Seção: Comentários Teleco

10/03/2010


Vivo é a lider em 6 dos 7 indicadores em 2009

 

A Vivo consolidou sua liderança no mercado de celular do Brasil conquistando a liderança em 6 dos 7 indicadores selecionados pelo Teleco no 4º trimestre (4T09) e no ano de 2009.

 

 

 

A Vivo manteve a liderança em market share, receita, rentabilidade, qualidade e crescimento e conquistou a liderança em cobertura no trimestre. A Tim manteve a liderança em ARPU.

 

Líder em
Indicador
Líder em 2008
Líder no 1T09
Líder no 2T09
Líder no 3T09
Líder no 4T09
Líder em 2009
Celulares
Market Share
Vivo
Vivo
Vivo
Vivo
Vivo
Vivo
Crescimento
Adições Líquidas
Claro
Oi
Oi
Vivo
Vivo
Vivo
Receita
Receita Líquida
Vivo
Vivo
Vivo
Vivo
Vivo
Vivo
Receita p/ Cliente
ARPU
Tim
Vivo
Tim
Tim
Tim
Tim
Rentabilidade
Margem EBITDA
Vivo
Vivo
Vivo
Vivo
Vivo
Vivo
Qualidade
Metas da Anatel
Vivo
Vivo
Vivo
Vivo
Vivo
Vivo
Cobertura
População Atendida
Claro
Claro
Claro
Claro
Vivo
Vivo

Nota: A ordem não reflete a importância dos indicadores. CTBC e Sercomtel não foram incluídas. Oi inclui BrT.

 

O Teleco acompanha desde 2007 o desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através destes 7 indicadores. Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes indicadores.

 

 

Market Share: Vivo amplia liderança no 4T09

 

A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou 2009 com 51,7 milhões de celulares e market share de 29,8%.

 

 

 

 

Vivo e Claro ganharam market share no 4º trimestre, enquanto Tim e Oi perderam.

 

 

-
4T08
1T09
2T09
3T09
4T09
p.p. (TRI)
Vivo
29,84%
29,70%
29,33%
29,40%
29,75%
0,35%
Claro
25,71%
25,76%
25,36%
25,45%
25,52%
0,07%
TIM
24,17%
23,50%
23,71%
23,85%
23,63%
-0,22%
Oi
19,91%
20,67%
21,22%
20,93%
20,6%
-0,32%

 

 

A Oi foi a única a ganhar market share no ano, graças ao seu desempenho em São Paulo onde cresceu 167% no ano. Perdeu, no entanto, market share no 2º semestre graças ao baixo desempenho apresentado nas outras regiões.

 

A Vivo é a líder em market share em 2 das 3 regiões, em 12 das 27 unidades da federação e em 28 das 57 áreas locais (DDD).  A Oi é líder em 1 região, 5 unidades federativas e 8 áreas locais.  

 

 

 
Líder em Market Share 2009
Região
UF*
DDD
Vivo
II e III
12
28
Claro
-
4
13
Tim
-
6
18
Oi
I
5
8

* Unidade da Federação

 

No 4T09, a Tim perdeu para a Claro a liderança no DDD 86 (Piauí).

 

 

Crescimento: Vivo se consolida na liderança

 

A Vivo conquistou a liderança em adições líquidas no 3T09, 4T09 e em 2009. O churn, menor que o apresentado pelas demais operadoras, e o foco em qualidade são trunfos da Vivo para esta conquista.

 

A Oi, liderou o crescimento do celular no 1T09 e no 2T09, mas perdeu força nas Regiões I e II nos trimestres seguintes.

 

 

 

 

 

 

Receita líquida: Vivo amplia sua vantagem em relação à Tim

 

A Vivo ampliou no 4T09 a vantagem em "revenue share" em relação à 2ª colocada Tim.

 

 

Revenue Share
1T09
2T09
3T09
4T09
Vivo
33,8%
31,7%
31,4%
32,4%
Tim
25,3%
26,6%
26,2%
25,5%
Claro
23,5%
23,7%
23,7%
23,9%
Oi
13,2%
13,8%
14,5%
ND

 

 

A Oi, graças à entrada em São Paulo, e a Claro apresentaram os maiores crescimentos na receita no ano. A Tim apresentou redução.

 

 

Receita Líquida (milhões)
2008
2009
Crescimento
Vivo
15.819
16.363
3,4%
Tim
13.147
13.058
-0,7%
Claro
11.528
12.016
4,2%
Oi
5.208
ND
ND

 

 

ARPU: Tim se manteve na liderança no 4T09

 

A Tim manteve a liderança em ARPU, ampliando sua vantagem em relação à Vivo no 4T09.

 

ARPU (R$)
1T09
2T09
3T09
4T09
2009
Tim
26,0
26,6
26,5
27,0
26,5
Vivo
27,0
26,3
26,4
26,1
26,5
Claro
23,0
23,0
23,0
22,0
22,8
Oi
21,1
21,0
22,2
22,5
ND

Nota: Oi inclui BrT.

