Seção: Comentários Teleco

21/03/2010


O que aconteceu no mercado de celular nos últimos 6 meses?

 

Fevereiro foi o sexto mês seguido em que a Vivo liderou o crescimento do celular, com adições líquidas de 449 mil celulares, seguida pela Tim (298 mil), Claro (265 mil) e Oi (155 mil).

 

Nestes 6 meses ela ganhou market share (0,5 pontos percentuais) e ampliou sua vantagem em relação às demais operadoras.

 

 

A Claro, segunda em adições líquidas, teve um pequeno ganho de market share neste período (0,1 p. p.) enquanto Tim (0,2 p. p.) e Oi (0,4 p. p.) perderam.

 

A liderança da Vivo em adições líquidas é fruto de um conjunto de fatores, entre eles um churn (taxa de cancelamentos) mais baixo que o das demais operadoras (mais detalhes). Ela não é uniforme, no entanto, em todo o país.

 

A tabela a seguir mostra que a Vivo é líder em market share em 5 das 10 áreas em que foi inicialmente dividido o mercado de celular no Brasil (SMC).

 

 

 

 

As áreas de 3 a 9 estão estabilizadas com o líder de mercado liderando também em adições líquidas nos últimos 6 meses. Nestas áreas, exceto Centro Oeste (7), a líder é ainda a operadora de Banda A, 1ª operadora a entrar no mercado.

 

 

Área SMC
Participação da área no total Brasil
Líder
Líder Adições Líquidas últimos 6 meses
1
SP 11
14,6%
Vivo
Oi
2
SP Interior
10,9%
Claro
Vivo
3
RJ/ES
11,5%
Vivo
Vivo
4
MG
10,3%
Vivo
Vivo
5
PR/SC
8,9%
Tim
Tim
6
Rio G. do Sul
6,3%
Vivo
Vivo
7
Centro Oeste
10,4%
Claro
Claro
8
Norte
6,5%
Vivo
Vivo
9
BA/SE
7,0%
Vivo
Vivo
10
Nordeste
13,6%
Oi
Tim

 

A competição maior acontece em 3 das áreas com mais celulares do Brasil: São Paulo(1e 2) e Nordeste (10).

 

Na região metropolitana de São Paulo, área 1 (SP 11), a Vivo enfrenta uma competição acirrada da Oi que terminou Fev/10 com market share de 16,3%. As adições líquidas da Oi nos últimos 6 meses foram 112% maiores que às da Vivo.

 

 

Adições líquidas nos últimos 6 meses
milhares
SP (11)
Oi
1.146
Vivo
543
Claro
68
TIM
54

 

No interior de São Paulo, no entanto, a equação se inverte. A Vivo vem liderando em adições líquidas e diminuindo a distância que a separa da líder Claro.

 

Adições líquidas nos últimos 6 meses
milhares
SP interior
Vivo
561
Claro
352
Oi
335
TIM
280

 

 

A disputa está também acirrada na região Nordeste com a líder Oi apresentando um baixo desempenho e sendo superada em adições líquidas pelas demais operadoras, inclusive a Vivo, nova entrante com cobertura menor que as demais.

 

 

 

Adições líquidas nos últimos 6 meses
milhares
Nordeste
Tim
774
Claro
652
Vivo
205
Oi
99

 

Em suma, a Vivo está bem posicionada nos principais mercados e tem todas as condições para se manter na liderança em adições líquidas em 2010. Mantidas as tendências atuais a Vivo voltará a ter um market share superior a 30% e tomará da Oi a liderança na Região I do celular no Brasil.

 

Região I

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • Até quando a Vivo vai continuar liderando o crescimento do celular no Brasil?
  • Qual será a reação das demais operadoras?
  • Quem irá superar a Vivo? Claro, Tim ou Oi?
  • Como diminuir o churn num mercado tão competitivo?
  • Como a obrigatoriedade de desbloqueio do celular afetará a competição?

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Comentário de Marcello Ribeiro

Talvez o que torne a VIVO uma grande operadora é que mesmo em áreas novas, onde sua atuação é recente, sua rede "amadurece" rapidamente e supera as demais em qualidade numa velocidade inacreditável.

 

Aqui no ddd53 região de Pelotas, a Vivo começou a operar há dois anos, com alguns problemas iniciais comuns a qualquer operadora, mas agora não há nenhuma diferença entre a rede da capital e a daqui. A qualidade comprovada de seu sinal, que nem eu acreditava a princípio, já é melhor do que a rede das demais, em operação há mais tempo.

 

Será que o gsm em 850/1900mhz é superior ao 900/1800mhz? Ou será que a Vivo é quem está dando um show independentemente de sua frequencia? Pois enquanto as demais decaem consideravelmente, a Vivo triunfa mesmo sem promoções agressivas ou preços lá em baixo.

