Seção: Comentários Teleco

19/02/2011


Crescer em banda larga é o maior desafio da Telefonica em 2011

 

A Telefonica conseguiu em 2010 melhorar o seu desempenho em relação a 2009, revertendo à tendência de queda em sua base de telefones fixos a apresentando um crescimento de 20,5% em seus acessos banda larga.

 

 

 

 

A sua base de acessos de TV por assinatura ficou, no entanto, estagnada e a sua receita bruta de R$ 21,4 bilhões em 2010, foi 1,0% menor que a de 2009.

 

 

Receita Bruta (R$ milhões) 2010 Crescimento
Telefonia fixa* 15.536 -3,1%
Banda Larga/Dados 4.272 8,6%
TV 512 3,9%
outros** 1.044 -7,1%
Total 21.364 -1,0%

* inclui local, longa distância e uso da rede. ** inclui revenda de mercadorias e serviços de valor agregado entre outros.

 

 

A receita de telefonia fixa apresentou queda de 3,1%, enquanto a de banda larga cresceu 8,6%.

 

Crescer a receita de banda larga é o maior desafio da Telefonica. Telefonia fixa ainda representa 73% da receita bruta da operadora.

 

 

 

 

A Telefonica enfrentará em 2011 uma competição mais acirrada em São Paulo, com a GVT entrando de forma mais agressiva no estado.

 

Ela terá que aumentar a oferta de acessos banda larga de alta velocidade, baseados em fibra, para fazer face à concorrência da GVT e da Net e não perder clientes nas áreas de maior poder aquisitivo.

 

A aprovação do PLC 116 (antigo PL 29) irá, de um lado, permitir que a Telefonica cresça a sua receita de TV por Assinatura e viabilize a construção de redes FTTH/N, mas introduzirá também uma maior competição no mercado.

 

Da mesma forma, a fusão com a Vivo, permitirá à Telefonica ofertar de pacotes integrados quadruple play, otimizar seus investimentos e reduzir custos operacionais, mas poderá afetar o seu desempenho no período de transição. A Vivo é maior que a Telefonica em receita e acessos e possui atuação nacional.

 

Diante deste cenário a Telefonica:

  • Deve concentrar suas forças no estado de São Paulo ou deve buscar uma atuação nacional em telefonia fixa, banda larga e TV por Assinatura?
  • A Telefonica deve acelerar os investimentos em redes banda larga de alta velocidade?
  • A fusão com a Vivo pode afetar o desempenho da Telefonica?
  • Como a entrada da GVT em São Paulo altera o cenário competitivo atual?

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

Loading

EVENTOS

Mais Eventos

 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...