 

No ano Tim e Vivo terminaram empatadas em ARPU. A liderança ficou com a Tim por ter liderado por mais trimestres.

 

 

O ARPU Brasil apresentou uma pequena recuperação neste trimestre. A Vivo foi a líder em minutos de uso mensais por usuário (MOU) com 119 minutos, seguida pela Tim e Claro com 99 e 93 minutos respectivamente. A Oi não divulga este indicador ( mais detalhes).

 

 

Rentabilidade: Margem EBITDA da Vivo de 32,7%

 

A Vivo é a operadora de celular do Brasil que apresenta melhor rentabilidade. Liderou em margem EBITDA em todos os trimestres e terminou o ano com margem EBIT e lucro superior às demais.

 

 

-
Margem EBITDA
Margem EBIT
2009
Lucro
(R$ Milhões)
2009
1T09
2T09
3T09
4T09
2009
Vivo
29,9%
30,4%
34,4%
32,7%
31,9%
12,0%
858
Tim
20,2%
22,3%
22,7%
28,2%
23,5%
3,8%
232
Claro
25,6%
24,8%
22,0%
24,5%
24,2%
4,0%
ND
Oi
23,6%
19,7%
30,5%
ND
ND
ND
ND

 

 

Qualidade: Vivo continua liderando

 

 

A Vivo conquistou a liderança no atendimento de metas de qualidade da Anatel desde o inicio do 2008 e não perdeu mais.

 

Metas Atendidas
1T09
2T09
3T09
4T09
2009
Vivo
99,9%
99,9%
99,3%
99,5%
99,7%
Tim
95,7%
98,9%
95,8%
97,3%
96,9%
Claro
88,0%
95,1%
89,1%
98,5%
92,3%
Oi
91,4%
83,9%
82,7%
83,0%
87,3%

 

A Claro e a Tim melhoraram a sua performance no 4T09.

 

 

Cobertura: Vivo assume a liderança

 

A Vivo assumiu a liderança em cobertura com a revisão dos critérios de apuração de cobertura realizada pela Anatel no final de 2009 (mais detalhes).

 

Operadora Municípios atendidos População atendida
Vivo* 3.478 89,0%
Claro* 3.346 88,8%
Tim** 2.922 88,2%
Oi** 2.516 84,2%
CTBC* 87 1,5%
Aeiou* 5 7,6%
Sercomtel* 2 0,3%

Fonte: Anatel

*Cobertura revisada de acordo com novos critérios estabelecidos pela Anatel.

**Quantidade de municípios de Tim e Oi pode estar superestimada contendo municípios onde o serviço ainda não está disponível.

 

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • A Vivo vai continuar sendo a líder em todos estes indicadores em 2010?
  • A Tim vai conseguir manter a liderança em ARPU?
  • E a Oi e a Claro? Conquistarão a liderança em algum indicador?
  • Algum outro indicador deveria ser incluído neste acompanhamento em 2010?

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Comentário de Camilo Lelis Silveira

Líder em todos indicadores, mas aqui no centro oeste de Minas serviço é um dos PIORES que existe. Não conseguimos falar com nitidez, embola a conversa pq??? CONGESTIONAMENTO. Há mais de mês a gente liga pra ela, ela responde com uma chamada ' GRAVAÇÃO' falano que será resolvido em 1 semana. E o serviço é um dos MAIS CAROS DO MUNDO.

 

 

Comentário de Pedro Chaneiko Jr.

Parabéns a Vivo! Isso vem a reforçar o que já se sabia.

 

A maior operadora do Brasil comprovando que 2009 foi excelente e 2010 será ainda melhor.

 

Maior cobertura 3G, melhor atendimento, e melhor qualidade.

 

Que venha 2010! Orgulho de ser Vivo

 

 

Comentário de Mauricio Stoler

Sem dúvida alguma a Vivo deverá continuar na frente nos indicadores de 2010, pois a Vivo sempre tem offertas agressivas para captação de clientes atreladas a um posicionamento de relacionamento e real fidelização, que está anos luz a frente dos concorrentes.

 

A Tim deverá continuar com seu exelente ARPU visto que precisa continuar batendo a poeira acumulada de alguns anos de espectador ao inves de player.

 

A Claro mesmo querendo ser a primeira no país está com uma situação muito singular (cresceu e não sabe o que fazer, momento muito perigoso) além de estar matando sua rede de agentes e colaboradores que a fizeram chegar onde está.

 

A Oi por sua vez continuará seu trabalho sem correr riscos.

 

Haveria de existir sim outro indicador: média de permanencia. Assim poderíamos analisar com mais precisão quem está trabalhando bem.

 

 

Comentário de Lothario Alberto Klaumann

Não é a toa que a Vivo cresceu tanto, haja visto que quando vc vai comprar chip GSM, se vc levar 1 custa R$18,00 ou 4 chips por R$12,00, mas eles obrigam vc a habilitar todos na loja... assim é fácil dizer que crescem bastante.

 

 

Comentário de Samuel Fernandes de Freitas

Excelente, deu uma boa visibilidade das operadoras. Obrigado.

