Seção: Comentários Teleco

19/04/2010


A receita da Vivo para ampliar seu market share

 

A Vivo voltou a liderar o crescimento do celular em Mar/10 com adições líquidas de 1 milhão de celulares, quase o dobro das adições líquidas da Tim (570 mil) e da Claro (512 mil). A Oi ficou em 4º lugar com adições líquidas de 214 mil celulares. É o 7º mês seguido em que a Vivo lidera o crescimento do celular no Brasil (mais detalhes).

 

Com este resultado a Vivo conquistou a liderança em adições líquidas de celulares no 1T10.

 

 

 

 

Nos últimos nove meses a Vivo recuperou o market share perdido no 1º semestre de 2009 e atingiu um market share superior a 30%, mais do que o que tinha em 2008. Neste mesmo período Claro e Tim mantiveram o mesmo market share e a Oi perdeu 0,8 pontos percentuais.

 

Qual a receita da Vivo para obter estes resultados?

 

 

A Vivo combinou sua liderança em market share, em qualidade de serviço, cobertura e 3G com planos competitivos, para gerar um ciclo que reforça cada vez mais a sua posição de liderança. Esta posição fortalece a marca da Vivo e faz com que a operadora tenha um menor churn e por consequência uma liderança em adições líquidas. Isto leva ao crescimento da receita, do market share e da rentabilidade, aumentando os recursos para investimentos que reforçam ainda mais a posição da Vivo.

 

O que as outras operadoras podem fazer para romper este círculo virtuoso?

 

Claro e Tim já perceberam este movimento e estão investindo em melhoria da qualidade do serviço para poder competir com a Vivo.

 

A Claro lançou planos de serviço customizáveis pelo cliente com mais flexibilidade do que os oferecidos pela Vivo e está investindo na melhoria da qualidade de sua rede 3G. Até o final de 2010 cerca de 60% das ERBs de sua cobertura 3G estarão conectadas com fibra.

 

Já a Tim, além de aumentar o foco em qualidade, lançou planos agressivos e inovadores para voltar a crescer no pós-pago. O ponto fraco da estratégia da Tim ainda é o baixo investimento em 3G.

 

A Oi é quem enfrenta maiores desafios neste cenário. As adições líquidas da operadora no 1T09 representaram cerca de 25% das da Vivo e 50% das da Tim e da Claro. Ela pode perder a liderança na região I pois a vantagem que a separa da Vivo nesta região caiu para 410 mil celulares em Mar/10.

 

Em Mar/10 a Oi apresentou baixo desempenho até em São Paulo, onde liderou o crescimento do celular desde que entrou em operação em 2008. Com adições líquidas de 75 mil celulares, ela ficou atrás da Vivo (194 mil), Claro (101 mil) e Tim (98 mil).

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • Até quando a Vivo vai continuar liderando o crescimento do celular no Brasil?
  • Qual será a reação das demais operadoras?
  • Quem irá superar a Vivo? Claro, Tim ou Oi?
  • Como diminuir o churn num mercado tão competitivo?

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Comentário de Fellippe Navega Ripoll

A Vivo vai continuar na liderança enquanto investir em qualidade de serviço. Para superar a Vivo é necessário que as concorrentes, antes de tudo, se superem. Investir em melhoria de serviço, principalmente em atendimento, é o diferencial.

 

 

Comentário de Rogério Pires

A chave é mesmo o investimento em qualidade; seja em infraestrutura (rede propriamente dita), cobertura e principalmente no ATENDIMENTO! Agora que as 04 grandes tem cobertura nacional, o que vai, de fato, cativar o cliente é o atendimento prestado; a presteza, a gentileza, a agilidade em estar atendendo as solicitações em tempo hábil. Parabéns a Vivo e que as demais operadoras acordem e invistam, também em qualidade!

 

 

Comentário de André Roncon

CLARO acorda enquanto é tempo!! vocês deixam muito a desejar na cobertura..; principalmente em GSM.. a população não vive somente no centro das cidades.. temos que ter mobilidade.. se for pra ter sinal somente em alguns lugares privilegiados, contratamos um sistema de telefonia e internet fixo..

 

Eu particularmente não conheço ninguém que saiu da Vivo ou de outra pra migrar pra Claro.. ; agora o contrário conheço várias...prestem atenção!!não adianta muita promoção e um monte de minutos se não tiver pra quem ligar, e principalmente se não tiver rede! como aconteceu com a Tim!! quando será que vão acordar hein??

