Seção: Comentários Teleco

23/01/2010


Vivo é a líder em adições líquidas pelo 5º mês seguido

 

A Vivo liderou novamente em janeiro o crescimento do celular no Brasil com adições líquidas de 711 mil celulares, 43,4% do total Brasil.

 

 

 

Vivo, Claro e Tim apresentaram em Jan/10 adições líquidas superiores às de Jan/09. Este desempenho é mais um sinal de que a crise ficou para trás e que as adições líquidas de 2010 devem superar as de 2009. O total Brasil em Jan/10 (1,6 milhões) foi maior que o de Jan/09 (1,3 milhões).

 

A Oi foi a única operadora a apresentar em janeiro adições líquidas menores que as de 2009. Ela continuou apresentando um baixo desempenho na sua região de origem (Região I) com adições líquidas de -58 mil celulares e na região da BrT (Região II) com adições líquidas de 22 mil celulares. O crescimento da Oi continua vindo de São Paulo onde liderou, juntamente com a Vivo, o crescimento em adições líquidas em Jan/10.

 

Mantidas as tendências atuais a Oi pode ser ultrapassada pela Vivo na Região I e terminar 2010 com um market share menor que 20%.

 

A liderança da Vivo em adições líquidas nos últimos 5 meses, deve-se em grande parte ao menor churn apresentado pela operadora.

 

 

-
churn mensal*
cancelamentos
adições líquidas
adições brutas
Vivo
2,5%
1.294
711
2.005
Claro
3,0%
1.332
406
1.738
TIM
3,8%
1.576
385
1.962
Oi+BrT
3,8%
1.370
132
1.502

* Churn mensal de Vivo, Claro e Tim no 4T09 e da Oi no 3T09.

 

Se o churn mensal da Tim em Jan/10 fosse de 2,5% como o da Vivo ela teria sido a líder com adições líquidas de 934 mil celulares. Ela lançou em fevereiro alguns planos agressivos que podem fazer com que ela assuma a liderança em adições brutas. Isto não será suficiente, no entanto, se a operadora não reduzir o seu churn.

 

A Tim aprendeu com a limpeza de 1 milhão de celulares que, há 1 ano, fez na sua base, que o churn não deve ser reduzido com critérios mais brandos de desligamento. A redução do churn passa por melhoria da qualidade de serviço e crescimento da base de pós-pago. A base de pós-pago da Tim no 4T09 (6.452 mil celulares) ainda era menor que a do 4T08 (6.571 mil).

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Quem irá liderar o crescimento do celular em 2010?
  • Quem irá liderar o crescimento do celular em Fev/10?
  • Até quando a Oi irá continuar crescendo menos que as demais operadoras?
  • O que acontecerá com a Tim em 2010?
  • A Claro voltará a ameaçar a liderança da Vivo?

 

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Comentário de Daiane Aparecida Ribeiro de Araujo

Na minha opinião é Claro. A Claro tem uma porta aberta muito grande para o desenvolvimento, desde já friso que o crescimento está sendo muito extensivo.

 

Parabéns! Eu sou apenas uma simples operadora de call center, mas adianto que precisa de mais contato com os clientes eles precisam disso.

 

 

Comentário de Daniel Ribeiro

A operadora CLARO não tem medo de arriscar, ela joga limpo e troca a tabela diáriamente se for necessário para superar a concorrência, visando o foco total sempre no cliente.

 

A TIM está fechando suas lojas próprias, o que deixa uma visão de insegurança por parte da operadora e a OI não tem loja própria.

 

Quem já precisou sabe, que quando tem algum problema, não consegue resolver em revendas. Será que vale a pena arriscar nelas?

 

 

Comentário de Marcello Ribeiro

Não espero grandes novidades em 2010.

 

A Vivo continuará sua ascensão. O Brasil está ficando inteligente depois dessas ondas promocionais.

 

Eu pelo menos não estou nem aí pra promoção. Prefiro qualidade. E isso a Vivo tem de sobra. É cara mas é honesta. Sabe reconhecer quando erra e voltar atrás. Coisa que Claro e Tim deviam aprender. Não creio que a Claro com a promoção mofada dos trinta minutos consiga reverter o quadro. Nem a Tim cuja qualidade foi para o espaço.

 

Gostaria que a OI se mexesse mais só pra ver a Claro e Tim nervosas. Porque alcançar a Vivo, nem dando minutos elas conseguem. Porque não conseguem dar qualidade junto com os minutos.

 

Longe de se preocuparem com a Vivo, que vai muito bem obrigado, essas operadoras de segunda tem que começar a se preocupar com a nova entrante da banda H. Tomara que seja a GVT! Porque uma nova entrante é novidade. É inovadora. Respeita seus clientes. E vai fazer de tudo pra ir galgando posição por posição. Primeiro a Oi, depois Tim (se existir até lá) e depois Claro. Vai ser bonito de ver.

