![]()
Seção: Comentários Teleco 21/03/2010 |
O que aconteceu no mercado de celular nos últimos 6 meses?
Fevereiro foi o sexto mês seguido em que a Vivo liderou o crescimento do celular, com adições líquidas de 449 mil celulares, seguida pela Tim (298 mil), Claro (265 mil) e Oi (155 mil).
Nestes 6 meses ela ganhou market share (0,5 pontos percentuais) e ampliou sua vantagem em relação às demais operadoras.
![]() |
![]() |
A Claro, segunda em adições líquidas, teve um pequeno ganho de market share neste período (0,1 p. p.) enquanto Tim (0,2 p. p.) e Oi (0,4 p. p.) perderam.
A liderança da Vivo em adições líquidas é fruto de um conjunto de fatores, entre eles um churn (taxa de cancelamentos) mais baixo que o das demais operadoras (mais detalhes). Ela não é uniforme, no entanto, em todo o país.
A tabela a seguir mostra que a Vivo é líder em market share em 5 das 10 áreas em que foi inicialmente dividido o mercado de celular no Brasil (SMC).
As áreas de 3 a 9 estão estabilizadas com o líder de mercado liderando também em adições líquidas nos últimos 6 meses. Nestas áreas, exceto Centro Oeste (7), a líder é ainda a operadora de Banda A, 1ª operadora a entrar no mercado.
Área SMC | Participação da área no total Brasil |
Líder |
Líder Adições Líquidas últimos 6 meses |
|
1 |
SP 11 | 14,6% |
Vivo |
Oi |
2 |
SP Interior | 10,9% |
Claro |
Vivo |
3 |
RJ/ES | 11,5% |
Vivo |
Vivo |
4 |
MG | 10,3% |
Vivo |
Vivo |
5 |
PR/SC | 8,9% |
Tim |
Tim |
6 |
Rio G. do Sul | 6,3% |
Vivo |
Vivo |
7 |
Centro Oeste | 10,4% |
Claro |
Claro |
8 |
Norte | 6,5% |
Vivo |
Vivo |
9 |
BA/SE | 7,0% |
Vivo |
Vivo |
10 |
Nordeste | 13,6% |
Oi |
Tim |
A competição maior acontece em 3 das áreas com mais celulares do Brasil: São Paulo(1e 2) e Nordeste (10).
Na região metropolitana de São Paulo, área 1 (SP 11), a Vivo enfrenta uma competição acirrada da Oi que terminou Fev/10 com market share de 16,3%. As adições líquidas da Oi nos últimos 6 meses foram 112% maiores que às da Vivo.
Adições líquidas nos últimos 6 meses |
|
milhares | SP (11) |
Oi | 1.146 |
Vivo | 543 |
Claro | 68 |
TIM | 54 |
No interior de São Paulo, no entanto, a equação se inverte. A Vivo vem liderando em adições líquidas e diminuindo a distância que a separa da líder Claro.
Adições líquidas nos últimos 6 meses |
|
milhares | SP interior |
Vivo | 561 |
Claro | 352 |
Oi | 335 |
TIM | 280 |
A disputa está também acirrada na região Nordeste com a líder Oi apresentando um baixo desempenho e sendo superada em adições líquidas pelas demais operadoras, inclusive a Vivo, nova entrante com cobertura menor que as demais.
Adições líquidas nos últimos 6 meses |
|
milhares | Nordeste |
Tim | 774 |
Claro | 652 |
Vivo | 205 |
Oi | 99 |
Em suma, a Vivo está bem posicionada nos principais mercados e tem todas as condições para se manter na liderança em adições líquidas em 2010. Mantidas as tendências atuais a Vivo voltará a ter um market share superior a 30% e tomará da Oi a liderança na Região I do celular no Brasil.
Região I
Diante deste cenário pergunta-se:
- Até quando a Vivo vai continuar liderando o crescimento do celular no Brasil?
- Qual será a reação das demais operadoras?
- Quem irá superar a Vivo? Claro, Tim ou Oi?
-
Como diminuir o churn num mercado tão competitivo?
- Como a obrigatoriedade de desbloqueio do celular afetará a competição?
Comente! |
Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!
Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor. |
Comentário de Marcello Ribeiro |
Talvez o que torne a VIVO uma grande operadora é que mesmo em áreas novas, onde sua atuação é recente, sua rede "amadurece" rapidamente e supera as demais em qualidade numa velocidade inacreditável.
Aqui no ddd53 região de Pelotas, a Vivo começou a operar há dois anos, com alguns problemas iniciais comuns a qualquer operadora, mas agora não há nenhuma diferença entre a rede da capital e a daqui. A qualidade comprovada de seu sinal, que nem eu acreditava a princípio, já é melhor do que a rede das demais, em operação há mais tempo.