 

 

Comentário de Klinger Gonçalves

Realmente a Vivo disponibiliza aos seus clientes o melhor serviço, uma cobertura aceitável, alem do 3G que agiliza a vida dos clientes... Sou usuário do Brasil 2G...

 

 

Comentário de Marcello Ribeiro

Dependo muito do celular para trabalhar. Enquanto cliente de outras operadoras (Tim, Claro, Oi)nem sempre conseguia receber minhas chamadas. Os clientes simplesmente não conseguiam me ligar e perdi muito dinheiro com isso. Panes de rede e quedas nas ligações somadas à um péssimo atendimento quase me levaram à falência. Portei meu número para a Vivo em meados de março.

 

Assim que concluída a portabilidade para a Vivo, meu celular começou a tocar mais. Coincidência? Sorte? Não. Simplesmente qualidade. Agora quem precisa me encontra. E posso trabalhar mais. Ganhar mais. E recarregar mais meu celular. Graças à Vivo. Nem preciso de promoção, pois meus clientes tem celulares de diversas operadoras. Quando preciso retornar chamadas nem ligo para qual operadora estou ligando. Gasto mesmo porque vale a pena.

 

A VIVO me ofereceu um ótimo serviço, o que me ajuda a faturar mais e consequentemente recarregar valores mais altos, pois preciso manter contato com clientes. Nunca mais quero saber de promoções agressivas das outras. Estou satisfeito e muito com a Vivo.

 

Tanto que nunca fiz recargas tão altas quanto estou fazendo atualmente. Um celular da Vivo faz e recebe chamadas melhor do que a concorrência, mesmo quando o número é de outra operadora. Isso só é perceptível quando se é cliente Vivo. E isso faz uma grande diferença. Porque hoje em dia, longe de ser supérfluo, um celular pode ser vital para muitas pessoas que abandonaram o telefone fixo e aderiram ao móvel.

 

Mas tem que funcionar bem. Caso contrário, em uma emergência, a pessoa pode ficar na mão. E a Vivo não me deixa na mão. Prova inconteste de sua superioridade frente às demais que não conseguem manter um padrão mínimo de qualidade nem respeitar seus clientes.

 

 

Comentário de Matheus Constantino

O que faz a Vivo crescer certamente é a qualidade dos serviços prestados e os planos pós-pagos e 3G. Além disso, a Vivo é a operadora que tem o maior portifólio de serviços e aparelhos, sejam eles celulares GSM, CDMA, TDMA, 3G ou Vivo Residencial.

 

Já está começando conquistar os nordestinos da região 1. O único probleminha da Vivo é MG, onde ela está demorando um pouco para terminar a nacionalização, mas quanto mais demorar, acredito que melhor será o recebimento da rede mineira no Brasil inteiro. Em Abril, novamente a Vivo deverá ser a líder de adições líquidas. Realmente é Conexão como nenhuma outra!

 

 

Comentário de André Ribeiro Costa

Ja fui cliente de Tim, Claro e hoje estou com a Vivo, Insuperável a estabilidade da rede, a qualidade de chamada, navegação 3G, atendimento, planos interessantes enquanto as outras só caem ligação, instabilidade de rede, atendimento péssimo. Principalmente a TIM que na minha opinião hoje é a pior delas. Nunca fui cliente OI mas quem tem também só reclama. Parabéns a Vivo, não saio da operadora por nada.

 

 

Comentário de Luiz Carlos

Eu era cliente da Claro como minha nova namorada o celular dela e da Vivo portei meu número para Vivo,e simplesmente descobri que a Vivo so tem propaganda mais nada,o serviço é pior que as outras,a ligação cai muito,vive fora de área,quando ligo pra ela é de fazer raiva, tem vez que nao da pra entender nada o que ela esta falando poque a qualidade da ligaçao e horrível, só estou esperando acabar meu contrato para voltar pra Claro .

 

 

Comentário de Rafael Rodrigues

Estou muito satisfeito com a Vivo, realmente e hoje a melhor opeadora do Brasil, mesmo a TIM oferecendo ligacoes de graça,a Vivo consegue crescer, por que as pessoas que vão pra TIM na expectativa de falar muito esbarram na péssima cobertura e má qualidade da rede! Parabéns a Vivo e torço pra que ela reforce sua rede e lance um plano nos moldes do "Infinity"..copia da TIM??Nao!Se a Vivo oferecer uma boa cobertura e possibilidade de falar muito...vai ser diferente da TIM pois na TIM tem que tentar muito pra conseguir fazer uma chamada, pelo menos aqui no Rio de Janeiro!

