Seção: Comentários Teleco

02/07/2011


Oi e Tim ganham market share em São Paulo

 

São Paulo, com 52,9 milhões de celulares em Mai/11, é o maior estado em quantidade de celulares (24,6% do total Brasil) e é o 2º em densidade com 127,1 cel/100 hab.

 

Se São Paulo fosse um país ele estaria entre os 25 maiores em quantidade de celulares, estando, na América Latina, atrás apenas do Brasil, México e Argentina.

 

Vivo e Claro são os líderes em market share no estado, mas estão perdendo espaço para TIM e Oi.

 

 

 

Tim e Oi lideraram o crescimento do celular no acumulado dos primeiros 5 meses de 2011, graças principalmente ao seu desempenho no segmento pré-pago, que concentra 77,9% dos celulares do estado.

 

 

 

 

De fato, Vivo e Claro estão perdendo market share no pré-pago, a exemplo do que ocorre no Brasil como um todo,

 

 

 

No pós-pago, a Vivo está ganhando market share e se distanciando da Claro e da TIM que estão perdendo market share. A Oi está crescendo também no pós-pago, apesar de 88,8% dos seus celulares no estado serem pré-pagos.

 

 

 

Na contagem geral em São Paulo, Vivo lidera em 5 das 9 áreas locais em que está dividido o Estado e a Claro nas outras 4.

 

 

 

 

 

Código
Nacional
Vivo Claro  TIM Oi Celulares
(milhares)
Cel/
100 Hab.
11 31,9% 22,2% 26,0% 19,8% 29.248 135,70
12 26,7% 30,3% 25,0% 18,0% 2.945 135,34
13 37,1% 28,6% 18,1% 16,2% 2.224 119,60
14 56,1% 19,5% 20,7% 3,8% 2.558 109,20
15 58,6% 21,7% 15,0% 4,7% 2.023 108,55
16 18,2% 52,7% 20,3% 6,8% 3.238 115,31
17 32,8% 40,5% 21,9% 4,2% 2.196 111,61
18 51,2% 24,7% 18,9% 5,2% 2.021 105,15
19 26,6% 41,8% 21,9% 9,8% 6.435 125,86
SP 33,3% 27,9% 23,6% 15,0% 52.887 -

 

 

A disputa principal ocorre na área local 11 (Região Metropolitana de São Paulo e que concentra 55% dos celulares do estado). Nesta área local a Claro foi ultrapassada pela TIM em 2010 e pode perder a 3ª colocação para a Oi em 2011.

 

 

 

A Tim liderou o crescimento na área local 11 no acumulado dos 5 primeiros meses do ano com adições líquidas de 287 mil celulares, seguida pela Vivo (42 mil), Oi (37 mil) e Claro (29 mil).

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • A Claro vai ser ultrapassada pela Oi na região metropolitana de São Paulo (11)?
  • Por que a Oi tem um crescimento maior em São Paulo do que no resto do país?
  • Quem vai liderar o crescimento no estado em 2011?
  • Como explicar o forte crescimento do pré-pago em São Paulo?

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