Seção: Comentários Teleco

19/08/2011


Vivo, TIM e Claro são os líderes do 2T11

 

A Vivo conquistou a liderança em cinco indicadores no 2T11 e a TIM e a Claro em um cada.

 

 

 

 

Indicador Líder no
4T10
1T11
2T11
Celulares Market Share
Vivo
Vivo
Vivo
Crescimento Adições Líquidas
TIM
Oi
TIM
Receita Receita Líquida
Vivo
Vivo
Vivo
Receita p/ Cliente ARPU
Vivo
Vivo
Vivo
Rentabilidade Margem EBITDA
Vivo
Vivo
Vivo
Qualidade Metas da Anatel
TIM
TIM
Vivo
Cobertura População Atendida
Vivo
Vivo
Claro

Nota: A ordem não reflete a importância dos indicadores. CTBC e Sercomtel não foram incluídas. Oi inclui BrT.

 

 

A Vivo melhorou seu desempenho no 2T11 liderando em 5 dos 7 indicadores. A TIM liderou em adições líquidas mas perdeu a liderança em qualidade para a Vivo. A Claro conquistou a liderança em população atendida.

 

O Teleco acompanha desde 2007 o desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através destes 7 indicadores. Nesta edição foi feita uma modificação no critério de apuração da rentabilidade, passando a ser considerada a margem EBITDA do grupo reunindo as operações fixas e móveis. Foi necessário fazer esta modificação pois Vivo, Claro e TIM só divulgam desta forma este indicador.

 

 

Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes indicadores no 2T11.

 

 

Market Share: Vivo lidera, mas TIM e Claro ganham market share

 

A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 2T11 com 64,0 milhões de celulares e market share de 29,47%.

 

 

 

 

A TIM e a Claro terminaram o trimestre empatadas em market share (25,55%) e foram as únicas a ganhar market share no 2T11 e nos últimos 4 trimestres.

 

- Market Share Variação do Market Share
(pontos percentuais)
2T10
3T10
4T10
1T11
2T11
p.p. (TRI) p.p. (2T10/2T11)
Vivo
30,24%
30,14%
29,71%
29,48%
29,47%
-0,01
-0,77
Claro
25,33%
25,47%
25,44%
25,39%
25,55%
0,16
0,22
TIM
24,00%
24,52%
25,14%
25,11%
25,55%
0,44
1,46
Oi
20,08%
19,51%
19,35%
19,69%
19,10%
-0,59
-0,98

TIM e Claro travam uma disputa pela 2ª colocação em market share. A distância que separa a TIM da Claro caiu de 598 mil celulares (1T11) para 9,5 mil (2T11).

A Vivo é a líder em market share nas 3 regiões, em 12 das 27 unidades da federação e em 31 das 67 áreas locais (DDD).

 

 

- Líder em Market Share no 2T11
Região
UF*
DDD
Vivo I, II e III 12 30
Claro - 6 16
Tim - 7 15
Oi - 2 6

* Unidade da Federação

No 2T11, a Oi perdeu a liderança em Pernambuco para a TIM e do DDD 32 (Juiz de Fora) para a Vivo. A Claro ganhou a liderança no DDD 73 (Ilhéus - Ba) da Vivo.

 Vivo lidera em market share de pós-pago, seguida pela Claro.

 

 

 

No pré-pago, a Tim está ganhando market share, tendo superado a Claro no 3T10 e reduzido a diferença que a separa da Vivo para 1,3 p.p. no 2T11.

 

 

 

 

Crescimento: TIM assume a liderança

 

A TIM liderou o crescimento co celular no trimestre (2,7 milhões) e no acumulado do ano (4,5 milhões).

 

-
Adições Líquidas (milhares)
1T11
2T11
Acumulado no ano
TIM
1.821
2.676
4.497
Claro
1.800
2.096
3.896
Vivo
1.769
1.988
3.757
Oi
2.170
66
2.236

 

 

A Oi, que havia liderado o crescimento no 1T11, apresentou baixo desempenho no 2T11.

 

As adições líquidas da TIM foram quase que na sua totalidade no pré-pago (88%), enquanto que Vivo e Claro lideram o crescimento em adições líquidas no pós-pago.

 

 

 

Receita líquida: Vivo mantém a vantagem em relação às demais operadoras

 

 

 

 

A Vivo se manteve na liderança com uma receita de R$ 5,0 bilhões no 2T11. Vivo e Tim apresentaram o maior crescimento anual da receita (13,9% e 19,6% respectivamente), enquanto a receita da Claro cresceu 5,4% na comparação com o 2T11.

 

R$ Bilhões 1T10 2T10 3T10 4T10 1T11 2T11
Vivo 4.233 4.402 4.608 4.863 4.812 5.015
Tim 3.125 3.359 3.465 3.722 3.530 4.019
Claro 2.769 2.902 2.589 2.772 2.958 3.060
Oi 2.487 2.590 2.652 2.745 2.517 2.784

Nota: Receita da TIM foi estimada pela Teleco e não inclui Intelig e TIM Fixo.

