Seção: Comentários Teleco

08/05/2011


A disputa entre TIM e Claro pelo 2º lugar em market share será decidida pelo "Churn"

 

TIM e Claro estão travando uma disputa acirrada pela 2ª colocação em market share de celulares no Brasil. A diferença entre as duas operadoras caiu em 2010 para 610 mil celulares e oscilou em torno deste valor no primeiro trimestre de 2011 (1T11).

 

 

 

A TIM conseguiu diminuir a diferença que a separa da Claro em 2010 graças ao plano INFINITY, adotado por 90% da base de pré-pago da operadora, e que cobra R$0,25 por chamadas TIM-TIM locais ou de longa distância. A Claro lançou em 2011 um plano semelhante (Fale Mais Brasil).

 

Esta disputa deve ser decidida pela operadora que conseguir controlar melhor o seu "Churn" (taxa de cancelamentos).

 

A TIM liderou em adições brutas no 1T11 (8,5 milhões de celulares) mas superou a Claro em adições líquidas em apenas 21 mil celulares.

 

Nota: Como a Vivo não havia divulgado o seu Churn mensal para o 1T11 quando este comentário foi escrito, adotou-se o valor do 4T10 (2,7%) para estimar suas adições brutas.

 

A liderança da Oi em adições líquidas da Oi no 1T11 (2,2 milhões de celulares) só foi obtida porque a operadora conseguiu reduzir o seu "Churn" mensal para 2,6% no 1T11. Já o da TIM cresceu para 4,3% e o da Claro para 3,3%.

 

 

Nota: O Churn trimestral é calculado dividindo-se os cancelamentos no trimestre pela quantidade de celulares no fim do trimestre anterior. O valor encontrado é dividido por três para se obter o churn médio mensal.

 

A Claro leva certa vantagem na briga pelo controle do "Churn" por ter uma participação do pré-pago na sua base (79,5%) menor que a da TIM (85,4%). O pré-pago é um segmento do mercado volátil e dominado pela venda de "chips". A retenção de clientes pré-pagos exige uma ação permanente combinando ofertas agressivas e inovadoras com qualidade de serviço.

 

A tabela a seguir apresenta uma comparação entre Claro e TIM assinalando em azul a operadora de melhor desempenho em um dado indicador.

 

 

milhares
Claro
TIM
Celulares
53.438
52.849
Pós-pago
10.930
7.702
Pré-pago
42.508
45.147
% Pré-pago
79,5%
85,4%
Celulares 3G (WCDMA)
7.662
4.505
Terminais de dados
1.469
1.773
ARPU
18,0
20,8
MOU
92
126
Churn
3,30%
4,3%
Receita Líquida (R$ milhões)
2.958
3.752
Cobertura (municípios)
3.568
3.209
Cobertura 3G (municípios)
409
242

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • Quem vai ganhar a disputa entre TIM e Claro pela 2ª colocação em market share?
  • O que as operadoras devem fazer para diminuir o "churn"?
  • A Oi vai conseguir manter o "churn" baixo nos próximos trimestres?

 

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