 

 

Comentário de Rodrigo Avellar

A tendência é a Vivo crescer ainda mais, pois é uma empresa que aposta em seus funcionários e investe muito na qualidade de seus serviços.

 

 

Comentário de Luciano Rodrigues Mattedi

A Vivo está na liderança pois na minha opinião como usuário 3G, a mesma investe na sua cobertura 3G e principalmente em planos que dá vantagem ao cliente, como por exemplo toperdos sms e toperdos mms e planos mais barato pós-pago. Do outro lado especial temos claro que vez este novos planos pós-pago não tem nenhuma vantagem e por outro lado sai ainda muito mais caro.

 

Na Tim, a cobertura 3G praticamente parada e promoção só para ela mesma. A Oi também cobertura 3G esta parada.

 

 

Comentário de Guilherme Gerundo Duque

Gostaria de parabenizar a Tim pelo seu excelente serviço ,a cobertura está excelente tem atendido as especificações da Anatel ,as ligações estão muito boas e o 3G também ,outra observação que gostaria de fazer o plano infinity tem me ajudado a economizar bastante ,parabéns a TIM.

 

 

Comentário de Tiago Nunes da Costa

Parece tudo muito parcial nesse artigo. Sabemos que a Claro tem segurado investimentos, mas a cobertura em estradas é insuperável no Sul do país. E a Tim está trabalhando e investindo, adições líquidas não dizem nada quando a operadora não faz a limpeza da base de forma justa. A Oi, sem comentários.

 

A Vivo é uma boa operadora, é acima de todas no Sudeste. Mas o atendimento para o restante não está entre os melhores, apesar da resolução de problemas junto a clientes ser mais ágil. Esse artigo pareceu patrocinado. Esse desenho da fórmula forçou a barra. E a fórmula da Tim para aumentar a ARPU? Mais uma vez: Cadê a imparcialidade?

 

 

Comentário de Diego de Souza

Isso é total dedicação de toda equipe vivo com super esforço em geral. E se depender dos promotores do varejo de campo grande (MS), este resultado sera ainda maior.

 

 

Comentário de Airton Vale

A Oi pelo menos não vai superar nunca com aquela atendente virtual chata que nunca entendeu o que eu disse.

 

 

Comentário de Alex Melo

A vivo, pelo menos aqui em Maceió-AL, não está muito boa. Tem pouca cobertura, e os planos não são tão atrativos. A única que tem coragem de lançar planos muitos bons e agressivos é a TIM com o LIBERTY ligando pra qualquer Tim do Brasil a custo ZERO.

 

Investir um pouco mais na rede com certeza na região nordeste vai ser a número 1.

 

 

Comentário de Luiz Fabiano Souza Macedo

Sou cliente claro há mais de 02 anos, e apesar de inúmeras propostas das concorrentes, preferi a manutenção do meu plano na mesma operadora. Qual o motivo!? Consultoria em telecom! Todas as operadoras possuem problemas e virtudes, mas um consumidor sem informações sempre terá problemas com o seu celular.

 

Vai a dica, construa seu perfil de usuário, defina sua prioridade de consumo (tipo de ligação), pesquise sua rede de contatos (clientes, amigos, network, etc...), customize (aquisição de módulos. ex: tarifa zero, pcte de dados, pcte sms, mms, isenção de deslocamento, etc...).

 

Pesquise tarifas para outras operadoras, construa um mapa das regiões que vc precise de cobertura (todas as operadoras possuem áreas de sombra e contrato de roming nacional". A Claro dá isenção de deslocamento para todas as operadoras em nível nacional").

 

Por fim escolha um aparelho de boa qualidade (Nokia = a melhor de todas!!) que seja quadriband e com os recursos que vc realmente precise!

 

Com essas atitudes os problemas concerteza terão diminuídos e caso ocorram, temos um orgão extremamente competente para orientar, cobrar e resolver. ANATEL!!!

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Market Update

04 de Abril

Regulamentação de Telecom

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop Teleco Market Update 2016

Organizador: Teleco
4 de abril

IoT BRASIL SUMMIT 2017

Organizador: Telesemana/Teleco
5 de abril

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...