Seção: Comentários Teleco

 28/03/2010


Os dilemas da Oi para 2010

 

 

A Oi perdeu market share em telefonia fixa, banda larga fixa e celular no 2º semestre de 2009.

 

 

No celular, o crescimento da Oi esteve concentrado em São Paulo (Região III). Na sua região de origem (Região I) e na região da BrT (Região II) ela perdeu market share.

 

 

Como consequência deste quadro ela apresentou queda de 0,2% na sua receita líquida em 2009. A queda só não foi maior graças ao crescimento de 16,5% na receita bruta do celular (devido à sua entrada em São Paulo) e de 17,9% na receita de comunicação de dados. A receita bruta da telefonia fixa (sem dados) que representa 59% da receita total caiu 3,5% em 2009.

 

 

R$ milhões 2008 2009
Receita Bruta
43.962
45.708
4,0%*
Receita Líquida
29.947
29.882
-0,2%
EBITDA
10.011
7.315
-26,9%
Margem EBITDA
33,4%
24,5%
-8,9 p.p.
EBIT
5.099
1.610
-68,4%
Margem EBIT
17%
5,4%
-11,6 p.p.
Lucro Liquido
1.087
(436)
-140%
Investimentos
5.930
5.108
-24,5%
Dívida Líquida
12.351
21.889
77,2%

* O crescimento de 4% na receita bruta foi influenciado por mudança nos critérios de contabilização desta receita e dos descontos na Região II.

 

A operadora apresentou forte queda na sua rentabilidade em 2009 com redução nas margens EBITDA e EBIT e prejuízo de R$ 436 milhões. A causa principal para esta queda foram custos não recorrentes de R$ 2,5 bilhões devido a:

  • R$ 0,9 bilhão com despesas relativas processo de integração entre Oi e BrT, amortização do diferido dos subsídios aos aparelhos pós-pagos e outras despesas
  • R$ 1,6 bilhão aumento da provisão de contingência para ações judiciais de minoritários (mais detalhes)

Sem estas despesas não recorrentes a margem EBITDA da Oi teria sido de 33%. Ou seja, passado este ano de consolidação da BrT e tendo "terminado o ano com o processo de integração operacional das duas empresas praticamente concluído", a Oi estaria em condições de recuperar a sua rentabilidade em 2010, tanto que, mesmo com o prejuízo ela pretende distribuir R$ 1,2 bilhões de dividendos para os acionistas.

 

A Oi deve repetir no 1T10 o baixo crescimento do 2º semestre de 2010. Seu market share de celular caiu de 20,73% em Dez/09 para 20,56% em Fev/10. A questão é saber se esta tendência irá se estender para o resto do ano.

 

Uma estratégia de baixo crescimento pode ajudar a melhorar a rentabilidade da Oi e reduzir a sua dívida, mas vai levar a operadora a perder espaço no mercado brasileiro. Mantida as tendências atuais a Oi deve perder em 2010 a liderança em market share na Região I para a Vivo.

 

A Oi tem condições de aumentar seus investimentos em 2010. Apesar de alta a dívida bruta da Oi é na maior parte de longo prazo (71,4%) e em moeda nacional (80,7%), sendo R$ 6,6 bilhões com o BNDES e R$ 6,1 bilhões em debêntures públicas. A relação dívida líquida/EBITDA foi de 3,0 em 2009 (2,3 sem considerar as despesas não recorrentes).

 

Para estancar a perda de market share em banda larga e celular a Oi tem que investir na melhoria da qualidade de serviço e no aumento da capacidade da sua rede.

 

A Oi é hoje "a maior empresa integrada de telecomunicações do Brasil", mas pode ser ultrapassada pelas demais se não investir na modernização da sua rede (acessos de fibra óptica, NGN, ...) de modo a oferecer banda larga de alta velocidade a preços acessíveis.

