Seção: Comentários Teleco

24/09/2010


A Tim lidera o crescimento mensal do celular pela 2ª vez no ano

 

A Tim liderou pela segunda vez no ano o crescimento mensal do celular. Ela havia liderado em Jun/10, mês do dia dos namorados e voltou a liderar em Ago/10, mês do dia dos pais, com adições líquidas de 965 mil celulares. A Vivo veio em segundo lugar com adições de 690 mil celulares seguida da Claro com 624 mil celulares.

 

A Tim foi a única operadora a apresentar em Ago/10 adições líquidas superiores às de Ago/09.

 

 

 

 

A Tim liderou o crescimento do celular no pré-pago e a Vivo no pós-pago. Dos 965 mil celulares de adições líquidas da Tim, 885 mil foram obtidas no pré-pago. ou seja 91,7% das suas adições líquidas.

 

Já a Vivo, obteve 246 mil celulares de adições líquidas no pós-pago, 52% do total de adições líquidas do pós no Brasil em Ago/10.

 

O desempenho da Vivo em 2010 está fazendo com que os celulares pós-pagos cresçam mais que os pré-pagos. O pós cresceu 11% no acumulado do ano (Jan-Ago), contra 8,4% do pré-pago. Neste período a Vivo acumulou 65% das adições líquidas de pós-pago (2,1 milhões de celulares).

 

 

 

 

A Tim liderou em adições liquidas nas 3 regiões do SMP em que se divide o Brasil, inclusive em São Paulo (Região III).

 

Adições Líquidas em Agosto de 2010
Milhares
Região I
Região II
Região III
Brasil
Tim
501
188
277
965
Vivo
400
143
148
690
Claro
365
186
73
624
Oi
54
31
30
115

 

 

A Claro que tinha sido a líder em Jul/10, caiu para a terceira posição em Ago/10. Já a Oi, com adições liquidas de 115 mil celulares, continua perdendo market share, caindo para 19,74%.

 

A Oi, que havia liderado o crescimento do celular no acumulado de Jan-Ago/09 com adições líquidas de 4,5 milhões de celulares, acumulou adições líquidas de 1,3 milhões de celulares em igual período de 2010.

 

 

 

 

O Brasil acumulou 15,5 milhões de celulares de adições líquidas em Jan-Ago/10 contra 13,9 milhões no mesmo período de 2009. As adições líquidas nos 5 primeiros meses de 2010 superaram às dos mesmos meses de 2009. Já nos 3 meses seguintes (Jun, Jul e Ago) ocorreu o inverso.

 

 

 

Provavelmente esta tendência se inverterá novamente nos próximos 3 meses (Set, Out e Nov). Em 2009 estes meses apresentaram um crescimento menor que a média das adições líquidas dos meses anteriores.

 

O Brasil terminou Ago/10 com 189,4 milhões de celulares e uma densidade de 98,0 cel/100hab., com adições liquidas de 24,9 milhões nos últimos 12 meses.

 

O Teleco mantém a sua projeção de adições líquidas de 26 milhões de celulares para 2010. Este resultado dependerá do desempenho do mercado em dezembro, que em 2009 apresentou adições líquidas de 4,2 milhões de celulares.

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • Quem vai ser a líder em crescimento no 3T10?
  • Quando a Oi vai mudar sua estratégia e voltar a crescer no mesmo ritmo das demais operadoras?
  • A Vivo vai continuar liderando o crescimento no pós-pago?
  • Quem vai liderar o crescimento do celular em 2010?
  • Você concorda com a projeção do Teleco de adições líquidas para 2010?

     

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Comentário de Mauricio Moffman

O crescimento sera liderado pela operadora que se dispor a investir em ganho de share, situação a qual Tim e Vivo vem trabalhando, e suas concorrentes fingindo que o fazem. Oi reestruturando posicionamento, Claro fingindo que está trabalhando. A Oi no entanto deve voltar a crescer em breve pois agora com os portugueses mudarão diretrizes. A Vivo deve continuar liderando como sempre o fez com foco e mídia direcionada a Gross e Rentabilidade através do pós pago.

 

Em relação ao crescimento de 2010 este deve ser liderado pra variar pela Vivo com sua estabilidade de oferta e Mídia. A projeção de vendas deve superas as expectativas projetadas pela Teleco bem como de outros especialistas.