 

 

Comentário de Marcello Ribeiro

É impressionante como a VIVO conseguiu se sair em 2009. Sem dúvida fez por merecer.

 

Já em relação à Tim, acredito sinceramente que só se destacou em ARPU devido à saraivada de cobranças indevidas nas contas de seus clientes pós que já estão em revoada para fora da operadora. Se esse indicativo da Tim cair, é sinal de que o que escrevo é verdade. Vamos aguardar pra ver.

 

Acho que o ARPU deveria ser da Claro, pois realmente seus pré pagos são recarregados religiosamente pela maioria de seus clientes. Mas parece que as cobranças (por vezes abusivas) em contas da Tim fizeram com que ela levasse esse indicador. Tudo bem. O tempo mostrará a injustiça.

 

E realmente acho que o CHURN deveria ser um indicador a aparecer nas estatísticas, só para o pessoal ver qual delas sabe manter e tratar bem seus clientes. Pois não adianta ganhar de um lado e perder de outro. Acho que a melhor operadora não é aquela que mais ganha novos clientes, mas sim aquela que menos perde clientes antigos. São esses clientes antigos (e satisfeitos) que dão testemunho verdadeiro do quanto a operadora sabe atender bem sua base de assinantes.

 

Portanto, o indicador CHURN seria uma ótima chance da gente saber qual delas está melhor no período. Mesmo sem crescer demasiadamente.

 

 

Comentário de Murilo Bessa Lima

Parabéns à Vivo, mais uma vez mostrando o respeito que tem pelos seus clientes, mostrando que conexão como nenhuma outra só ela tem, mostrando para o que veio desde a sua criação, e mostrando que o cliente vem em primeiro lugar. Quanto as outras operadoras, são as outras.

 

 

Comentário de Edmar Calixto

Olá, sou funcionário da operadora Vivo em uma loja autorizada no Estado de Minas Gerais. Parabéns à Vivo. Pois posso dizer com a absoluta certeza de que no Brasil em relação a Telefonia Móvel, no momento nós somos a menos pior, mas vamos chegar lá!

 

Quanto a qualidade de sinal em MG, estamos passando por um processo de atualização da rede Vivo Minas (Telemig Celular), que já está ocorrendo a meses, e parece que ainda vai continuar no decorrer desse ano. Clientes Vivo Minas, por favor, tenham um pouco de paciência, pois nós seremos beneficializados com esse processo de atualização de toda a rede Vivo Minas. Aguardem!!!! Abraços a todos.

 

 

Comentário de Aislan Mattevi

Concordo plenamente com o Mauricio, a Claro foi a que mais cresceu no ano passado deixando na poeira a TIM, mas com esse crescimento ela não está sabendo administrar seu próprio queijo, visto que não investe faz tempo em cobertura em novos municipios, tampouco em promoções agressivas, sempre aquela mesmice de fale e ganhe.

 

Quanto aos agentes autorizados, não dão a minima e estão quebrando, literalmente, com cortes altos nas remunerações. Sou um AA Claro do PR.

 

 

Comentário de Ana Luiza Coelho da Silva

Respondendo ao comentário do Camilo Lelis, temos que levar em consideração que a operadora está a pouco tempo em Minas e isso é mais que óbvio que havera problemas em ligações ou em qualquer outro serviço.

 

Não só a Vivo enfrenta esses problemas como qualquer outra operadora que esteja na sua região ou em outra região qualquer. Ontem mesmo os clientes da Claro ficaram durante 2 horas sem comunicação. Em certas regiões em Santa Catarina, isso mesmo estando na região há anos e não é por isso que vai deixar de haver problemas de sinal.

 

Parabéns à Vivo e tenho grande orgulho em trabalhar com essa operadora, mais que merecido!

 

 

Comentário de Mario Wilson de Sylos Rigobello

Qualidade, pós-venda, satisfação do cliente, como empresário, livraria e papelaria, por 25 anos muitos cursos, muitas leituras, empretec aprendi a importância desses valores.

 

Trabalho para Claro, há 5 anos só atendo empresa, ganhei un prêmio entre 10 melhores do estado, mesmo com todo meu empenho e muito desgaste, nunca me senti tão desvalorizado o nível de erros na contas, nas informações 1052, e até devolver dinheiro para operadora do seu ganho por que o cliente cancelou o plano. Ela recebe a multa, não paga o consultor, ou desconta o que ele ganhou com muito sacrifício de outro cliente.

 

Essa política, se perdurar por mais tempo, pergunto terá alguém interessado em acreditar numa empresa assim? Tenho certeza que a Claro não é assim. Algum diretor está querendo aumentar a lucratividade da empresa e corrigir as fraudes de vendas punindo as pessoas erradas, inclusive seus próprios clientes.

 

Estão dando de bandeja seus clientes para a concorrência. Se não ouvirem seus clientes internos quero ver os resultados da Claro daqui 1 ano.

 

 

 

Loading

EVENTOS

Mais Eventos

 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...