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • A Oi vai aumentar os investimentos em 2010?
  • A Oi vai priorizar crescimento ou rentabilidade em 2010?
  • A Vivo assumirá a liderança em celular na Região I em 2010?
  • O mercado de São Paulo (Região III) fará a diferença para a Oi em 2010?

 

 

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Comentário de Renata Oliveira de Carvalho

A região III fará a diferença pra OI sim, pois é uma região que necessita muito de uma operadora que traga uma telefonia móvel e uma banda larga de qualidade, e isso a OI pode oferecer e ainda com preços muitos acessíveis.

 

 

Comentário de Diego Mattos

Moro em Belo Horizonte e há mais ou menos uns 6 meses utilizo os serviços da operadora Oi e vejo que para planos pré-pago ela não favorece em momento algum o cliente. Continuando desse jeito, tanto Vivo quanto Claro dominarão o mercado mineiro que hoje pertece a Oi.

 

 

Comentário de Eduardo Torres

Espero que a Oi aumente seus investimentos focando em melhoria da qualidade da rede, naturalmente o mercado sentirá estes efeitos e o marketshare crescerá consequentemente.

 

 

Comentário de Starlin Silvano

Esperamos que a Oi invista realmente em fibra óptica em 2010, pois será importante para ele e para concorrência!

 

 

Comentário de Carlos Cenachi

Moro em Belo Horizonte, referente ao custo em ligações a Oi possue a melhor tarifa, mas a qualidade da rede piorou muito. Cresceu o número de cliente mas a companhia não acompanhou nos "investimentos", a rede esta constantemente ocupada e a qualidade da voz piorou, às vezes temos que gritar ao telefone para conseguirmos sucesso.

 

 

Comentário de Edilson Nunes Maia

Analisando friamente o mercado de telecomunicações percebemos uma Vivo liderando com folga no que se diz respeito a número de clientes e market share no Brasil de uma forma geral.

 

A Claro numa crescente, principalmente no que se diz respeito a cobertura 3g. A Tim, caindo assustadoramente com o pior atendimento que já vi e a Oi tentando se firmar entre as grandes.

 

O mercado da região III (São Paulo) tem que ser foco total este ano visto que é um mercado muito amplo e muito mal trabalhado pela lider Vivo.

 

 

Comentário de Marcilio Sanches

O caminho é aumentar o investimento. A demanda por novos serviços em todas as áreas (fixa, móvel e banda larga) é muito grande em todas as 3 regiões. Só com investimento contínuo e certeiro a Oi conseguirá manter e ampliar seu mercado.

 

 

Comentário de Diego Dinis Brunini

Não sei como alguém pode dizer que nós precisamos da Oi na região III para ter um serviço de qualidade. Será que essa pessoa já ouviu falar na Vivo????

 

Tenho celular desde quando ainda era Telesp em 2000 e já tenho internet móvel da Vivo há 2 anos e não tenho do que reclamar. Duvido que a Oi consiga um dia ter a qualidade da Vivo.

 

 

Comentário de Adriano Mesquita Carvalho

Vítimas da Oi fazem protesto em frente a sede da operadora Clientes insatisfeitos com a atuação da operadora Oi na Paraíba realizam na manhã desta sexta-feira (19) um ato público contra a empresa. O protesto acontecerá às 10h em frente a sede da Oi, na Avenida Epitácio Pessoa, e será promovido pela a Associação das Vítimas da Oi, fundada esta semana em João Pessoa.

 

O movimento ganhou a adesão de várias entidades e empresas paraibanas, a exemplo da Associação dos Lojistas da Avenida Edson Ramalho, em Manaíra, que congrega cerca de 150 empresários.

 

Desde o começo da semana, a imprensa paraibana tem registrado manifestações contra a operadora. Os principais problemas são falta de cumprimento com tarifas de planos, atraso na execução de serviços, má qualidade no atendimento e emissão de faturas exorbitantes.