 

Faço assim um parecer e uma pergunta, quem efetivamente é a operadora que trabalha da maneira que deve trabalhar uma líder de mecado? Nenhuma. As teles devem amadurecer muito comercialmente.

 

 

Comentário de Daniel Nunes

Não entendo como a Oi está atrás da Claro, sendo que a Claro não oferece promoções atraentes, assim como não tem um sinal tão de qualidade para ser a penúltima colocada, deveria ser a última!

 

 

Comentário de Rogerio Silverio

Bom dia SR Gilberto, Nest reportagem a TIM liderou pelo 2ª mes consecutivo o volume de linhas ativadas, bom para nós que temos tarifa zero para todos os Tim do Brasil, isto representa mais $$$$ de economia!

 

 

Comentário de Eduardo Lima

Este crescimento da TIM se deve claramente aos planos agressivos que a operadora tem lançado, especialmente o Infinity. Porém, para que este crescimento não se torne mais um "vôo de galinha" é importante que a TIM invista muito em sua rede, já que tráfego de voz e dados deve subir muito com as ofertas atuais, se a qualidade não acompanhar o crescimento, será tempo perdido, já que o consumidor brasileiro está cada vez mais atento à qualidade das operadoras.

 

 

Comentário de Marcello Ribeiro

Aqui na minha cidade a Tim está fazendo um verdadeiro "derrame" de chip pelas esquinas, inclusive dando linhas pré mediante uma pequena recarga. Isso mostra que o crescimento da Tim deve realmente ser grande este ano.

 

Mas nem tudo são flores. Pela primeira vez em anos, a rede da Tim está lotando rapidamente e em horários de pico de uso, o cliente não consegue efetuar nem receber chamadas em seu Tim. Principalmente nos grandes centros. Isso é fato, pode ser percebido em todas as regiões e pela internet afora as reclamações pululam.

 

A venda desenfreada mandou a qualidade pro espaço. A Claro e a Vivo não reagem porque sabem o que vai acontecer. E estão só observando enquanto a Tim detona com sua imagem e qualidade, querendo encostar na Claro a todo custo.

 

Ao se fazer de boazinha e com ótimas tarifas, a Tim está deixando de ampliar na mesma velocidade sua rede, o que amanhã ou depois pode se voltar contra ela mesma. Lógico que fico na torcida pra que essa escalada da Tim não venha acompanhada de caladões.

 

Mas ao que tudo indica, eles já começaram em algumas cidades. E estão afetando principalmente os clientes do Tim fixo, que são obrigados a dividir a mesma rede com a saraivada de Infinitys e Libertys enquanto seus acessos fixos ficam mudos ou inoperantes.

 

Todos já sabem disso: Baixo preço é sinônimo de má qualidade. E a Tim não foge a isso. Quem viver, verá.

 

 

Comentário de Carlos Adriano Marques Pereira

Esse crescimento não vai ficar por aqui não, a Tim Brasil tem muitas fronteiras para se abrir com varios planos revolucionários como Tim Empresa Mundi, Liberty e Infinity contribuíram para essas adições líquidas, tudo indica que a operadora começará 2011 em 1° lugar em adições de celulares.

 

 

Comentário de Leonir Lima

Com cereteza a Vivo vai continuar liderando o mercado em 2010, pelo fato que é a operadora que tem investido pesado em mídia e por ter reformuldado seu planos pos pagos. E logo em seguida vem a Tim que fez uma revolução nos seus planos pós e pré. Acredito que Vivo e Tim vão liderar esse mercado por muito tempo, até porque a Claro e Oi estão estaguinadas no mercado.

 

 

Comentário de Alexandre Queiroz

O Eduardo está certo. A TIM está oferencendo um péssimo serviço no Nordeste desde que a promoção Infinity entrou no ar. Não está nada confiável, principalmente para quem usa o celular como ferramenta de trabalho. Muita empresa que migrou pra TIM (Plano Liberty) está voltando para a Claro, que está oferecendo a melhor cobertura na região.

 

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Regulamentação
28/Novembro

Market Update

Internet das Coisas

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Mais Eventos




LIVROS

 

 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...