 

Atualmente, diante do serviço e do atendimento das concorrentes, creio que a Vivo não só continuará seu crescimento como também seu share com certeza passará dos 30% ainda em 2010. Porque o que as outras tinham pra fazer já o fizeram. Se fizerem mais, suas redes simplesmente pararão congestionadas. Coisa que a esperta Vivo não fez e se deu bem.

 

Mesmo eu tendo celulares de outras, com certeza é no meu celular da Vivo que posso confiar. Pelo menos assim tem sido até agora. Tomara que as demais reajam pois afinal quem ganharia com isso somos nós, clientes. Mas que a Vivo está podendo, isto está. E sem promoções agressivas que lesam redes o que é melhor ainda.

 

 

Comentário de Andre Roncon

A Vivo vai continuar liderando porque pega em qualquer lugar onde as demais não pegam! E isso é fundamental, de nada adianta ter um monte de promoções e não ter sinal! A Claro é péssima, já portei dois números da Claro para a Vivo, e nunca mais fiquei em emergência!! Acredito que o churn é devido a isso.. você compra um celular que não funciona direito.. sua opção é sair dessa e procurar uma que funcione.

 

Todas tem problemas: A Tim até tem sinal, mais quase ninguém tem mais. A OI tem promoção mas não tem deslocamento de uma ERB pra outra, derrubando a ligação ao trocar de antena fazendo com que o cliente tenha que realizar a chamada novamente. A Vivo tem sinal mais tem dias que é preciso tentar umas 10 vezes pra se conseguir uma ligação, fica tudo congestionado! A claro só pega nos centros e geralmente fora de casa e/ou na janela e não pode nem se mexer.

 

Já o 3G parece estar um pouco melhor! S ó que a minoria tem acesso ao serviço. Acredito que a hora que tiver uma operadora que se pague uma taxa mensal razoável e que te de a liberdade de falar bastante com qualquer operadora seja por bônus ou outra maneira, e que tenha um sinal bom, essa sim acho que vai ter sucesso!!

 

 

Comentário de Mauricio Stoler

A Vivo deve continuar liderando ate os demais players evoluirem suas campanhas de marketing atreladas a Offerss, pois é de conhecimento até de leigos a superioridade das campanhas de marketing da Vivo que além de muito boas sao continuas.

 

As demais operadoras: Tim vem e movimentando; Claro vem querendo rentabilidade sem nenhuma agressividade comercial e de marketing; Oi buscando clientes mesmo que sem arpu adequado. Superar a Vivo em 2010 ninguém tem planejamento nem disponibilidade financeira pra isso quem vinha colada na Vivo era sim a Claro mas que derrepente parou.

 

Diminuir o churn para patamares adequados está muito além da competência das operadoras que para isso deveriam atrelar este desafio aos seus parceiros (rede de lojas e agentes) mas que por sua vez não recebem por qualquer retenção, sendo assim esta conta ainda vai ficar para as operadoras.

 

A obrigatoriedade de desbloqueio deve afetar principalmente nos pré pagos com aumento de gross mas sem garantir maior rentabilidade.

 

 

Comentário de Jonas F. Virgilio

Entendo que a operadora Vivo, sem dúvida seja a melhor do mercado atualmente. Porém a Tim vem se movimentando agressivamente com planos que arrasam, onde vc fala ilimitado de Tim para Tim e ainda sobram minutos para falar com outras operadoras a um custo muito baixo, custo comparado a linha corporativa.

 

Entendo que esta reação não surtirá efeito apenas em curto prazo, mas sim em médio e longo.

 

 

Comentário de Joelson Gonsalvez

Sim, realmente a Vivo é um triunfo em relação as operadoras mas creio que isso está prestes a se acabar.

 

Não me recordo de ter visto uma promoção ou um plano agressivo na Vivo nos últimos meses tipo como a Tim está fazendo ligações em DDD quase que gratuitamente? Nunca imaginei que isso iria acontecer e ouvi boatos que Tim está investindo milhões em cobertura, e cobertura é a única coisa que está favorecendo a Vivo.

 

 

Comentário de André Pereira

Eu fiz três ligações de 11,13 e 14 minutos, de meu fixo em SP para um Vivo na Bahia. A fatura deu 70,00 setenta reais. Depois eu fiz três ligações de 36,38 e 44 minutos de Tim para Tim para o mesmo local paguei 1,80 um real e oitenta centavos. Tire suas conclusões.

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Internet das Coisas
27 de Junho

Market Update

Regulamentação

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop Lei Geral das Telecomunicações: 20 anos

21 de julho

Organizador: FIESP

Painel Telebrasil 2017

19 e 20 de setembro

Organizador: Telebrasil

Mais Eventos




LIVROS

 

 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...