Seção: Comentários Teleco

 09/10/2010


A Tim vai ultrapassar a Claro em market share de celulares?

 

O quadro competitivo das operadoras de celular no Brasil tem se mantido estável desde agosto de 2008, quando a Claro ultrapassou a Tim e assumiu a 2ª colocação em market share de celular.

 

 

 

 

 

 

O market share da Vivo chegou a cair a 29,3% no 2T09, mas depois voltou a subir para 30,2% garantindo em Ago/10 uma vantagem de mais de 9,1 milhões de celulares em relação à 2ª colocada Claro.

 

O market share da Oi seguiu trajetória inversa ao da Vivo. Atingiu o máximo de 21,2% no 2T09 e depois passou a cair até atingir 19,7% em Ago/10 com 8,6 milhões de celulares atrás da 3ª colocada Tim.

 

Neste quadro, a principal disputa que está sendo travada é entre Claro e Tim pela pela 2ª colocação.

 

A Claro chegou a abrir uma vantagem de 3,6 milhões de celulares em relação à Tim em Fev/09 quando a Tim realizou uma limpeza de base de cerca de 1 milhão de celulares. Esta vantagem caiu para 2,6 milhões no primeiro semestre de 2009 voltando então a crescer e terminando o ano em 3,3 milhões de celulares.

 

A diferença entre Claro e Tim seguiu trajetória semelhante em 2010 até o mês de julho quando caiu para 2,2 milhões, valor mais baixo desde Dez/08.

 

 

 

 

 

O resultado do mês de Set/10 será importante para confirmar (ou não) esta tendência de queda mais acentuada da diferença em total de celulares entre as 2 operadoras.

 

Note-se que a diferença entre Claro e Tim se reduziu em agosto por que a Tim apresentou adições líquidas muito superiores às demais operadoras (965 mil celulares) e não por um baixo desempenho da Claro (624 mil celulares).

 

 

 

 

 

 

O crescimento da Tim em Ago/10 aconteceu principalmente no pré-pago (884 mil celulares) estimulado pelo plano Infinity pré com chamadas locais ou de longa distância entre celulares da Tim por R$ 0,25. A Tim pode fazer este tipo de promoção para a longa distância por ser uma operadora integrada (Celular e longa distância) ao contrário da Claro que não possui a longa distância por ter os mesmos controladores que a Embratel. A Tim é a líder em market share de minutos de longa distância desde Dez/09, embora seu share de receita neste serviço tenha sido de apenas 12,9% no 2T10.

 

 

Se a Tim conseguir repetir este resultado nos próximos meses, ela pode vir a ultrapassar a Claro no 1º semestre de 2011.

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • A Tim vai ultrapassar a Claro?

  • Até quando a Tim continuará manter esta liderança em adições líquidas no pré-pago?
  • Qual será a reação da Claro à oferta da Tim para o pré-pago?
  • O que esperar da competição quando forem concluídas as integrações Vivo/ Telefonica e Claro/ Embratel?

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Comentário de Mauricio Moffman

Sem dúvida a Tim vai ultrapassar a Claro vista que tem oferta agressiva bem como uma meta bem traçada para avançar em Share (pré e pós) e rentabilidade, onde a Claro está à deriva e sem nenhuma estratégia ativa.

 

A Tim vai continuar liderando enquanto mantiver estas ofertas que devemos tirar o chapéu e confirmar sua mega agressividade. Fica difícil dizer a reação da Claro frente as ofertas da Tim, pois não é de hoje a falta de CLAREZA nas ofertas da Claro para ganhar share e rentabilidade.

 

As integrações devem agitar ainda mais o mercado, mas vale perguntar o seguinte: Será que os parceiros comerciais das operadoras móveis irão aguentar esta oferta sufocante da Tim? Quanto tempo? Melhor que vender muito é sufocar a força de vendas dos comcorrentes!!!!

 

 

Comentário de Adriano Ferraz de Camargo

A operadora Tim nesse momento está aumentando sua base de pré pago consideravelmente, mas e sua rentabilidade? com certeza será comprometida, pois a Vivo e a Claro diferentemente estão com o mix (PRÉ X PÓS) mais balanceado, será que esses incrementos no final valem a pena?

 

 

Comentário de Regi Machado

Espero que a Claro também venha com alguma promoção de longa distância no pré pago, pois a Claro não pode perder a segunda colocação para a Tim. Vamos lá Claro, tá na hora de mexer os pauzinhos.

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Regulamentação
10 de Maio

Internet das Coisas
30 de Maio

Market Update

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop Regulamentação

Organizador: Teleco
10 de maio

Workshop de Internet das Coisas

Organizador: Teleco
30 de maio

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...