Muitos clientes andam insatisfeitos com a Claro pelo fato de seus serviços estarem deixando a desejar. Especialmente no atendimento. O serviço 3g da Claro ainda é muito fraco em muitas regiões e se paga muito caro para utilizá-lo. Se a Claro realmente quiser superar a Vivo, antes eles terão que estruturar melhor seus produtos, seu atendimento e seus serviços. Pois assim não tem chance. Só está em 2º, conforme os dados informados, por resultados anteriores. Confesso que já fui muito a favor da Claro, mas hoje...

 

Comentário de Luiz Augusto Borges

A Claro tentará em 2010 sem êxito superar a Vivo no 1º lugar, mantendo-se em 2º lugar. Seus investimentos em 3G estão corretos, porém, terão que ter uma bom trabalho de manutenção e expansão nas redes para satisfazer sua base de clientes.

 

A parceria com a Embratel servirá como válvula de escape, pois, poderá criar promoções como a Oi consegue hoje no mercado. OI+FIXO+MÓVEL+TELEVISÃO FECHADA.

 

Enfim, uma excelente operadora com suas dificuldades como todas no mercado brasileiro que ao meu ver mantem-se em 2º em 2010 e com um trabalho diferencia daqui para frente. Ameaça sim o 1ºª luga da Vivo.

 

Comentário de Antonio Fernadez

A Claro é sem dúvida um player respeitável, além de ter capital para investimentos (pertence ao grupo América M óvil que vê o Brasil como um mercado a ser explorado) mas, na minha hulmilde opinião acho que a TIM está muito agressiva com seu plano "liberty" é algo inovador e que o mercado já estava precisando.

 

Com certeza a TIM irá aumentar seu marketshare, resta saber o que o grupo italiano planeja para o futuro de sua surcusal no Brasil.

 

Comentário de Claudio Chaves

Penso que a falta de respeito com o usuário ainda continua sendo o maior transtorno, principalmente no que se diz respeito ao "SAC" (serviço de atendimento ao cliente), a falta de profissionalismo movida a rotatividade constante de funcionários e o monitoramento que é tão deficiente quanto. A partir daí, vem então a preocupação do melhoramento dos serviços oferecidos pela operadora.

 

Comentário de Mario Wilson de Sylos Rigobello

A Claro está seguindo um caminho a meu ver muito perigoso, trabalho como consultor a 5 anos, passei por varios administradores, reduziu as revendas; muitos consultores enganavam descaradamente seus clientes em troca ganho fácil.

 

A operadora fez vista grossa, durante muito tempo, agora pune quem sempre trabalhou honestamente, e ainda reduz drasticamente a forma de pagamento. E simplesmente dar tiro no pé.

 

Outra coisa muito seria a cobrança erradas nas contas dos clientes, será uma forma de administradores incompetentes aumentaram a lucratividade da empresa.

 

Clientes confiram suas contas. Se claro não valorizar quem faz um trabalho sério, e de respeito ao cliente, vai perder até segunda posição no mercado, parece que tem chefe trabalhando contra a Claro, não entrarei em detalhes internos.

 

 

Comentário de José R. Plens Jr.

A Claro investiu pesado em SP, no Interior Claro, Tim e Oi estão competindo em cobertura, existem regiões que a Vivo não cobre, exemplo Raposo Tavares exitem vácuos gigantes da Vivo, e as três operaradoras estão lá.

 

O único defeito da Claro como maioria relatou está na qualidade de sinal nas cidades de pequeno porte. Você enxerga a torre mas o sinal está fraco, em dias de chuva ela sai fora do ar, acho que falta mais qualidade para ter um cliente satisfeito. Sou cliente dela, sou ex Vivo, satisfeitíssimo nas tarifas cobertura e promoções.

 

 

Comentário de Andre Roncon

Claro , sinal de emergência!!! Se continuar com o sinal fraco deste jeito quem vai pedir socorro logo logo, são vocês..!!

 

Comprei um celular de dois chips, coloquei um Vivo, outro Claro. Adivinhem! Não é surpresa pra ninguém. Viajei para o litoral sul e analisei as variações dos sinais. Na maior parte do tempo Claro em emergência e Vivo sempre com sinal!! Uma vez só que a Claro ficou com uma barrinha e a Vivo sem nada. É impressionante a cobertura pobre da Claro.

 

 

Comentário de Welington Pablo Santos de Freitas

Concordo plenamente com o sr Mário Wilson de Sylos Rigobello.

 

Trabalho como consultor a 3 anos e procuro fazer jus ao título que entrego em meu cartão pessoal. Aqui no Vale do Paraíba nossa imagem foi arranhada por inúmeros desonestos e descompromissados com o que de melhor tem em nossa profissão: a rede de relacionamentos.

 

Acredito ainda que a operadora vai nos recompesar por todo o trabalho de recolocação da marca que todos os consultores que prestam e restaram estão fazendo. A melhor proposta é a Claro, mas para ser a melhor opção precisamos tambem sermos os melhores profissionais.

 

 

Comentário de Carlos Luiz Miranda

Sem dúvida que para se chegar a ser primeiro lugar é um caminho árduo e moroso, mas em se tratando da Claro sem dúvida é possivel.

 

Realmente existe problemas estruturais, é obvio que tem que melhorar sua infra-estrutura num todo para continuar numa crescente, tambem não adianta pensar em ser primeiro se não der atenção especial ao churn.

 

Acredito que até o final de 2011 a Claro não esteja somente assumindo a 1º colocação mas como tambem consolidando-a pois ao meu ver possui o melhor produto hoje no mercado.

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Internet das Coisas
27 de Junho

Market Update

Regulamentação

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop Lei Geral das Telecomunicações: 20 anos

21 de julho

Organizador: FIESP

Painel Telebrasil 2017

19 e 20 de setembro

Organizador: Telebrasil

Mais Eventos




LIVROS

 

 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...