 

 

Dados foi responsável por grande parte do crescimento da receita líquida da Vivo, com crescimento de 39,3% no período. Já na TIM, a receita líquida de aparelhos cresceu 143% no período atingindo R$ 508 milhões no 2T11.

 

 

 

ARPU: Vivo amplia a liderança no 2T11

 

 

 

 

O crescimento da receita de dados, estimulada pelos investimentos em 3G, ajudaram a Vivo a ampliar a liderança

em ARPU. As ofertas de dados da TIM para o segmento pré-pago colaboraram para o crescimento do ARPU da operadora no 2T11.

 

ARPU (R$) 1T10 2T10 3T10 4T10 1T11 2T11
Vivo 24,8 25,0 25,2 25,9
24,6
25,1
TIM 24,0 24,1 23,4 23,3 20,8 21,6
Oi 21,8 22,4 22,9 23,5 20,7 21,6
Claro 20,0 19,0 19,0 18,0 18,0 17,0
ARPU Brasil 22,8 22,7 22,7 22,7 21,3 21,3

Nota: Os valores da Claro consideram a integração com a Embratel que elimina receitas comuns.

 

 

TIM e Vivo apresentaram crescimento em seus minutos de uso mensais por usuário (MOU) no 2T11.

 

Minutos 1T10 2T10 3T10 4T10 1T11 2T11
TIM 100 110
123
129
126
127
Vivo 116 114 115 118 114 119
Claro 92 93 100 96 90 84
MOU Brasil 103 106 113 114 110 110

Nota: Oi não divulga este indicador.

 

A queda no ARPU e no MOU apresentada pela Claro pode ser um indicador de que a operadora precisa ser mais rigorosa em seu critério de desligamento de clientes inativos.

 

 

 

Rentabilidade: Vivo/Telefonica lidera em Margem EBITDA

 

Com a fusão das operações fixas e móveis por parte da Telefonica e da América Móvil, Vivo e a Claro deixaram de ter a margem EBITDA da operação celular divulgada isoladamente da operação fixa. Por outro lado, a margem EBITDA da TIM incorpora também a sua operação fixa (Intelig e TIM Fixo). Desta forma, foi necessário mudar o critério de apuração da rentabilidade, passando a ser considerada a margem EBITDA do grupo reunindo as operações fixas e móveis das operadoras.

 

A Vivo/Telefonica liderou em rentabilidade no 2T11, sendo o único grupo a apresentar margem EBITDA superior a 35%,

 

 

 

 

 

Margem EBITDA 1T10 2T10 3T10 4T10 1T11 1T11
Vivo/Telefonica 34,0% 36,4% 35,9%
37,9%
35,6%
37,2%
Oi 33,9% 36,2%
38,1%
31,2%
28,6%
35,0%
Claro/Embratel 33,9% 29,2% 31,1% 27,3% 28,5% 27,9%
Tim 28,7% 28,4% 28,2% 30,6% 27,5% 26,8%

Nota: Oi ainda não divulgou resultados do 2T11.

 

 

Qualidade: Vivo lidera no 2T11

 

A Vivo liderou no atendimento de metas de qualidade da Anatel no 2T11 com 100% das metas atendidas, seguida de perto pela TIM com 99,9%.

 

Metas de Qualidade Atendidas
-
1T10
2T10
3T10
4T10
1T11
2T11
Vivo
99,9%
99,9%
99,4%
99,1%
99,6%
100%
TIM
98,5%
99,0%
99,9%
100%
99,8%
99,9%
Claro 98,7% 98,5% 97,8% 96,1% 97,0% 95,5%
Oi 82,8% 80,6% 79,1% 80,6% 84,5% 94,8%

 

 

A Oi, apesar de continuar na 4ª colocação, melhorou seu desempenho no trimestre.

 

Entre as quatro operadoras, a Vivo apresentou no 2T11 o menor índice de reclamações na Anatel e o melhor desempenho no atendimento destas reclamações (IDA).

 

 

 

Cobertura: Claro assume a liderança

 

A Claro assumiu a liderança em população atendida (90,6%), superando a Vivo (90,3%). A Vivo continua liderando em quantidade de municípios atendidos.

 

 

  Municípios atendidos População atendida
Operadora 3T10 4T10 1T11 2T11 3T10 4T10 1T11 2T11
Vivo 3.636 3.646 3.659 3.665 90,0% 90,2% 90,3% 90,3%
Claro 3.464 3.478 3.486 3.568 89,8% 90,1% 90,2% 90,6%
Tim 3.205 3.205 3.209 3.209 89,4% 89,5% 89,5% 89,5%
Oi 2.912 2.913 2.913 2.913 83,0% 83,2% 83,2% 83,2%

Fonte: Anatel

 

A Vivo lidera em cobertura 3G atendendo no 2T11 a 1.448 municípios, seguida pela Claro (411), TIM (250) e Oi (211).

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • A Vivo vai manter a liderança na maior parte dos indicadores em 2011?
  • A Tim vai ultrapassar a Claro em market share?
  • A Oi vai assumir a liderança em algum destes indicadores em 2011?
  • Qual será a evolução do ARPU e do MOU em 2011?

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