Seção: Comentários Teleco

18/07/2010


Tim lidera em mês de queda no crescimento do celular

 

A Tim liderou o crescimento do celular em Jun/10 com adições líquidas de 637 mil celulares, superando a Vivo, líder nos últimos 9 meses (mais detalhes). A Tim não liderava um mês em adições líquidas desde Jun/09.

 

 

Este bom resultado da Tim veio acompanhado, no entanto, de uma redução nas adições líquidas de celular das principais operadoras, quando comparado com Jun/09. Este é o primeiro mês de 2010 com adições líquidas inferiores ao mesmo mês de 2009.

 

 

 

 

Os próximos meses dirão se o mês de Jun/10 encerrou uma fase de forte crescimento do celular liderada pela Vivo, ou se o menor crescimento de junho foi devido a um ajuste de base para o fechamento do trimestre promovido pelas operadoras.

 

De qualquer forma, as adições líquidas de 11,2 milhões de celulares no 1º semestre de 2010 foram 24,6% maiores que os 9,0 milhões do 1º semestre de 2009. A Vivo ficou com 37,9% destas adições líquidas.

 

 

 

 

O ano de 2010 vem apresentando uma redução das promoções específicas para datas comemorativas e ofertas mais constantes das operadoras durante o ano.

 

Vivo e Tim devem manter suas estratégias de crescimento no 2º semestre e Claro e Oi podem se tornar mais agressivas. A vantagem da Claro em relação a Tim caiu de 3,3 milhões de celulares em Dez/09 para 2,5 milhões em Jun/10.

 

O market share Brasil da Oi pode cair para menos de 20% em Jul/10. Ela perdeu a liderança na Região I para a Vivo e pode ser ultrapassada também pela Tim no 2º semestre. A Oi está crescendo apenas em São Paulo (Região III).

 

 

Adições Líquidas no 1º Semestre de 2010
Milhares
Região I
Região II
Região III
Brasil
Vivo
2.646
881
706
4.233
Tim
1.857
835
618
3.310
Claro
1.666
713
121
2.501
Oi
-51
238
928
1.115

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • O celular vai diminuir o ritmo de crescimento no 2º semestre de 2010?
  • A Oi voltará a crescer nas regiões I e II?
  • Mantidas as tendências atuais, a Claro corre o risco de ser ultrapassada pela Tim?

  • Qual o impacto da integraçâo Claro Embratel?

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Comentário de Mardonio Carvalho

Observamos que as operadora Tim e Vivo, com estratégias de promoções a longo prazo, fizeram com que fossem as preferidas dos consumidores, já que Claro e Oi mantiveram a mesma estratégia que vinham praticando. Com isso a Tim tem grandes possibilidades de ultrapassar a Claro.

 

 

Comentário de Jane Costa

Apesar da Tim ter ultrapassado a Vivo neste mês, não acredito que isso continue, pois ela ainda deixa bastante a desejar na área de cobertura, principalmente no estado de São Paulo.

 

As estratégias de marketing promocionais atraem o consumidor mas, ainda e bastante confusa nos esclarecimentos e clareza ao consumidor que acaba comprando como uma oferta única, esquecendo de ler as regras e validade daquilo que propoem as operadoras, e por último falta mão de obra profissional para que oriente corretamente o consumidor.

 

 

Comentário de Fernando Degli

O lançamento de novos planos pela Tim com certeza foi o grande percursor desta arrancada nos últimos meses. Porem não podemos esquecer que a qualidade de sinal não deve ser deixada de lado!

 

 

Comentário de Marciel da Silva Ribeiro

A tendência é que haja uma redução no ritmo de crescimento sim no segundo semestre de 2010, uma vez que se busca um cliente mais rentável e não a pura e simples massificação a nível de número de habilitações. Isso fica bem expresso na limitação de habilitações por parte da TIM e nas promoções menos atraentes e presas a um nivel mensal de recargas por parte das outras operadoras.

 

Só não há um crescimento negativo no número de habilitações pela tendência das operadoras não cancelarem as linhas pré-pagas ativas, ainda que as mesmas perdurem por anos a fio sem crédito.

 

Além disso, conta o fato de que os usuários do 3G estão desiludidos com a qualidade do serviço, passando a optar por outros modos de conexão. Com isso, a telefonia móvel tende a crescer a passos mais lentos no curto e no médio prazo.

