Seção: Comentários Teleco

21/10/2011


TIM e Oi ganham market share em setembro

 

 

A TIM voltou a liderar o crescimento do celular em setembro com adições liquidas de 995 mil celulares, seguida pela Vivo (861 mil), Oi (760 mil) e Claro (710 mil).

 

Com este resultado a TIM manteve a sua trajetória de ganho de market share no trimestre e ampliou a sua vantagem em relação à Claro para 1,7 milhões de celulares.

 

 

 

A Vivo perdeu market share em setembro, mas ganhou no trimestre. Já a Claro, manteve em setembro a tendência de perda de market share.

 

A grande novidade do mês foi a Oi, que reverteu uma tendência de 6 meses de perda de market share.

 

Em setembro, a Oi superou a Claro em adições líquidas e provocou uma queda nas adições líquidas de TIM e Vivo, em relação aos meses anteriores.

 

 

 

 

A melhora de desempenho da Oi acirrou a competição no celular e fez com que a participação no total de adições líquidas ("share") das quatro maiores operadoras convergisse para a faixa de 20-30%.

 

 

 

 

A Oi voltou a apresentar em setembro um share de adições líquidas superior a 20% graças ao seu desempenho na sua região de origem (Região I) onde obteve 96,3% de suas adições líquidas em setembro. Nas demais regiões ela continuou perdendo market share.

 

O quadro de adições líquidas apresenta diferenças significativas nos segmentos pré e pós-pagos.

 

Em setembro, a TIM liderou em adições líquidas de pré-pago (756 mil) e a Vivo foi a 4ª colocada (363 mil). Com este resultado a diferença entre as duas operadoras caiu para 1,1 milhão, reforçando a tendência da TIM ultrapassar a Vivo e se tornar líder em market share de pré-pagos até o final do ano.

 

 

A Vivo manteve a liderança em adições líquidas de pós-pagos (363 mil), mas a novidade neste segmento foi a TIM (238 mil) que superou a Claro (193 mil) em setembro.

 

Estes resultados confirmam as tendências dos meses anteriores (mais detalhes) e apontam para um crescimento recorde do celular em 2011. As adições líquidas nos primeiros nove meses do ano totalizam 24,4 milhões de celulares (35,9 milhões nos últimos 12 meses).

 

O mercado deve continuar aquecido no 4T11. Além da Oi, a Claro deve também aumentar a sua agressividade. Ela baixou para R$ 0,21 o seu preço para chamadas nacionais de Claro para Claro.

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • A Oi vai acompanhar o crescimento das demais operadoras no 4T11, ou voltará a apresentar baixo crescimento como ocorreu no 2T11?
  • A TIM vai ultrapassar a Vivo em market share de pré-pago?
  • Qual será o crescimento do celular em 2011?
  • Que ofertas poderão atrair mais clientes no momento atual do mercado brasileiro?

 

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