Q

 

 

Seção: Comentários Teleco

 05/06/2010


A Portugal Telecom vai aceitar a proposta da Telefonica pela Vivo?

 

A Telefonica aumentou para 6,5 bilhões de euros sua oferta pela participação da Portugal Telecom (PT) na Vivo. A PT tem 50% das ações do Grupo que controla 59,4% do capital da Vivo (88,9% das ações ordinárias e 44,1% das preferenciais). O valor de mercado desta participação da PT na Vivo era de 2,4 bilhões de euros no 1º trimestre de 2010 (1T10).

 

 

Ao contrário do que ocorreu em janeiro, a PT não recusou de pronto a oferta e marcou uma assembléia geral de acionistas para 30 junho de 2010 para analisar a proposta. Afinal, representa 85% do valor de mercado da Portugal Telecom (7,6 bilhões de euros).

 

O mais provável é que, depois de muita negociação, com a PT tentando aumentar ao máximo o valor oferecido pela Telefonica, o negócio acabe sendo fechado

 

A compra da participação da PT na Vivo possibilitará que a Telefonica integre suas operações fixas e móveis no Brasil, a exemplo do que ocorre com Oi e Claro/Embratel (mais detalhes).

 

A opção da Telefonica pela Vivo afasta também do cenário brasileiro a possibilidade dela vir a controlar a Tim. Coloca em xeque inclusive a continuidade da participação da Telefonica na Telco, grupo controlador da Telecom Italia. Segundo noticiado na Bloomberg News, Marco Fossati, o 2º maior acionista da Telco, declarou que com esta oferta pela Vivo, " não faz sentido a Telefonica continuar como um dos controladores da Telecom Italia uma vez que ela tem uma estratégia que está em conflito direto com a estratégia da Tim no Brasil".

 

O que a Portugal Telecom pode fazer se vender sua participação na Vivo?

 

O mais provável seria a PT tentar comprar outra operadora em substituição à Vivo. No 1T10 a Vivo representou 49,8% da receita líquida e 40,5% do EBITDA do Grupo PT. As principais opções no Brasil seriam adquirir uma participação na Oi ou na Tim.

 

 

 

 

A PT tentou, em 2007, adquirir uma participação na Oi. Pode voltar a carga agora. A Oi está com um baixo valor de mercado (5,3 bilhões de euros) e ficou endividada com a aquisição da BrT (dívida líquida de 8,8 bilhões de euros no 1T10). Terá de pagar, no entanto, um preço alto para convencer os atuais acionistas a dividir o controle da operadora com mais um sócio.

 

A Tim seria a outra opção. Dificilmente a PT conseguiria comprar a Tim no Brasil. Não interessa à Telecom Italia se desfazer deste ativo e o valor de mercado da Tim era de 6,2 bilhões de euros em maio. A venda de uma participação na Tim Brasil para a PT pode ser, no entanto, uma boa opção para a Telecom Italia que tem uma dívida líquida de 33,3 bilhões de euros.

 

Outra alternativa a ser considerada seria a possibilidade da PT substituir a Telefonica na Telco, controladora da Telecom Italia. A Telefonica pagou 2,3 bilhões de euros por 42,3% da Telco em Out/07.

 

A Telefonica pode, no entanto, exigir nas negociações que a PT fique fora do mercado brasileiro por um certo tempo, uma vez que tem acesso a dados confidenciais da Vivo.

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • A Portugal Telecom vai aceitar a proposta da Vivo?
  • A Telefonica vai sair da Telecom Italia?
  • A Portugal Telecom vai tentar comprar uma participação na Oi ou na Tim?
  • Qual será a reação do empresário mexicano Carlos Slim?

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Comentário de Cladson Viana

A Telefonica efetuando a compra da participação da PT na Vivo a PT não ficaria fora da telefonia brasileira, sendo uma das mais caras do mundo. Ela também não optaria pela compra da TIM a operadora está com a dívida alta e a Italia Telecom não iria desfazer da mesma, ela então optaria pela OI a mesma assumiu uma dívida líquida muito alta, porém a OI não gostaria de dividir seus lucros que no momento estão em baixa.

 

 

Loading

EVENTOS

Mais Eventos

 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...