 

A direção da empresa, através da Assessoria de Imprensa e da Gerência de Relações Institucionais, afirmou desconhecer os problemas. Bruno Ribeiro, assessor de comunicação, garantiu que não há qualquer intenção de prejudicar a clientela.

 

 

Comentário de Rafael Rodrigues

A Vivo já é líder no Brasil todo, tomara que ela conquiste a liderança na região I. A Oi é muito ruim, e só está na liderança ainda nessa região, porque a Vivo não tinha presença no Nordeste, agora tem e com certeza vai assumir a liderança!

 

 

Comentário de Eder Tuler

Não há dúvidas de que a Oi tem potencial para manter a liderança. Fazendo o dever de casa, qualidade no atendimento e no serviço e crescendo em Banda Larga, os serviços convergentes irão trazer os cliente que buscam preço/qualidade.

 

 

Comentário de Lucas Miranda

Carlos Cenachi, a tarifa da Oi Móvel em Minas Gerais é a mais cara. Veja só: Oi - Plano Qualquer Hora Para qualquer número o minuto custa 1,45; TIM - Plano Infinity Pré TIM-TIM, TIM-FIXO 0,75; Meu Jeito Sempre 1,23 para qualquer número Claro Toda Hora - 1,27; Para qualquer número Telemig/VIVO - Toda Hora 1,29 Para qualquer número.

 

Então veja que a Tarifa da Oi é mais cara.

 

 

Comentário de Grampola Marquesa

A Oi realmente tem competência. Falta investimento na rede e também em marketing (haja vista que quase não vemos comerciais da operadora em relação às outras). Além disso, deve melhorar o atendimento, principalmente quanto à "atendente virtual" e melhorar essas promoções, porque ganhar 5 reais de bônus por dia não ajuda muito.

 

 

Comentário de Francisco Alberto

A última da Oi, a qual está no desespero, foi pedir mais dinheiro ao governo através do BNDES. Hahaha Um bando de picaretas na Diretoria de Marketing/Comercial fazendo um monte de cagadas e agora, de novo, pedem socorro ao governo. Só podem estar de brincaceira!! Procurem no Google: Oi BNDES PNBL (Plano Nacional de Banda Larga).

 

 

Comentário de Rogério Carvalho

A Oi tem muito para crescer na região II. Acredito que tenha demorado muito para implantar o jeito Oi de trabalhar. Principalmente no RS a idéia de operadora ainda é da BrT. No momento que esta idéia mudar o crescimento e o reconhecimento será uma questão de tempo.

 

 

Comentário de Rodrigo Sokol

Acredito muito na Região II. Aguardamos principalmente investimentos e melhorias, estamos aguardando o Oi Conta Total e oi TV agora em junho, o que deixa muitas operadoras de telefonia na mão por não terem ADSL e TV, Rondônia esta a todo vapor com a Oi.

 

 

Comentário de Leonardo Kildare

A OI passa por um momento de estratégia para os seus investimentos. Moradores de outras regiões não sabem, mas Roraima e Manaus estão sendo ligadas ao mundo via cabo somente agora, antes as mesmas erão ligadas por satélite, o que para os consumidores locais irá ser refletido em melhor qualidade, velocidade e custos mais baratos. Outra situação é Macapá, que há 6 meses não havia Banda Larga Fixa, e a OI com a abertura de banda do satélite, levou o VELOX para Macapá. Assim senhores, creio que investimentos serão feitos, porém com cautela.

 

 

Comentário de Lucas Santos

Para a região II nada mudou além de novas propagandas " A BRASIL TELECOM AGORA É Oi" ainda se usa a mesma rede e cabeamento da BRT. Fizeram festa para o lançamento da VELOX - melhor qualidade, velocidade... só mudaram o BRTURBO de nome.

 

Se a Oi não investir em redes,cabeamentos logo logo, ela cairá onde a Brt caiu e a GVT continuará a aumentar sua participação de mercado.

 

 

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