 

Vamos ver até quando o preço baixo vai tentar superar a qualidade de rede. Porque tudo na vida tem um preço. Até mesmo o preço baixo com rede precária. Coisas que não existem na Vivo. Graças a Deus.

 

 

Comentário de Marcone Soeiro Monteiro

Sou proprietário de uma revenda Claro no ES e já digo de antemão que ela se preocupa muito com o atendimento ao cliente, tanto que estaremos iniciando um projeto piloto para solucionar problemas pequenos que o cliente vem tendo.

 

Um exemplo são essas greves de correios que estão atrasando as entregas de faturas, então iremos emitir 2ª via de conta, abrir chamado para resoluções e ele não precisará ficar ligando pro call center pra resolvr essas pendencias simples. Hoje já fazemos isso, mas é necessário o aparelho do cliente porém demanda tempo e o cliente não gosta de esperar.

 

Os novos planos são prova que ela realmente pensa no cliente, pois ele escolhe o que bem precisa e não paga pelo que não precisa como muitos planos prontos, tornando mais funcional e atrativo.

 

 

Comentário de Leandro Oliveira

Sou de MG e não acredito tanto na "qualidade" que vcs dizem q a Vivo tem... desde que ela comprou a Telemig Celular só fez emporcalhar os serviços. Vários planos descontinuados e piora irreversível no atendimento.

 

Na minha cidade natal (Piranga-MG) é raro conseguir completar a ligação de primeira sem aparecer escrito "rede congestionada" na tela do celular.

 

Mas falar que a vivo cresceu aqui em MG cresceu sim, e muito. Graças a política de acesso ao celular onde quase todas as cidades do interior agora tem cobertura da Vivo (e na maioria das vezes a Vivo é a única a prestar cobertura). E pra falar a verdade pra mim o que importa é cobertura e nisso a Telemig deixou um bom legado para a Vivo.

 

 

Comentário de Leandro Oliveira

Sou de MG e não acredito tanto na "qualidade" que vcs dizem q a Vivo tem... desde que ela comprou a Telemig Celular só fez emporcalhar os serviços. Vários planos descontinuados e piora irreversível no atendimento.

 

Na minha cidade natal (Piranga-MG) é raro conseguir completar a ligação de primeira sem aparecer escrito "rede congestionada" na tela do celular.

 

Mas falar que a vivo cresceu aqui em MG cresceu sim, e muito. Graças a política de acesso ao celular onde quase todas as cidades do interior agora tem cobertura da Vivo (e na maioria das vezes a Vivo é a única a prestar cobertura). E pra falar a verdade pra mim o que importa é cobertura e nisso a Telemig deixou um bom legado para a Vivo.

 

 

Comentário de Adaías de Oliveira

Com certeza quem vai assumir a liderança em 2010 vai ser a Claro. O pessoal trabalha muito bem, temos um portifólio de aparelhos excelentes, novidades todos os dias e muitas promoçõe boas.

 

Temos planos agressivos de até 11.500 minutos e agora em 2010 muitas promoções boas vindo pela frente, tenho certeza que logo, logo iremos passar a Vivo.

 

 

Comentário de Jorge Ribeiro Lopes

É incrível como algumas operadoras ainda tem coragem de colocar a venda pacotes de vantagens e promoções espetaculares sendo que quando se precisa usar o telefone nada funciona!

 

De que me adianta minutos gratuitos se não tem como usa-los! Sou do interior de São Paulo e por aqui a única operadora eficiente é a Vivo e em minha opinião é a única que cumpre exatamente o que promete! Por isso a recomento a todos que desejam qualidade de fato!!

 

 

Comentário de Eustaquio Duarte

A Oi nunca vai chegar a lugar nenhum, pois é incompetente desde o nascimento. E veio para tentar enterrar o nome da TELEMAR, que sempre foi sujo. O governo deveria cassar a concessão dela por maus serviços prestados.

 

 

Comentário de Antonia Jessica Pinho Sales

Primeiro temos que parar para analizar o a operadora procura fazer pelo seu cliente e pelo crescimento sustentável do Brasil.

 

Eu sou cliente vivo com orgulho!!!! Empresa líder de mercado não por sorte mas por valorização de seus clientes!!! Ela pensa em minhas necessidades e procura ao máximo satisfazer os clientes!!!! Não eh a toa que é a numero 1...SEJA VIVO!!!!

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Regulamentação
10 de Maio

Internet das Coisas
30 de Maio

Market Update

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop Regulamentação

Organizador: Teleco
10 de maio

Workshop de Internet das Coisas

Organizador: Teleco
30 de maio

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...