Será que o gsm em 850/1900mhz é superior ao 900/1800mhz? Ou será que a Vivo é quem está dando um show independentemente de sua frequencia? Pois enquanto as demais decaem consideravelmente, a Vivo triunfa mesmo sem promoções agressivas ou preços lá em baixo.
Atualmente, diante do serviço e do atendimento das concorrentes, creio que a Vivo não só continuará seu crescimento como também seu share com certeza passará dos 30% ainda em 2010. Porque o que as outras tinham pra fazer já o fizeram. Se fizerem mais, suas redes simplesmente pararão congestionadas. Coisa que a esperta Vivo não fez e se deu bem.
Mesmo eu tendo celulares de outras, com certeza é no meu celular da Vivo que posso confiar. Pelo menos assim tem sido até agora. Tomara que as demais reajam pois afinal quem ganharia com isso somos nós, clientes. Mas que a Vivo está podendo, isto está. E sem promoções agressivas que lesam redes o que é melhor ainda. |
Comentário de Andre Roncon |
A Vivo vai continuar liderando porque pega em qualquer lugar onde as demais não pegam! E isso é fundamental, de nada adianta ter um monte de promoções e não ter sinal! A Claro é péssima, já portei dois números da Claro para a Vivo, e nunca mais fiquei em emergência!! Acredito que o churn é devido a isso.. você compra um celular que não funciona direito.. sua opção é sair dessa e procurar uma que funcione.
Todas tem problemas: A Tim até tem sinal, mais quase ninguém tem mais. A OI tem promoção mas não tem deslocamento de uma ERB pra outra, derrubando a ligação ao trocar de antena fazendo com que o cliente tenha que realizar a chamada novamente. A Vivo tem sinal mais tem dias que é preciso tentar umas 10 vezes pra se conseguir uma ligação, fica tudo congestionado! A claro só pega nos centros e geralmente fora de casa e/ou na janela e não pode nem se mexer.
Já o 3G parece estar um pouco melhor! S ó que a minoria tem acesso ao serviço. Acredito que a hora que tiver uma operadora que se pague uma taxa mensal razoável e que te de a liberdade de falar bastante com qualquer operadora seja por bônus ou outra maneira, e que tenha um sinal bom, essa sim acho que vai ter sucesso!! |
Comentário de Mauricio Stoler |
A Vivo deve continuar liderando ate os demais players evoluirem suas campanhas de marketing atreladas a Offerss, pois é de conhecimento até de leigos a superioridade das campanhas de marketing da Vivo que além de muito boas sao continuas.
As demais operadoras: Tim vem e movimentando; Claro vem querendo rentabilidade sem nenhuma agressividade comercial e de marketing; Oi buscando clientes mesmo que sem arpu adequado. Superar a Vivo em 2010 ninguém tem planejamento nem disponibilidade financeira pra isso quem vinha colada na Vivo era sim a Claro mas que derrepente parou.
Diminuir o churn para patamares adequados está muito além da competência das operadoras que para isso deveriam atrelar este desafio aos seus parceiros (rede de lojas e agentes) mas que por sua vez não recebem por qualquer retenção, sendo assim esta conta ainda vai ficar para as operadoras.
A obrigatoriedade de desbloqueio deve afetar principalmente nos pré pagos com aumento de gross mas sem garantir maior rentabilidade. |
Comentário de Jonas F. Virgilio |
Entendo que a operadora Vivo, sem dúvida seja a melhor do mercado atualmente. Porém a Tim vem se movimentando agressivamente com planos que arrasam, onde vc fala ilimitado de Tim para Tim e ainda sobram minutos para falar com outras operadoras a um custo muito baixo, custo comparado a linha corporativa.
Entendo que esta reação não surtirá efeito apenas em curto prazo, mas sim em médio e longo. |
Comentário de Joelson Gonsalvez |
Sim, realmente a Vivo é um triunfo em relação as operadoras mas creio que isso está prestes a se acabar.
Não me recordo de ter visto uma promoção ou um plano agressivo na Vivo nos últimos meses tipo como a Tim está fazendo ligações em DDD quase que gratuitamente? Nunca imaginei que isso iria acontecer e ouvi boatos que Tim está investindo milhões em cobertura, e cobertura é a única coisa que está favorecendo a Vivo. |
Comentário de André Pereira |
Eu fiz três ligações de 11,13 e 14 minutos, de meu fixo em SP para um Vivo na Bahia. A fatura deu 70,00 setenta reais. Depois eu fiz três ligações de 36,38 e 44 minutos de Tim para Tim para o mesmo local paguei 1,80 um real e oitenta centavos. Tire suas conclusões. |