 

 

Comentário de Danilo Dias Rossi

Utilizo as operadoras Vivo, Tim e Claro, e minha opinião é a seguinte: não importa se uma operadora tem cobertura melhor ou não, o que importa pelo menos pra mim, é que hoje eu posso Falar com minha namorada (outro estado), minha Vó que também está bem longe (outro Estado) pagando só o primeiro minuto da ligação e isso é plano não é promoção. Porque já passou tanto tanto tempo e Vivo ou Claro, não tem peito ou força de fazer um plano longa distância tão justo e tão vantajoso como da Tim.

 

Realmente não importa o preço da tarifa mas pagar somente o primeiro minuto procuro qualquer lugar que de torre, pois a Vivo não conecta ninguém com esse pacotes de dados bestas, o povo quer falar, a maioria das pessoas quer mesmo é falar.

 

E mais Claro diz na propaganda que respeita a gente e que gente pode escolher um plano do jeito que gente quer, ah pelo amor de Deus, tá bom quero longa distância ilimitada então por 0,25 centavos só primeiro minuto ela tem? Tá igual casas Bahia a Claro, lembra quanto vc quer pagar, chegava na loja não era bem assim.

 

Realmente todas operadoras tem problemas, mas possibilitar eu de falar com meus parentes, amigos, clientes aonde quer que eles estejam no Brasil pagando só primeiro minuto a Tim saiu na frente, parabéns!

 

 

Comentário de Sergio Ubilla

Sinto muito por esse fato, pois, a política empregada pela TIM atualmente é de oferecer um plano aos olhos do cliente muito bom, porém cheio de clausulas e condições que não são mencionadas no ato da venda, (a operadora nega, mas, por que ela faria planos com condições ocultas?)

 

Digo isso, por experiência própria, já que trabalhei na operadora durante muitos anos e somente por esse motivo decidi sair. Quero ver o que a compania tem como planos, já que daqui há 1 ano, o índice de insatisfação de seus clientes deve ser igual ao número de aquisições aproximadamente. Lamentável!

 

 

Comentário de Walter Souza

A TIM tem a política de preços mais honesta. A TIM ficou sendo a mais honesta operadora do país, pois ela cumpre seu slogan de derrubar fronteiras. Danilo Dias Rossi falou tudo, num post anterior. Assino embaixo.

 

Não faz sentido morarmos num mesmo país, no atual estágio de desenvolvimento das telecomunicações, e pagarmos tarifas extorsivas pra falar pra outro estado da federação.

 

Parabéns a TIM, que deu um passo à frente na integração nacional, derrubando a barreira ridícula do DDD. Pela primeira vez uma empresa de telefonia foi honesta e contribuiu com a sociedade brasileira.

 

 

Comentário de Leandro Machado

Realmente a Tim está deixando de ser o patinho feio das teles e entrando de vez na disputa cada vez mais acirrada de mercado. Prova disso são seus planos Infinity e Liberty que a cada dia aumentam sua base de assinantes, o que fortalece a ideia de rede de usuários. Pagar apenas pela chamada é um fato sem precedentes na telefonia móvel do país.

 

Outro produto também inovador da Tim foi o Tim fixo pré, muuuuiiittto mais barato do que o Livre da Embratel, cujo preço de aquisição é alto e rede deplorável. Calculo q o Livre sofrerá com O Tim fixo pré que é sem dúvida um produto muito mais atraente e prático.

 

Num país onde a grande maioria não nada em dinheiro, a Tim apostou suas fichas e colhe os seus louros. Porque mesmo focada no cliente de alto valor, a Tim não esqueceu de incluir os menos favorecidos. E isso, as demais não tem cacife pra fazer. Ou não querem.

 

A Vivo é ótima porque sua rede não tem tanto tráfego devido aos preços altos praticados no pré-pago.

 

 

Comentário de Robson Henrique Santos

A Tim está de parabáns pelas ofertas, planos que vem implantando estão ótimos. Parabéns Tim! Continue assim e que seja pra melhor sempre!

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Internet das Coisas
27 de Junho

Market Update

Regulamentação

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop de Internet das Coisas

Organizador: Teleco
27 de junho

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...